InícioPolíticaGláucia Berenice assume a prefeitura de Ribeirão Preto

Gláucia Berenice assume a prefeitura de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Com medo de responder por atos ilegais cometidos por Dárcy, Marinho Sampaio (PMDB) decidiu renunciar ao cargo de vice.

Quem estava respondendo administrativamente pela prefeitura era o secretário de governo, Marcus Berzoti. Entretanto, ele não tinha competência para sancionar e promulgar leis, além de resolver problemas outros problemas graves, como o pagamento do 13º salário.

O secretário também não tem competência de colocar em vigor a Lei Orçamentária de 2017, caso ela seja aprovada pelo Legislativo até o dia 22 deste mês.

A vereadora Gláucia Berenice anunciou, durante a Sessão na noite desta terça-feira (13), que renuncia ao cargo no Legislativo para assumir a Prefeitura de Ribeirão Preto a partir das 12h desta quarta-feira (14).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Glaucia informou que sua meta como presidente da camara foi igualar o numero de assessores em todos gabinetes, o que não ocorria, chegando a 10 suplentes para alguns parlamentare.
Com aprovação da lei de Gláucia Berenice todos terão o mesmo numero de vereadores, e logo após votação foi anunciado que nesta Quarta=feira (14) a então vereadora assumira a cadeira mais importante do executivo.

Assistente social durante 25 anos, fundou e coordenou dezenas de serviços sociais voltados à proteção da infância, adolescência, profissionalização e reabilitação de pessoas vivendo com Aids. Gláucia entrou na política nas eleições de 2008, quando se elegeu vereadora em sua primeira campanha. Durante seu primeiro e segundo mandato, conquistado em 2012, vem se destacando na fiscalização do Poder Executivo e na elaboração de políticas públicas de forma participativa, com a criação e coordenação de Fóruns Permanentes, numa iniciativa inédita na Câmara Municipal. Atualmente cinco Fóruns se encontram em atividade – Assistência Social, Saúde Mental, Transparência e Controle Social, Economia Solidária e Direitos da Mulher. Através dos fóruns foi possível mobilizar e consolidar iniciativas como a Vara Especializada em Violência contra a Mulher, as Semanas contra a Dependência Química e de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal entre outras.

Uma das grandes lutas foi a reativação do Conselho Municipal para Álcool e Drogas (COMAD). Reestruturado, e com o regimento alterado por lei de iniciativa da vereadora, após três anos de intensas mobilizações e cobranças ao Poder Público, o Conselho está ativo e estruturando a política municipal contra as drogas. Em 2014, a Prefeitura promulgou a lei da vereadora que regulamenta os “trenzinhos da alegria”, estabelecendo horários de funcionamento, as condições de transporte de crianças e punições. A lei foi o resultado de uma comissão especial de estudo que trouxe a questão para discussão na Câmara Municipal. Outra comissão presidida pela vereadora – “Cidade Legal” – elaborou diversas medidas para a política habitacional de Ribeirão Preto, entre elas a criação da Secretaria da Habitação e suspensão do sorteio para o atendimento à lista de espera dos inscritos na Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (COHAB).

Outras leis de autoria de Gláucia estabeleceram diretrizes para o atendimento de mulheres vítimas de violência e medidas de proteção à infância e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a Copa, a campanha It’s a Penalty, que a vereadora desenvolveu em parceria com a Ong Happy Child do Reino Unido, mobilizou diversos segmentos profissionais, sociais, além de empresas e setores do Poder Público contra o turismo sexual, principalmente envolvendo menores de idade.

Na questão ambiental e social, a vereadora preside a comissão que acompanha a situação da Cooperativa Mãos Dadas, a única entidade organizada para receber a coleta seletiva na cidade e que depende do apoio do Poder Público.

Na questão orçamentária, Gláucia vem apresentando emendas para aumentar os recursos na área social e melhorar a qualidade dos gastos da Prefeitura. Foi a primeira vereadora a denunciar os problemas nas contas municipais de 2012, tendo convocado por duas vezes o secretário da Fazenda para explicações.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

27 cidades da região já decidiram cancelar o carnaval

Em Ribeirão se depender de alguns vereadores o carnaval devera ser cancelado, mas 8 deles querem o carnaval para comemorar as 3 mil mortes pela doença. Veja quem são.

Enem 2021: Segundo dia de provas mobiliza candidatos em Ribeirão

Nos locais de exame, os portões são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30

Palmeiras fatura R$ 160 milhões com vitória da Libertadores

Palmeiras vence Flamengo na prorrogação e conquista 3º título da Libertadores e se torna o maior das Américas. Veja os Gols

Rota da Cerveja será retomada neste sábado, dia 27

Conhecida nacionalmente como “terra do chopp”, Ribeirão Preto é sede de várias cervejarias artesanais

Paulistão 2022 veja quando é a estreia do Botafogo

Competição irá começar no dia 26 janeiro e tem previsão para terminar no dia 3 de abril. Na verdade antes do termino já teremos vários lockdown, PREPARA-SE o retorno parte 15
- PUBLICIDADE -