InícioRegiãoSão Joaquim da BarraAlunos visitam o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto

Alunos visitam o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Na noite desta quinta-feira, dia 18 de maio, cerca de 60 alunos do curso de Administração da Etec Pedro Bradan, de São Joaquim da Barra/SP, fizeram uma visita ao novo local onde se instalou o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, que existe para manter e proteger a memória do município e de sua população.

Durante a visita foi ministrada pela Sandra Regina Firmino Abdala, historiadora do arquivo, uma palestra sobre a história do Arquivo Histórico desde seu nascimento até os dias atuais, passando pela rica biografia de Ribeirão Preto e que, em muitos períodos, fez parte da história do Brasil, como no tempo dos Coronéis do café.

“A disseminação de informação sobre a função do arquivo, como regaste de memória da cidade e o de seus integrantes, e as atividades desenvolvidas dentro desse importante espaço, mostra que a cidade precisa ter um espaço de preservação e consulta de sua história”, disse Sandra.

A palestra foi abrangente em explicar a diferença entre arquivos públicos e privadas, arquivo permanente, intermediário e corrente, entre a catalogação e classificação de acervo, e outras atividades que acontecem periodicamente no arquivo. Depois da palestra, os alunos tiveram uma aula prática realizando um percurso pelo interior do arquivo aplicando as ferramentas recém-descobertas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Arquivo Público e Histórico

O Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto foi criado em 2 de julho de 1992, com o objetivo de organizar a documentação pública e particular, objetivando manter e resguardar a memória do município e sua gente. Nos seus dois primeiros anos, localizou-se nas dependências da Secretaria da Cultura. Transportaram-se para lá documentos que estavam nos porões do Museu Histórico, do Palácio do Rio Branco e de outros departamentos oficiais.

Para garantir a integridade desse complexo documental, foram necessários centenas de metros de estantes de aço, milhares de caixas acondicionadoras, eliminadores de umidade e principalmente pessoal capacitado e treinado para manusear tão importantes peças históricas. Assim, estudantes, interessados e o público em geral têm possibilidade de pesquisar esses documentos e subsidiar suas teses, elucidar suas dúvidas, aprender corretamente e até mesmo completar seus processos burocráticos.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

“Os Melhores do Mundo” se apresentam em Ribeirão Preto

Com o espetáculo "Hermanoteu na Terra de Godah", o grupo de comédia estará neste domingo, 2 de abril, às 19h, no Theatro Pedro II....

Feira de adoção de animais acontece neste sábado no ShoppingSantaÚrsula

Feira de adoção de animais acontece neste sábado no ShoppingSantaÚrsula

Museu Casa da Memória Italiana realiza oficina de culinária

Ação é uma parceria com o restaurante Pasti Sette; As inscrições estão abertas ao valor de R$ 60 O Museu Casa da Memória Italiana, em...

SEXTOU: Eventos nos shopping e teatro, exposições e feira de adoção

Com ou sem dinheiro o final de semana esta garantido para toda familia. Confira e programe-se RibeirãoShopping realiza exposição de ovos gigantes e atividades alusivas...

Samba Barretos tem ingressos à venda para três setores

Evento acontece nos dias 14 e 15 de abril no Parque do Peão. Zeca Pagodinho, Sorriso Maroto, Belo e Ferrugem estão entre as atrações
- PUBLICIDADE -