InícioRegiãoRMRPMunicípios da região criam consórcio da Mogiana

Municípios da região criam consórcio da Mogiana

- continua após a publicidade -

Municípios da região de Ribeirão criaram nesta segunda-feira, dia 6 de março, o Consórcio de Municípios da Mogiana, que será integrado por 32 municípios, com população estimada em 1,3 milhão de habitantes. O presidente interino do consórcio é o prefeito de Guariba, Francisco Mançano. Agora serão elaboradas e votadas leis que autorizam os municípios a participarem do Consórcio, assim como se cuidará da elaboração do estatuto da entidade, para a celebração de contratos de cooperação entre as cidades.

A criação foi um dos atos do Congresso de Municípios da Mogiana, que prossegue até esta quarta-feira, dia 8, no Theatro Pedro II, com prefeitos e representantes de municípios de quatro regiões do Estado: Ribeirão Preto, Franca, Barretos e São José do Rio Preto. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participou da abertura do Congresso e de um dos painéis que discutiu a conjuntura econômica.

Mas já no momento seguinte ao da criação foram assinados dois protocolos de intenções para a construção de aterros sanitários regionais em Guariba e Igarapava, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Congresso – O congresso de Municípios da Mogiana reuniu prefeitos e representantes de cidades das quatro regiões, secretários estaduais, deputados e representantes do governo federal. Do governo estadual estiveram presentes dos secretários Alberto Macedo (Logística e Transportes), Laércio Benko (Turismo) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez, os deputados estaduais Rafael Silva e Welson Gasparini e o deputado federal Adermis Marinho.

“Os encontros que acontecem aqui, que possamos discutir aqui os desafios que esta safra de prefeitos e prefeitas tem a responder. Os chefes de Executivo têm o grande desafio de colocar em ordem as finanças de suas cidades, além de responder as demandas de natureza social, infraestrutura, educação e saúde entre outros”, disse o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, durante a abertura do encontro.

Ele ainda ressaltou a importância dos consórcios para as administrações municipais, ao apontar que quatro consórcios participaram do congresso.

“Os resultados deste congresso servirão de baliza, para que nossos gestores, nossos dirigentes acelerem a velocidade de soluções fiscais e de demais demandas dos municípios, para que possamos trabalhar de maneira coordenada e concentrada”, afirmou.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020

Dirigente do Botafogo esquece a tradição e coloca o time entre os da várzea

Agora a torcida vai precisar trocar os bumbos e tambores por rosário, bíblia e agua benta, se não quiser estar ao lado do Leão

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
- PUBLICIDADE -