O vereador Orlando Pesoti (PDT), protocolou junto ao ministério público nesta quinta-feira, um ofício sobre a redução de 24 profissionais do efetivo, que já não fazem parte da guarda por motivos diversos, desde aposentadoria até afastamentos.
Foi enviado um requerimento para a Prefeitura, pedindo informações sobre o efetivo da Guarda Municipal de Ribeirão Preto, o vereador Orlando Pesoti, recebeu em resposta que, o número de guardas, vem sofrendo redução desde o ano de 2010.
O município teve um aumento de aproximadamente 85 mil pessoas, desde o ano de 2010, segundo dados do IBGE 2016.
“Os números assustam, pois no mesmo período o aumento da criminalidade também é alarmante e notório, causa uma grande preocupação a todos nós, representa menos segurança em nossas escolas, postos de saúde, praças e em todos os estabelecimentos públicos”. Concluiu o vereador Orlando Pesoti.
Através do Gabinete do vereador e em busca de maior segurança para o Mercado Municipal e o Centro Popular de compras, os comerciantes se prontificaram a ajudar na construção de uma base GCM no local, fornecendo luz, água e banheiro.
Em resposta, a prefeitura diz que não existe efetivo para atender a demanda e informa que, existem 85 candidatos aprovados no último concurso, aguardando convocação. Enquanto isso, a população é alvo fácil para os criminosos em toda a cidade.
O vereador faz a denúncia ao Ministério Público, para que seja tomada as providências necessárias, a população não pode ficar à mercê dos criminosos.