Início Região Pitangueiras Novo em Pitangueiras e Ibitiúva, CAPS prioriza atendimento coletivo e resgate de...

Novo em Pitangueiras e Ibitiúva, CAPS prioriza atendimento coletivo e resgate de autonomia de seus usuários

- continua após a publicidade -

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva, por meio da Secretaria de Saúde, oferece um novo serviço à sua população: o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Instalada no bairro Jardim Leone, a nova unidade de saúde substitui o antigo Ambulatório de Saúde Mental, oferecendo um atendimento mais aprofundado e em formato diferenciado.

Destinado a pacientes com transtornos mentais e vínculos sociais rompidos, o CAPS visa estimular a integração social e familiar dessas pessoas, apoiando-as em suas iniciativas de busca por autonomia.
De acordo com a direção do serviço, a unidade tem hoje 600 pacientes ativos e deve inserir gradativamente outros 600 usuários. Eles são direcionados conforme classificação e avaliação de casos atendidos, primeiramente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As UBSs, aliás, têm fundamental papel no processo de identificação dos pacientes-alvo, que, diante de queixas psicológicas, são inicialmente acolhidos pela assistente social da equipe e direcionados a psicólogo. Juntamente com médico psiquiatra, os profissionais discutem o encaminhamento ao CAPS.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O serviço foca o atendimento coletivo por meio de atividades diversas, oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa, sendo as orientações individuais uma exceção no processo.
Atualmente, o CAPS promove 18 grupos terapêuticos com pacientes em depressão, poliqueixosos, envolvimento com álcool e outras drogas, familiares de pacientes, entre outros.

Além do compartilhamento coletivo, os usuários participam de oficinas de artesanato, de jornal, higiene pessoal e expressão.

Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a equipe do Centro é formada por 11 profissionais, entre psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro, técnico, motorista, recepcionista e serviços gerais.
A partir de março, um psiquiatra atenderá regularmente na unidade, exceto às quintas-feiras. Em caso de dúvida ou

outras informações, ligue no 3952-5134.

Credenciamento para busca de verbas
No próximo dia 21, o Conselho Municipal de Saúde deverá tratar do credenciamento do CAPS à Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto. Esse é o caminho para que o serviço possa buscar recebimento de verbas vindas do governo federal.

 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões neste sábado (23)

sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Na brincadeira Ad aeternum Ribeirão deve voltar ao lockdown

Nova atualização acontece nesta sexta-feira (22) no palácio do imperador João Tranca rua, e salve-se quem puder.

Prefeitura inicia vacinação dos funcionários da saúde

A auxiliar de enfermagem Maria Aparecida recebeu a primeira dose da vacina nesta quinta-feira, dia 21 e representou os profissionais da saúde que se dedicaram ao enfrentamento da pandemia em Ribeirão Preto

Grood.me é selecionada para o Shark Tank Brasil

Escolhida entre mais de 2 mil empresas nacionais, Grood.me é a 1ª startuptecnológica de Ribeirão Preto a participar do programa
- PUBLICIDADE -