A Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva realizou nos dias 04 e 05 de junho a segunda etapa da castração gratuita de cães e gatos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela Campanha “Amar é cuidar” de castração e posse consciente de animais, 100 animais foram operados pela equipe médica veterinária contratada.
“Os procedimentos foram excelentes, realizados por médico veterinário e sua equipe. Só recebemos elogios a respeito da qualidade do serviço”, comenta a secretária de Saúde, Francine de Oliveira Toledo.
O “castra móvel”, ônibus adaptado para realização da cirurgia veterinária, ficou estacionado no Largo do Ginásio de Esportes “Elpídio Marchesi”, onde a população foi atendida com seus pets mediante agendamento prévio.
Prevista para acontecer em quatro fases e atender a 420 animais, a próxima etapa da campanha de castração já está agendada para 20 e 21 de agosto, em Ibitiúva.
Os interessados deverão realizar inscrição nos dias 17 e 18 do mesmo mês, das 08h ao meio-dia, na Sede dos Agentes de Endemias (antiga UBS Gumercindo: Rua Gregório Magnani, 07).
Os proprietários dos animais deverão apresentar RG, CPF e comprovante de residência atualizado no momento do procedimento. Não é necessário levar o animal até o local.
Sobre a cirurgia de castração
De acordo com a equipe médico-veterinária contratada para a realização dos procedimentos, as técnicas utilizadas são a retirada total do aparelho reprodutor das fêmeas e a remoção dos testículos dos machos. Os animais só são liberados após alta médica, sendo entregues aos seus proprietários em ótimas condições de saúde.
“Este é um trabalho para controlar a população de cães e gatos, reduzindo assim os casos de zoonoses, acidentes veiculares, ataques a pessoas, incômodos sonoros e índice de dejetos na cidade”, desta o prefeito João Batista de Andrade.
A administração municipal está investindo R$ 49 mil na realização da campanha “Amar é cuidar”, possibilitando que a população local castre gratuitamente seus animais.