InícioRegiãoPitangueirasNovo em Pitangueiras e Ibitiúva, CAPS prioriza atendimento coletivo e resgate de...

Novo em Pitangueiras e Ibitiúva, CAPS prioriza atendimento coletivo e resgate de autonomia de seus usuários

- continua após a publicidade -

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva, por meio da Secretaria de Saúde, oferece um novo serviço à sua população: o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Instalada no bairro Jardim Leone, a nova unidade de saúde substitui o antigo Ambulatório de Saúde Mental, oferecendo um atendimento mais aprofundado e em formato diferenciado.

Destinado a pacientes com transtornos mentais e vínculos sociais rompidos, o CAPS visa estimular a integração social e familiar dessas pessoas, apoiando-as em suas iniciativas de busca por autonomia.
De acordo com a direção do serviço, a unidade tem hoje 600 pacientes ativos e deve inserir gradativamente outros 600 usuários. Eles são direcionados conforme classificação e avaliação de casos atendidos, primeiramente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As UBSs, aliás, têm fundamental papel no processo de identificação dos pacientes-alvo, que, diante de queixas psicológicas, são inicialmente acolhidos pela assistente social da equipe e direcionados a psicólogo. Juntamente com médico psiquiatra, os profissionais discutem o encaminhamento ao CAPS.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O serviço foca o atendimento coletivo por meio de atividades diversas, oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa, sendo as orientações individuais uma exceção no processo.
Atualmente, o CAPS promove 18 grupos terapêuticos com pacientes em depressão, poliqueixosos, envolvimento com álcool e outras drogas, familiares de pacientes, entre outros.

Além do compartilhamento coletivo, os usuários participam de oficinas de artesanato, de jornal, higiene pessoal e expressão.

Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a equipe do Centro é formada por 11 profissionais, entre psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro, técnico, motorista, recepcionista e serviços gerais.
A partir de março, um psiquiatra atenderá regularmente na unidade, exceto às quintas-feiras. Em caso de dúvida ou

outras informações, ligue no 3952-5134.

Credenciamento para busca de verbas
No próximo dia 21, o Conselho Municipal de Saúde deverá tratar do credenciamento do CAPS à Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto. Esse é o caminho para que o serviço possa buscar recebimento de verbas vindas do governo federal.

 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

De Uma família humilde do interior de São Paulo, dona Olinda, partiu mas pode ver os feitos do filho. Nossos sentimentos ao @jairmessias.bolsonaro

Coronavac é liberada e SP confirma dose para crianças em até 3 semanas

Eles garantem que o medicamento é seguro, e casos de mortes não são relacionados com a picada salvadora. Se ele garante nós acreditamos na ciência.

Criança de 10 anos infartou depois da picada mas o motivo não foi a vacina

Prefeitura diz que criança teve parada cardíaca após vacina, mas estado rapidamente concluiu que criança tinha doença rara no coração que os pais não sabiam. E nós acreditamos no trancarua
- PUBLICIDADE -