InícioPolíticaVereadores fogem da obrigação e presidente Glaucia convoca suplentes por decreto

Vereadores fogem da obrigação e presidente Glaucia convoca suplentes por decreto

- continua após a publicidade -

A presidente da Câmara, Gláucia Berenice, decretou nesta terça-feira (18) a convocação dos suplentes para os nove vereadores  que foram suspensos.

O ato foi lido durante sessão extraordinária logo depois que um projeto de lei sobre o mesmo tema foi colocado em votação e foi rejeitado sob a justificativa de que as cadeiras não estão efetivamente vagas.

A partir da publicação os partidos terão três dias para impugnar aqueles que constam na lista oficial divulgada pela Justiça Eleitoral nas eleições de 2012.

Com base nos prazos para publicação e eventuais questionamentos, a expectativa é de que os vereadores sejam empossados na sessão de 27 de outubro.

“Glaucia disse que entende que deve chamar os suplentes. Essa Câmara deve voltar a funcionar, esse poder deve ser recomposto, assumindo, torno a dizer, todos os riscos dessa decisão”, afirmou Gláucia, pouco antes de ler o decreto da presidência.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com 13 vereadores em atividade, o Legislativo está com a pauta travada, para votar projetos como as contas rejeitadas da prefeita Dárcy Vera e o orçamento municipal de 2017.

No final de setembro, a então presidente Viviane Alexandre, negou a medida, afirmando que a chamada dos substitutos só aconteceria mediante uma determinação judicial. Isso porque, a Justiça não suspendeu os pagamentos dos vereadores afastados.

Em meio às discussões, a Comissão de Ética da Câmara passou a analisar um pedido de cassação dos nove vereadores por quebra de decoro parlamentar.

Em sessão extraordinária desta terça-feira, antes do decreto da nova presidente interina, a convocação foi colocada em votação, mas foi rejeitado graças a quatro votos de abstenção entre os 13 vereadores.

Confira a relação de vereadores afastados e seus respectivos suplentes:

Afastado Suplente
Genivaldo Gomes (PSD) José Gonçalves Netto
José Carlos de Oliveira, Bebé (PSD) Marcelo Palinkas
Cícero Gomes da Silva (PMDB) Wandeir Silva
Samuel Zanferdini (PSD) – Alessandro Maraca
Walter Gomes – Ariovaldo de Souza
Evaldo Mendonça da Silva, Giló (PTB) Cleudo José
Capela Novas (PPS) – Luciano Mega
Maurílio Romano (PP) Eliseu Candido da Rocha
Saulo Rodrigues da Silva (PRB) Maurício Eurípedes Francisco

vereadores

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cinema: Animação, aventura e história real: cinema abre temporada de férias

Os destaque são Harry Potter e a Pedra Filosofal, Matrix - reexibição do primeiro filme e estreia de um novo, Homem Aranha: Sem Volta para Casa e animação da Disney

Ribeirão Preto recebe mutirão de emprego e serviços gratuitos do para apoiar os cidadãos afetados pela pandemia

Pela primeira vez na região, iniciativa contará com Poupatempo Digital, oferta de microcrédito pelo Banco do Povo, cursos de qualificação e orientação profissional para pessoas com deficiência; Evento acontece na Esplanada do Theatro Pedro II

USP Filarmônica se apresenta no Theatro Pedro II pela campanha Alimenta Ribeirão

Concerto gratuito acontece na próxima terça-feira, dia 14 de dezembro, às 20h

Qualquer imóvel pode ser financiado pelo “Casa Verde e Amarela”?

Depende! Existem alguns requisitos que vamos explicar. Existem faixas salariais e requisitos para casa. Confira

‘O Homem Mais Inteligente da História’ tem apresentação nesta quinta (9)

Os atores Gil Hernandez, Bianca Rinaldi, Ivan Parente, Marcelo Gomes, Murilo Inforsato e Priscila Dieminger integram o elenco, Adaptado do livro de Augusto cury
- PUBLICIDADE -