InícioPolíticaVocê sabe o que foi a campanha Ouro para o bem do...

Você sabe o que foi a campanha Ouro para o bem do Brasil?

À custa de muitas e muitas alianças de casamento doadas por todo tipo de gente. Rica ou pobre. Crente ou ateu. Nacionalista ou não. Se seus pais ou avós não te contaram leia e saiba o que é nacionalismo.

- continua após a publicidade -

Era final de 1964. O movimento militar que, em março desse ano, mandou João Goulart para o exílio e encastelou os generais no poder, gerou um sentimento nacionalista capaz de lhe assegurar alguma estabilidade inicial. Tanta que, 10 anos depois, transformou em sucesso uma música com o título “Eu te amo meu Brasil” e slogans como “Brasil: ame-o ou deixe-o”.

Mas, no final de 64, saída dos corredores do poder e com o apoio de Assis Chateaubriand, o imperador dos Diários Associados, rede de jornais, rádios e televisões, surgia a campanha “Ouro para o bem do Brasil”.

Era uma ação de cunho nacionalista: partia do princípio de que o País tinha uma dívida externa alta; de que era preciso incentivar a união coletiva em torno do reerguimento nacional e de que a identidade nacional em torno de uma ação dessas tenderia a gerar simpatia ao novo regime. Deu certo.

À custa de muitas e muitas alianças de casamento doadas por todo tipo de gente. Rica ou pobre. Crente ou ateu. Nacionalista ou não. Em Mogi, até comunista andou doando aliança para o novo regime. Coisas do Brasil.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A campanha, que se espalhou pelo País, funcionava da seguinte forma:

instituições de serviço público – em Mogi – encomendavam alianças de latão, feitas às cargas, com a inscrição:

“Dei ouro para o bem do Brasil”.

foto manifestações

Para cada cidadão que depositava, em uma urna, a sua aliança de ouro 18K, entregavam uma daquelas alianças de latão. Ficava preta em pouco tempo.

A cromação Nikko, que na época funcionava na Rua Barão de Jaceguai, altura do número 370, andou cromando muitas delas. Quem tinha maior cuidado, mandava dourar em ouro baixo.

Na igreja desativada da Rua Dr. Deodato Wertheimer montaram o altar da pátria. Uma urna na mesa de celebração, volteada por bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Mogi. Na guarda, sentinelas do Tiro de Guerra. De prontidão, entregando uma aliança de latão em troca da de ouro, escoteiros do professor Mehlmann. O cenário ficou montado por quase um mês, 24 horas por dia.

Não me lembro – e não achei em arquivo algum – das estatísticas da campanha.

Sei que a dívida externa nunca foi liquidada.

Sobrou-me uma aliança de latão, que achei esta semana, perdida numa caixa velha de papelão. Preta que nem breu. Pensar que, em troca dela, entreguei à campanha as alianças de casamento de meus pais. Com seu consentimento é bem verdade.

CARTA A UM AMIGO

Quer ajudar nossa causa?

Você não precisa doar aliança ou peças em ouro, nem mesmo ter seu nome identificado
Casaste-se no site com um apelido e faça uma doação de 1,00 – 5,00 – 100,00 não importa o que importa é você participar da mudança
Link para doação
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/instalacao-de-outdoors-em-ribeirao-preto-apoio-ao-brasil

internet
publicidade
publicidade

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do movimento Maio Amarelo 2024

Especialistas refletem sobre a importância da campanha e dão dicas importantes para os motoristas

McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00

Na data, o valor arrecadado com as vendas do sanduíche será revertido para causas infantojuvenis apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e Instituto Ayrton Senna

 VOEPASS apoia transporte e distribuição de doações da Campanha “Voe Junto pelo RS”

Aeronave da companhia fará voos em pontos estratégicos da região nos próximos dias

Paixão solidária: encontro de carros antigos em Ribeirão Preto arrecada toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil

Encontro anual de carros antigos, California Volks Brothers reforça cunho solidário com doações de alimentos

Programa de Escolarização qualifica colaboradores do RibeirãoShopping e do ShoppingSantaÚrsula

SantaÚrsula Iniciativa da Multiplan tem como objetivo a certificação dos ensinos fundamental e médio aos lojistas e colaboradores dos empreendimentos O RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula, em...
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile