Início Região Dia de São Pedro pescador nesta Quarta-feira(29)

Dia de São Pedro pescador nesta Quarta-feira(29)

- continua após a publicidade -

Diz a tradição que o Dia de São Pedro só é tradicional se tiver chuva.

O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores.
São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele.
Como o dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas, é nesse dia que há o roubo do mastro de São João, que só será devolvido no final de semana mais próximo. Mas como as comemorações juninas perduram alguns dias, as pessoas dizem que no dia de São Pedro já estão muito cansadas e não têm resistência para grandes folias, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações da festa. A fogueira de São Pedro tem forma triangular.

Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome dece acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.

Na história da Igreja Católica, São Pedro é considerado o primeiro Papa, por ter tido a responsabilidade dada por Jesus, de guardar as chaves da Igreja Cristã primitiva.

Pedro foi um dos 12 apóstolos de Jesus, tendo o dia 29 dedicado a ele.
Na sua lista de missões, São Pedro é o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra.
Além disso, protege pescadores e viúvas, por isso é o seu padroeiro.
É um dos três santos comemorados no mês de Junho, ao lado de Santo Antonio e São João.

Religiosidade
A festa de São Pedro é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário da Igreja Católica, celebrada desde op século II. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma.

Os pescadores
Como padroeiro dos pescadores, no dia de São Pedro, que também era pescador, costuma-se a fazer romarias com os barcos enfeitados, e sempre ao termino e rezada uma missa. Veja.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Deputados protocolam mais um pedido de impeachment de João Doria

É preciso parar de vez com os desmandos do governador Doria. São Paulo está mergulhada na crise e infelizmente pagaremos essa conta por muito tempo

300 mil servidores públicos receberam auxílio emergencial

Muito provavel estes fazem parte da "turminha" do #fiqueemcasa, que estão em grande parte recebendo sem trabalhar e ainda roubam os cofres publicos

Festival João Rock é adiado para junho de 2021

O evento, considerado um dos maiores do segmento, estava marcado para setembro deste ano.

Cresce movimento no Drive-thru do Comércio de Ribeirão Preto

SINCOVARP e CDL estimulam que os lojistas da cidade utilizem essa modalidade de varejo que tem se mostrado eficiente em tempos de quarentena

Segundo Governo de SP, Ribeirão Preto tem má qualidade no tratamento do covid

Ribeirão Preto não aparece no ranking, sendo inexplicável se comprarmos com a proximidade de Araraquara e São Carlos que estão entre as melhores do estado.
- PUBLICIDADE -