Quando a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) estiver instalada, com todos os órgãos administrativos funcionando, o que está previsto somente para março de 2017.
Integração das cidades poderá servir de justificativa para reduzir tarifas de pedágios regionais, como é o caso das praças de Sertãozinho e São Simão.
A expectativa é do deputado estadual Léo Oliveira que se baseia no exemplo eficiente da Região Metropolitana de Campinas. Lá, o pedágio entre Jaguariúna e Campinas, por exemplo, foi implantado o sistema “Ponto a Ponto” de cobrança. Os motoristas, que percorrem o pequeno trecho, com regularidade, se cadastraram na concessionária e só pagam pelos quilômetros percorridos. Assim, o valor cai pela metade.
O parlamentar protocolou, nesta sexta-feira, 1º, documento ao secretário de Transportes e Logística do Estado de São Paulo, José Alberto Macedo Filho, sobre o assunto. Sendo aceita, a medida poderá beneficiar milhares de pessoas, principalmente trabalhadores, que usam trechos de cerca de 20 km diariamente, ida e volta para trabalho.
“Vencemos a missão de tirar nossa Região Metropolitana do papel, agora é colocar as melhorias em prática. A implantação do Ponto a Ponto, será muito importante. Além desse contato com a Secretária de Transportes, também vou articular junto ao governo, Artesp e Concessionárias”, frisou Oliveira.