Início Região São Joaquim da Barra Alunos visitam o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto

Alunos visitam o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Na noite desta quinta-feira, dia 18 de maio, cerca de 60 alunos do curso de Administração da Etec Pedro Bradan, de São Joaquim da Barra/SP, fizeram uma visita ao novo local onde se instalou o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, que existe para manter e proteger a memória do município e de sua população.

Durante a visita foi ministrada pela Sandra Regina Firmino Abdala, historiadora do arquivo, uma palestra sobre a história do Arquivo Histórico desde seu nascimento até os dias atuais, passando pela rica biografia de Ribeirão Preto e que, em muitos períodos, fez parte da história do Brasil, como no tempo dos Coronéis do café.

“A disseminação de informação sobre a função do arquivo, como regaste de memória da cidade e o de seus integrantes, e as atividades desenvolvidas dentro desse importante espaço, mostra que a cidade precisa ter um espaço de preservação e consulta de sua história”, disse Sandra.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A palestra foi abrangente em explicar a diferença entre arquivos públicos e privadas, arquivo permanente, intermediário e corrente, entre a catalogação e classificação de acervo, e outras atividades que acontecem periodicamente no arquivo. Depois da palestra, os alunos tiveram uma aula prática realizando um percurso pelo interior do arquivo aplicando as ferramentas recém-descobertas.

Arquivo Público e Histórico

O Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto foi criado em 2 de julho de 1992, com o objetivo de organizar a documentação pública e particular, objetivando manter e resguardar a memória do município e sua gente. Nos seus dois primeiros anos, localizou-se nas dependências da Secretaria da Cultura. Transportaram-se para lá documentos que estavam nos porões do Museu Histórico, do Palácio do Rio Branco e de outros departamentos oficiais.

Para garantir a integridade desse complexo documental, foram necessários centenas de metros de estantes de aço, milhares de caixas acondicionadoras, eliminadores de umidade e principalmente pessoal capacitado e treinado para manusear tão importantes peças históricas. Assim, estudantes, interessados e o público em geral têm possibilidade de pesquisar esses documentos e subsidiar suas teses, elucidar suas dúvidas, aprender corretamente e até mesmo completar seus processos burocráticos.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Você sabe qual motivo e inicio do feriado da Sexta-feira da Paixão?

Qual a relação entre a Páscoa judaica e a cristã? Mesmo tendo o mesmo nome (Pessach), dificilmente as datas coincidem no calendário

Prefeitura reconhece Óticas e empresas de Poda e Jardinagem como essenciais no período de quarentena

Desta forma esses estabelecimentos estão liberados para funcionar no período de quarentena.. As piscinas podem continuar criando dengue?

Globo se nega a participar de uma rede de emissoras em campanha contra o coronavírus

Buscando conscientização sobre coronavírus, Record, SBT e a Band estão veiculando uma campanha conjunta sobre a pandemia. Mas a Globo NÃO. Esta emissora é uma vergonha, e não merece ter a concessão do governo. Alardeiam aos quatro cantos colocando Pânico nos menos avisados, e se negam a oferecer informação conjunta com as demais. Confira os vídeos.

Fonte Covid-19: Pequenos negócios têm queda de 69% no faturamento

Um levantamento realizado pelo Sebrae apontou que 36% desses empresários afirmaram que será necessário fechar os negócios permanentemente

47% dos moradores nas favelas não têm água e quase 15% das famílias não têm sabonete, releva pesquisa

Além da escassez financeira, moradores sofrem com desabastecimento e têm que sair das comunidades para comprar alimentos e itens de higiene
- PUBLICIDADE -