InícioPolíticaMarcelo Odebrecht inicia negociação para delação premiada

Marcelo Odebrecht inicia negociação para delação premiada

- continua após a publicidade -

Empresário assinou termo de confidencialidade e deve prestar depoimentos.

CURITIBA — O empresário Marcelo Odebrecht e a força-tarefa da Operação Lava-Jato deram o primeiro passo rumo a tão esperada delação premiada de executivos da empreiteira. Foi assinado na semana passada um termo de confidencialidade, a partir do qual eles começam a depor e a apresentar documentos. Só após análise de tudo o que for apresentado pelos executivos, os procuradores e a Justiça darão ou não o aval para a delação.

A expectativa em torno da delação dos executivos da Odebrecht está na lista apreendida pela Polícia Federal, em março deste ano na casa de um funcionário da empresa, onde aparecem os nomes de cerca de 300 políticos que receberam recursos da empreiteira. As investigação avaliam que foram distribuídos R$ 55 milhões aos políticos.

Além de Marcelo, outros executivos da Odebrecht fariam delação.
O pai de Marcelo, Emilio Odebrecht, também prestará depoimentos, de acordo com fontes ouvidas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em nota, a Odebrecht informou que não vai se manifestar sobre a negociação para fechar a delação.
A primeira proposta de delação premiada apresentada pela construtora Odebrecht, semanas atrás, foi rejeitada pelos investigadores Lava-jato.

A partir do termo de confidencialidade, Marcelo deve entregar todas as informações sobre contribuições feitas às campanhas eleitorais majoritárias. O empresário poderá detalhar os pedidos de contribuição feitos por políticos a ele e ao Grupo Odebrecht.
Todos os partidos investigados no esquema de corrupção da Petrobras – PT, PMDB, PSDB e PP — podem ser implicados na delação da Odebrecht.

Publicidade

No inquérito em curso sobre o publicitário João Santana, marqueteiro do PT, pode fazer com que a denúncia tenha de ser encaminhada para apreciação do Supremo Tribunal Federal, retirando a decisão do juiz Sérgio Moro. Até agora não foram identificados quais os valores relacionados a políticos são doações legais de campanha, se foram de fato pagos e se podem ser relacionados a esquemas de propinas. Além das planilhas, também foram apreendidos documentos que citam obras feitas pela Odebrecht em diversos estados e municípios.

Não é possível afirmar se as doações foram feitas legalmente ou por meio de caixa 2.

Chama a atenção que os nomes estejam relacionados a codinomes.

Porque Avião?
Porque Avião?

O senador José Sarney (PMDB), é chamado de “Escritor”.
Renan Calheiros, o “Atleta”.
Eduardo Paes, prefeito do Rio, tem como codinome “Nervosinho”.
Eduardo Cunha (PMDB) , é o “Caranguejo”.
O senador Humberto Costa (PT), “Drácula”.
O senador Lindbergh Farias (PT) aparece como “Lindinho”.
Manuela P. Vieira d’Ávila, dep. federal pelo PC do B, é “Avião”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

“Faremos novamente uma grande festa”, garante Gusttavo Lima para região de Ribeirão Preto

Cantor sertanejo traz a turnê "Embaixador In" no dia 10 de dezembro

Em turnê dos 40 anos de carreira Roupa Nova retorna a Ribeirão Preto

A turnê de 40 anos do Roupa Nova chega a Ribeirão Preto no dia 16 de dezembro. Celebrando quatro décadas de história, o grupo...

Coletivo Proporciona realiza evento artístico na Toca do Urso

Encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 17h, com a exposição “Mulheres Colorado”, transmissão de documentário e show do cantor Tibless

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto apoia campanha Natal das Crianças

Ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo arrecadar brinquedos novos e usados, em bom estado de conservação

RibeirãoShopping e SantaÚrsula sorteiam 3 automóveis zero quilômetro e presenteiam clientes com panetone da Havanna neste Natal

De 18 de novembro a 30 de dezembro, R$ 400,00 em compras valem um número da sorte para concorrer aos prêmios, além de levar para casa um delicioso panetone recheado com doce de leite (limitado enquanto durarem os estoques)
- PUBLICIDADE -