Preocupada com o bem-estar e a segurança de sua população, a Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva está implementando em parceria com a Polícia Militar local o sistema de monitoramento de via públicas.
A iniciativa, inédita na cidade, tem o objetivo de unificar as informações e os estudos de segurança, monitorando com câmeras todas as entradas e saídas do município e do distrito.
Pontos centrais como a região da Câmara Municipal, do Fórum e das Praças São Sebastião e João Pessoa também serão contemplados.
Aos todo, 22 kits compostos por quatro câmeras cada permitirão que a Guarda Civil Municipal e a PM acompanhem integradamente o fluxo de veículos e situações de risco.
As câmeras com imagem full HD permitirão que informações cheguem em tempo real aos centros de operações, onde situações
suspeitas poderão ser identificadas e receber o patrulhamento imediato de equipes da Guarda e/ou da PM.
A administração municipal salienta que as imagens servirão, exclusivamente, para auxiliar na garantia ao direito à segurança e no combate à criminalidade. Para isso, foram investidos R$ 485 mil em recursos próprios do município.
Realizado em vias públicas, o monitoramento não fere a privacidade do cidadão. Ao contrário, preza pelo bem-estar social coletivo; interesse que se sobrepõe ao individual. Ele é, portanto, um meio eficaz de proteção e preservação das pessoas e do patrimônio público e privado.