Desde janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva, por meio da Secretaria de Saúde, oferece um novo serviço à sua população: o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.
Instalada no bairro Jardim Leone, a nova unidade de saúde substitui o antigo Ambulatório de Saúde Mental, oferecendo um atendimento mais aprofundado e em formato diferenciado.
Destinado a pacientes com transtornos mentais e vínculos sociais rompidos, o CAPS visa estimular a integração social e familiar dessas pessoas, apoiando-as em suas iniciativas de busca por autonomia.
De acordo com a direção do serviço, a unidade tem hoje 600 pacientes ativos e deve inserir gradativamente outros 600 usuários. Eles são direcionados conforme classificação e avaliação de casos atendidos, primeiramente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
As UBSs, aliás, têm fundamental papel no processo de identificação dos pacientes-alvo, que, diante de queixas psicológicas, são inicialmente acolhidos pela assistente social da equipe e direcionados a psicólogo. Juntamente com médico psiquiatra, os profissionais discutem o encaminhamento ao CAPS.
O serviço foca o atendimento coletivo por meio de atividades diversas, oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa, sendo as orientações individuais uma exceção no processo.
Atualmente, o CAPS promove 18 grupos terapêuticos com pacientes em depressão, poliqueixosos, envolvimento com álcool e outras drogas, familiares de pacientes, entre outros.
Além do compartilhamento coletivo, os usuários participam de oficinas de artesanato, de jornal, higiene pessoal e expressão.
Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a equipe do Centro é formada por 11 profissionais, entre psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro, técnico, motorista, recepcionista e serviços gerais.
A partir de março, um psiquiatra atenderá regularmente na unidade, exceto às quintas-feiras. Em caso de dúvida ou
outras informações, ligue no 3952-5134.
Credenciamento para busca de verbas
No próximo dia 21, o Conselho Municipal de Saúde deverá tratar do credenciamento do CAPS à Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto. Esse é o caminho para que o serviço possa buscar recebimento de verbas vindas do governo federal.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva