InícioPolíticaGlaucia Berenice é eleita presidente da Câmara por aclamação

Glaucia Berenice é eleita presidente da Câmara por aclamação

- continua após a publicidade -

Por 13 votos a zero, a vereadora Gláucia Berenice (PSDB) foi eleita 1ª secretária da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e, no cargo, será a presidente interina do Legislativo, já que os demais integrantes da Mesa Diretora estão suspensos pela Justiça, por serem investigados na Operação Sevandija.
Quatro integrantes da Mesa e outros cinco vereadores, da base governista, estão com suas funções públicas suspensas.

A escolha de Gláucia foi um consenso entre os 13 vereadores que estão no mandato.

Em seu primeiro ato como presidente interina, Glaucia disse que consultará a Justiça Eleitoral sobre a legalidade da convocação dos suplentes para assumir a vaga dos nove vereadores suspensos por ordem judicial em decorrência da Operação Sevandija.

Gláucia assume o cargo em um momento de grande dificuldade, uma vez que a Câmara está com a pauta travada por não ter votado as contas de 2012 e 2013 da prefeita Dárcy Vera, que estão com pareceres contrários do Tribunal de Contas do Estado.
Até que as contas sejam votadas, nenhum projeto poderá ser votado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A aprovação ou rejeição das contas precisa do voto de, no mínimo, 15 dos 22 vereadores, mas hoje apenas 13 estão no exercício pleno do mandato.
Para a votação, no entanto, será necessária a convocação dos suplentes dos nove suspensos.

Glaucia Berenice foi reeleita para seu terceiro mandato no ultimo Domingo(2)

Assistente social durante 25 anos, fundou e coordenou dezenas de serviços sociais voltados à proteção da infância, adolescência, profissionalização e reabilitação de pessoas vivendo com Aids.
Gláucia entrou na política nas eleições de 2008, quando se elegeu vereadora em sua primeira campanha.
Durante seu primeiro e segundo mandato, conquistado em 2012, vem se destacando na fiscalização do Poder Executivo e na elaboração de políticas públicas de forma participativa, com a criação e coordenação de Fóruns Permanentes, numa iniciativa inédita na Câmara Municipal. Atualmente cinco Fóruns se encontram em atividade – Assistência Social, Saúde Mental, Transparência e Controle Social, Economia Solidária e Direitos da Mulher. Através dos fóruns foi possível mobilizar e consolidar iniciativas como a Vara Especializada em Violência contra a Mulher, as Semanas contra a Dependência Química e de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal entre outras.

Uma das grandes lutas foi a reativação do Conselho Municipal para Álcool e Drogas (COMAD). Reestruturado, e com o regimento alterado por lei de iniciativa da vereadora, após três anos de intensas mobilizações e cobranças ao Poder Público, o Conselho está ativo e estruturando a política municipal contra as drogas. Em 2014, a Prefeitura promulgou a lei da vereadora que regulamenta os “trenzinhos da alegria”, estabelecendo horários de funcionamento, as condições de transporte de crianças e punições. A lei foi o resultado de uma comissão especial de estudo que trouxe a questão para discussão na Câmara Municipal. Outra comissão presidida pela vereadora – “Cidade Legal” – elaborou diversas medidas para a política habitacional de Ribeirão Preto, entre elas a criação da Secretaria da Habitação e suspensão do sorteio para o atendimento à lista de espera dos inscritos na Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (COHAB).

Outras leis de autoria de Gláucia estabeleceram diretrizes para o atendimento de mulheres vítimas de violência e medidas de proteção à infância e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a Copa, a campanha It’s a Penalty, que a vereadora desenvolveu em parceria com a Ong Happy Child do Reino Unido, mobilizou diversos segmentos profissionais, sociais, além de empresas e setores do Poder Público contra o turismo sexual, principalmente envolvendo menores de idade.

Na questão ambiental e social, a vereadora preside a comissão que acompanha a situação da Cooperativa Mãos Dadas, a única entidade organizada para receber a coleta seletiva na cidade e que depende do apoio do Poder Público.

Na questão orçamentária, Gláucia vem apresentando emendas para aumentar os recursos na área social e melhorar a qualidade dos gastos da Prefeitura. Foi a primeira vereadora a denunciar os problemas nas contas municipais de 2012, tendo convocado por duas vezes o secretário da Fazenda para explicações.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

“Faremos novamente uma grande festa”, garante Gusttavo Lima para região de Ribeirão Preto

Cantor sertanejo traz a turnê "Embaixador In" no dia 10 de dezembro

Em turnê dos 40 anos de carreira Roupa Nova retorna a Ribeirão Preto

A turnê de 40 anos do Roupa Nova chega a Ribeirão Preto no dia 16 de dezembro. Celebrando quatro décadas de história, o grupo...

Coletivo Proporciona realiza evento artístico na Toca do Urso

Encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 17h, com a exposição “Mulheres Colorado”, transmissão de documentário e show do cantor Tibless

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto apoia campanha Natal das Crianças

Ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo arrecadar brinquedos novos e usados, em bom estado de conservação

RibeirãoShopping e SantaÚrsula sorteiam 3 automóveis zero quilômetro e presenteiam clientes com panetone da Havanna neste Natal

De 18 de novembro a 30 de dezembro, R$ 400,00 em compras valem um número da sorte para concorrer aos prêmios, além de levar para casa um delicioso panetone recheado com doce de leite (limitado enquanto durarem os estoques)
- PUBLICIDADE -