InícioRegiãoBrodowskiMuseu Casa de Portinari apresenta seus materiais de acessibilidade durante a Virada...

Museu Casa de Portinari apresenta seus materiais de acessibilidade durante a Virada Inclusiva

- continua após a publicidade -

O Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – tem um vasto material de acessibilidade desenvolvido com a parceria e com a validação de grupos que representam pessoas com diferentes deficiências, como a Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região e a Associação de Surdos de Ribeirão Preto. Durante a Virada Inclusiva, nos dia 01 e 02 dezembro, das 09h00 às 16h00, será apresentado para todos os visitantes público um pouco desse trabalho.

Na programação, que contempla uma agenda estadual e envolve instituições de diferentes partes de São Paulo, estarão disponíveis maquetes táteis, audioguia, relevo de obra, miniaturas de móveis e objetos e catálogo em Braile, que auxiliam na mediação do conteúdo exposto para o público deficiente.

 Histórico

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Museu Casa de Portinari iniciou seu trabalho de acessibilidade para públicos especiais no início dos anos 80, época em que a instituição passou a receber visitas de pacientes do hospital psiquiátrico de Brodowski, de alunos das “classes especiais” de escolas municipais, estaduais e das Apaes (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da região, do colégio de educação especial Egidyo Pedreschi e de pacientes da Clínica de Psiquiatria e Dependentes Químicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, além de grupos de terceira idade e outras instituições afins.

A partir de 2006 o Museu Casa de Portinari intensificou suas ações de acessibilidade. No total, os materiais de acessibilidade do museu destinado ao público com deficiência física, sensorial ou mental estão os seguintes: visitas monitoradas, acessos adaptados, vagas identificadas para deficientes físicos na Praça Candido Portinari, em frente ao museu (não há estacionamento próprio), cadeiras de rodas, andador e bengala, textos informativos em tinta e em braile, audioguia e DVD em Libras, com a apresentação do Museu para o deficiente auditivo, maquete tátil com a arquitetura do museu, réplicas táteis de obras bi e tridimensionais, réplicas táteis de móveis e ambientes, jogos, quebra-cabeças e detalhes de obras e textos em Braile.

Entre as ações online, as comunicações feitas pela Newsletter e Facebook tem descrição das imagens para cegos e no site  da instituição (www.museucasadeportinari.org.br) há o Hugo, um intérprete de Libras criado pela HandTalk.

Serviço:

Virada Inclusiva: Apresentação de Materiais de Acessibilidade do Museu Casa de Portinari

Datas: 01 e 02/12/2018

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Horário: das 09h00 às 18h00

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

publicidade
publicidade

Senac Ribeirão Preto oferta cerca de 850 bolsas de estudo 100% gratuitas para o próximo bimestre

São oportunidades de cursos livres e técnicos em diversas áreas do conhecimento, entre elas gastronomia, moda, tecnologia da informação  e saúde O primeiro semestre segue...

Outback promove experiência especial para celebrar o Dia das Mães

No dia 12 de maio, ao pedir dois pratos principais em qualquer uma das unidades participantes, elas serão agraciadas com uma surpresa especial como forma de homenagear sua importância e dedicação.

RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula passam a disponibilizar cordões de girassol

Cerca de 10 mil cordões de girassol serão distribuídos nos shoppings da rede, incluindo o RibeirãoShopping e o SantaÚrsula, em Ribeirão Preto.

ShoppingSantaÚrsula celebra o Dia das Mães com apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

O almoço do Dia das Mães será ainda mais especial para os clientes do ShoppingSantaÚrsula. O empreendimento promove uma apresentação exclusiva com o quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, neste domingo, dia 12

Evento gratuito oferece troca de experiências sobre maternidade, família, profissão e saúde da mulher

O encontro, que tem a parceria da Bem te quero 60+ com a Le Petit Marché, acontece neste sábado, dia 11 de maio, às 9 horas, com a participação de profissionais de diferentes áreas da saúde
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile