Dona Neusa é uma das alunas de ioga e lian gong (prática corporal chinesa) do professor José Vicente, contratado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras e Ibitiúva para desenvolver atividades pelo projeto Saúde em Movimento.
Sem faltar às atividades realizadas nas manhãs de terça e quinta-feira no CRAS Jardim Santa Vitória, ela conta que a prática regular a fez amenizar os sintomas da fibromialgia e superar as sequelas deixadas por um AVC (acidente vascular cerebral).
Neusa é apenas um exemplo entre os muitos contados pelos participantes das atividades ministradas nos quatro polos espalhados pela cidade. Em sua maioria, eles são encaminhados pelo Centro de Reabilitação Motora – Fisioterapia Municipal ou médicos como forma de auxílio no tratamento de problemas de coluna ou circulação, por exemplo.
Relaxamento, fortalecimento de membros e prevenção a quedas são outros benefícios da prática.
Gratuitas, as aulas de ioga e lian gong são abertas à comunidade e destinadas a todos os públicos e idades. Não há necessidade de inscrição prévia: basta chegar para participar!
Confira dias, horários e locais onde acontecem as atividades:
Terça-feira, 18h: Fisioterapia
Terça e quinta-feira, 7h: Quadra do Sindicato
Terça e quinta-feira, 8h: CRAS Jd. Sta. Vitória
Quarta e sexta-feira, 7h: Escola Estadual Orminda Guimarães Cotrim
Terapias alternativas integradas aos SUS
No dia 28 de março, o Ministério da Saúde publicou a portaria nº 849, que integra 14 novas abordagens de terapias alternativas à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
Além da ioga, também foram contempladas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala e terapia comunitária integrativa. Cada município oferta os serviços conforme demanda.