Iniciada no dia 19 (terça-feira), a Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 30 de setembro em todo o País.
Em Pitangueiras e Ibitiúva, a Secretaria Municipal de Saúde espera alcançar pelo menos 90% do público-alvo (crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), cerca de 2.300 crianças.
A grande mobilização acontecerá no sábado (24), o chamado “Dia D”, quando as UBSs do Jd. Bela Vista, Jd. Santa Vitória, Jd. Leone, CSE e PSF de Ibitiúva funcionarão das 8h às 17h para atender a população.
Os pais ou responsáveis pelos pequenos deverão levá-los à unidade de saúde mais próxima de suas residências, apresentando a carteirinha de vacinação. A vacina é indolor e a criança fica protegida apenas com a ingestão de algumas gotinhas do antídoto.
Embora o foco de proteção seja em relação à doença poliomielite, outras vacinas em atraso observadas na carteirinha serão regularizadas durante a Campanha.
Também serão imunizados pré-adolescentes e adolescentes de 9 a 13 anos de idade que estejam com vacinas atrasadas, como as contra sarampo, rubéola, caxumba, tétano e difteria.
VACINA CONTRA HPV
As meninas de 8 a 13 anos de idade também deverão ser vacinadas neste período contra o HPV – papiloma vírus humano, que pode causar câncer de colo de útero.