A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Pitangueiras e Ibitiúva promoveu na noite da última sexta-feira (3) uma reunião com a classe artística do município.
Realizada no Teatro Municipal, o encontro reuniu certa de 30 fazedores de arte, contando com representantes de projetos como Capoeira Senhor do Bonfim, Guri, Orquestra Filarmônica de Pitangueiras e Associações de Bairros.
A pauta principal da conversa foi a inserção do município no cenário cultural do Estado e do País, por meio, inicialmente, da criação do Sistema Municipal de Cultura.
Inédita na cidade, a iniciativa tem o objetivo de unir e articular a classe artística, para que seus integrantes tenham autonomia e condições de elaborar projetos para busca, inclusive, de financiamento externo.
Falou-se sobre os diversos conceitos de cultura, a sua importância, o resgate da memória da cidade e a valorização dos produtos e produtores da cidade para além de eventos festivos e de entretenimento.
A expectativa é que uma nova reunião seja marcada em breve para a criação do Conselho Municipal de Cultura. Para isso, é muito importante o apoio da população em geral.
Cadastramento de artistas
Como parte da organização da cultura no município, está sendo realizado o cadastramento dos artistas locais.
O objetivo é identificá-los, articular a categoria e facilitar a promoção de atividades futuras.
Em Pitangueiras, os interessados deverão procurar a Secretaria, que fica na avenida das Pitangueiras, 705, até 17 de março, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Já em Ibitiúva, o cadastramento será realizado de 20 a 24 de março, durante o horário comercial, na Sala do Acessa São Paulo, que fica no Largo da Matriz, 111.
No ato do cadastramento o artista deverá preencher uma ficha com informações como habilidade artística, tempo de experiência, entre outras. Não há restrições para participação, sendo do nível amador ao profissional.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3952-3396 e 3952-2261.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva