Para debater sobre Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), em conferência realizada na última sexta-feira, dia 18, o prefeito Duarte Nogueira fez palestra sobre a importância da Região Metropolitana para o desenvolvimento local e regional.
Também participaram do ciclo de palestras o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e o secretário de Planejamento e Gestão Pública do Município de Ribeirão Preto, Ruy Salgado Ribeiro.
O chefe do Executivo falou sobre as regiões metropolitanas do Brasil, as regiões metropolitanas e aglomerados do Estado de São Paulo, explicou como é composta a de Ribeirão Preto, seus indicadores e quais benefícios sua composição pode proporcionar à região. “Serviços públicos de caráter municipal assumem dimensões regionais como saúde, saneamento básico segurança pública, educação e mobilidade urbana”, explicou.
Duarte Nogueira falou da importância do planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e cooperação entre Estado e municípios e dos conselhos que devem ser criados para o debate de projetos de interesse comum entre os municípios que compõem a Região Metropolitana.
“O Conselho de Desenvolvimento, por exemplo, deve ser integrado pelos 34 prefeitos dos municípios e por representantes do Estado nas funções públicas de interesse comum como saúde, habitação, saneamento básico, transporte, entre outros”, disse.
A instalação do conselho da região metropolitana de Ribeirão será debatida no próximo dia 27 de março, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP).
Ao final, o prefeito citou os 10 princípios criados em março de 2014, em um manifesto que sugerem formas concretas de como alcançar um desenvolvimento urbano sustentável.