Início Região Brodowski Museu Casa de Portinari promove exposição na Antiga Estação Ferroviária sobre a...

Museu Casa de Portinari promove exposição na Antiga Estação Ferroviária sobre a história de Brodowski

- continua após a publicidade -

A história da formação de Brodowski a partir da chegada da estrada de ferro é o tema da exposição apresentada na Antiga Estação Ferroviária. A mostra é uma produção do Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari –, realizada por meio do Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Sabesp e estará em cartaz até o fim de janeiro.

A exposição “Estação Brodowski: Patrimônio Histórico” tem início no movimento bandeirante para o interior e a criação de fazendas e povoados através do fluxo migrante. A cafeicultura começa a ganhar destaque a partir de 1870 e com isso a necessidade de escoamento da produção traz os investimentos da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro para a região, que impacta o desenvolvimento econômico e social local.

Em paralelo a essa história, é abordada a imigração italiana para o trabalho rural e a instalação da família Portinari em uma fazenda de café – onde Candido Portinari nasceu – e, posteriormente, a abertura de uma pequena marcenaria em que o patriarca fabricava cadeiras.

Durante a visita o público ainda pode conhecer o momento histórico e tecnológico que precedeu e acompanhou esses eventos, além de detalhes sobre máquinas a vapor e construções de ferrovias.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A composição de desenhos e pinturas com a temática também é explorada, mostrando como o assunto foi destacado por vários artistas ao longo do tempo e que ainda se mantém no imaginário popular pelo ferreomodelismo, hobby que reproduz em escala reduzida modelos de trens e sistemas ferroviários.

A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00, na Antiga Estação Ferroviária, localizada à Avenida. Dr. Rebouças, nº 364, centro. A entrada é gratuita. Outras informações pelo (16) 3664-6644.

 

Serviço:

Exposição A Estação Brodowski: Patrimônio Histórico

Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00

Local: Antiga Estação Ferroviária (Av. Dr. Rebouças, nº 364 – Centro, Brodowski/SP)

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Câmara começará a mostrar ao que veio. Não espere coisas boas

Não estranhe se tivermos banheiros uni-sex nas escolas municipais e a proibição de uniformes masculinos e femininos.

Jovem é assassinado durante festa clandestina

Desde Março de 2020, é de conhecimento geral que estes eventos ocorrem em Ribeirão Preto e toda região, chegando mesmo a ter como DJ o filho do prefeito Duarte Nogueira

Presidente do Palmas Futebol e jogadores morrem em acidente de avião

O avião caiu momentos após levantar voo. Veja vídeo:

Avenida Mogiana será interditada nesta segunda, dia 25

Bloqueio será para obras do programa Ribeirão Mobilidade, para construção do corredor de ônibus Norte/Sul 2 e 3

Distribuição de vacinas da AstraZeneca/Oxford deve começar neste sábado em todo o Brasil.

Brasil receberá 2 milhões de doses da vacina produzida na índia. Instituto FioCruz vai conferir e distribuir as doses para todo o país.
- PUBLICIDADE -