O advogado da presidente afastada Dilma Rousseff José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça, foi vítima de uma saia justa durante a Comissão Especial do Impeachment, no Senado, na tarde desta quinta-feira (16). Ao agradecer uma série de juristas que colaboraram com o processo de defesa, Cardozo fez menção a um tal ‘Thomas Turbando Bustamante’ (sim, uma piada da época que eu fazia o primário).
Na verdade, o advogado queria se referir a Thomas Rosas Bustamante, um renomado jurista e professor de filosofia do direito da Universidade Federal de Minas Gerais. O cacófato apareceu ao vivo nos canais que estavam transmitindo a sessão e ficou registrado nas notas taquigráficas (clique para ampliar a imagem):
Obra de um assessor engraçadinho? Invasão de hackers? Por telefone, Cardozo explicou:
foi tudo uma piadinha interna dos profissionais de sua equipe que nunca deveria ter chegado até ele.
“Um deles trocou o nome para fazer graça, mas a pessoa que revisou a versão final do processo não percebeu e a brincadeira sem graça acabou passando”, disse.
E vai sobrar para alguém?
“Sinceramente, eu não sei exatamente quem foi. Mas, pelo que apurei, o papel veio por engano. Em principio, não vou punir ninguém por isso. Parece não ter sido proposital”