InícioRegiãoBrodowskiMuseu Casa de Portinari promove exposição na Antiga Estação Ferroviária sobre a...

Museu Casa de Portinari promove exposição na Antiga Estação Ferroviária sobre a história de Brodowski

- continua após a publicidade -

A história da formação de Brodowski a partir da chegada da estrada de ferro é o tema da exposição apresentada na Antiga Estação Ferroviária. A mostra é uma produção do Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari –, realizada por meio do Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Sabesp e estará em cartaz até o fim de janeiro.

A exposição “Estação Brodowski: Patrimônio Histórico” tem início no movimento bandeirante para o interior e a criação de fazendas e povoados através do fluxo migrante. A cafeicultura começa a ganhar destaque a partir de 1870 e com isso a necessidade de escoamento da produção traz os investimentos da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro para a região, que impacta o desenvolvimento econômico e social local.

Em paralelo a essa história, é abordada a imigração italiana para o trabalho rural e a instalação da família Portinari em uma fazenda de café – onde Candido Portinari nasceu – e, posteriormente, a abertura de uma pequena marcenaria em que o patriarca fabricava cadeiras.

Durante a visita o público ainda pode conhecer o momento histórico e tecnológico que precedeu e acompanhou esses eventos, além de detalhes sobre máquinas a vapor e construções de ferrovias.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A composição de desenhos e pinturas com a temática também é explorada, mostrando como o assunto foi destacado por vários artistas ao longo do tempo e que ainda se mantém no imaginário popular pelo ferreomodelismo, hobby que reproduz em escala reduzida modelos de trens e sistemas ferroviários.

A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00, na Antiga Estação Ferroviária, localizada à Avenida. Dr. Rebouças, nº 364, centro. A entrada é gratuita. Outras informações pelo (16) 3664-6644.

 

Serviço:

Exposição A Estação Brodowski: Patrimônio Histórico

Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00

Local: Antiga Estação Ferroviária (Av. Dr. Rebouças, nº 364 – Centro, Brodowski/SP)

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Vacinação: Agendamento para profissionais da educação com 45 anos ou mais (1ª DOSE) será aberto nesta terça-feira(15)

Serão disponibilizadas 900 vagas; vacinação acontecerá na quarta-feira, dia 16 de junho a partir das 8h

Enem: aberto prazo para quem teve isenção de taxa de inscrição negada

O período de recurso vai de hoje até o dia 18 de junho

Morre Antonio Renato Prata, um dos fundadores da Festa do Peão de Barretos

Pecuarista tinha 92 anos e foi o primeiro a presidir clube Os Independentes, que organiza festa. Pratinha criava gado e tinha paixão por cavalo quarto de milha

Copa América: Neymar se destaca, e Brasil vence Venezuela em estreia

Jogo disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Confira como foi o jogo e os gols.

Hoje é dia de Santo Antonio: Veja simpatias mais populares

Neste domingo (13), é celebrado o dia do chamado 'santo casamenteiro'. Se você passou o sábado (12) sem ter com quem comemorar o Dia dos Namorados, o Em Ribeirão separou algumas dicas para, quem sabe, mudar o cenário em 2022.
- PUBLICIDADE -