InícioRegiãoPitangueirasNovo em Pitangueiras e Ibitiúva, CAPS prioriza atendimento coletivo e resgate de...

Novo em Pitangueiras e Ibitiúva, CAPS prioriza atendimento coletivo e resgate de autonomia de seus usuários

- continua após a publicidade -

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva, por meio da Secretaria de Saúde, oferece um novo serviço à sua população: o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Instalada no bairro Jardim Leone, a nova unidade de saúde substitui o antigo Ambulatório de Saúde Mental, oferecendo um atendimento mais aprofundado e em formato diferenciado.

Destinado a pacientes com transtornos mentais e vínculos sociais rompidos, o CAPS visa estimular a integração social e familiar dessas pessoas, apoiando-as em suas iniciativas de busca por autonomia.
De acordo com a direção do serviço, a unidade tem hoje 600 pacientes ativos e deve inserir gradativamente outros 600 usuários. Eles são direcionados conforme classificação e avaliação de casos atendidos, primeiramente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As UBSs, aliás, têm fundamental papel no processo de identificação dos pacientes-alvo, que, diante de queixas psicológicas, são inicialmente acolhidos pela assistente social da equipe e direcionados a psicólogo. Juntamente com médico psiquiatra, os profissionais discutem o encaminhamento ao CAPS.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O serviço foca o atendimento coletivo por meio de atividades diversas, oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa, sendo as orientações individuais uma exceção no processo.
Atualmente, o CAPS promove 18 grupos terapêuticos com pacientes em depressão, poliqueixosos, envolvimento com álcool e outras drogas, familiares de pacientes, entre outros.

Além do compartilhamento coletivo, os usuários participam de oficinas de artesanato, de jornal, higiene pessoal e expressão.

Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a equipe do Centro é formada por 11 profissionais, entre psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro, técnico, motorista, recepcionista e serviços gerais.
A partir de março, um psiquiatra atenderá regularmente na unidade, exceto às quintas-feiras. Em caso de dúvida ou

outras informações, ligue no 3952-5134.

Credenciamento para busca de verbas
No próximo dia 21, o Conselho Municipal de Saúde deverá tratar do credenciamento do CAPS à Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto. Esse é o caminho para que o serviço possa buscar recebimento de verbas vindas do governo federal.

 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

MST já fala em ‘distribuição de terras de latifúndios’

Movimento quer ainda a 'agroecologia' no Brasil

Não vai acontecer mas: Secretaria da Cultura e Turismo abre cadastro para Grupos Carnavalescos

Até o carnaval estaremos novamente com tudo fechado e eles já sabem, mas fazem de conta que nada sabem.

Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Joe Biden é cúmplice na prostituição de crianças migrantes

Diz que o governo é cúmplice porque 'não somos processados ​​por traficantes'... Criança migrante: minha patrocinadora 'me prostituiria para homens'

CARTA DOS OFICIAIS SUPERIORES DA ATIVA AO COMANDANTE DO EXERCITO BRASILEIRO

Covardia, injustiça e fraqueza são os atributos mais abominados para um Soldado. oficiais superiores da ativa do Exército  Brasileiro, que o fazem de livre e espontânea vontade.
- PUBLICIDADE -