InícioPolíticaGláucia Berenice assume a prefeitura de Ribeirão Preto

Gláucia Berenice assume a prefeitura de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Com medo de responder por atos ilegais cometidos por Dárcy, Marinho Sampaio (PMDB) decidiu renunciar ao cargo de vice.

Quem estava respondendo administrativamente pela prefeitura era o secretário de governo, Marcus Berzoti. Entretanto, ele não tinha competência para sancionar e promulgar leis, além de resolver problemas outros problemas graves, como o pagamento do 13º salário.

O secretário também não tem competência de colocar em vigor a Lei Orçamentária de 2017, caso ela seja aprovada pelo Legislativo até o dia 22 deste mês.

A vereadora Gláucia Berenice anunciou, durante a Sessão na noite desta terça-feira (13), que renuncia ao cargo no Legislativo para assumir a Prefeitura de Ribeirão Preto a partir das 12h desta quarta-feira (14).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Glaucia informou que sua meta como presidente da camara foi igualar o numero de assessores em todos gabinetes, o que não ocorria, chegando a 10 suplentes para alguns parlamentare.
Com aprovação da lei de Gláucia Berenice todos terão o mesmo numero de vereadores, e logo após votação foi anunciado que nesta Quarta=feira (14) a então vereadora assumira a cadeira mais importante do executivo.

Assistente social durante 25 anos, fundou e coordenou dezenas de serviços sociais voltados à proteção da infância, adolescência, profissionalização e reabilitação de pessoas vivendo com Aids. Gláucia entrou na política nas eleições de 2008, quando se elegeu vereadora em sua primeira campanha. Durante seu primeiro e segundo mandato, conquistado em 2012, vem se destacando na fiscalização do Poder Executivo e na elaboração de políticas públicas de forma participativa, com a criação e coordenação de Fóruns Permanentes, numa iniciativa inédita na Câmara Municipal. Atualmente cinco Fóruns se encontram em atividade – Assistência Social, Saúde Mental, Transparência e Controle Social, Economia Solidária e Direitos da Mulher. Através dos fóruns foi possível mobilizar e consolidar iniciativas como a Vara Especializada em Violência contra a Mulher, as Semanas contra a Dependência Química e de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal entre outras.

Uma das grandes lutas foi a reativação do Conselho Municipal para Álcool e Drogas (COMAD). Reestruturado, e com o regimento alterado por lei de iniciativa da vereadora, após três anos de intensas mobilizações e cobranças ao Poder Público, o Conselho está ativo e estruturando a política municipal contra as drogas. Em 2014, a Prefeitura promulgou a lei da vereadora que regulamenta os “trenzinhos da alegria”, estabelecendo horários de funcionamento, as condições de transporte de crianças e punições. A lei foi o resultado de uma comissão especial de estudo que trouxe a questão para discussão na Câmara Municipal. Outra comissão presidida pela vereadora – “Cidade Legal” – elaborou diversas medidas para a política habitacional de Ribeirão Preto, entre elas a criação da Secretaria da Habitação e suspensão do sorteio para o atendimento à lista de espera dos inscritos na Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (COHAB).

Outras leis de autoria de Gláucia estabeleceram diretrizes para o atendimento de mulheres vítimas de violência e medidas de proteção à infância e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a Copa, a campanha It’s a Penalty, que a vereadora desenvolveu em parceria com a Ong Happy Child do Reino Unido, mobilizou diversos segmentos profissionais, sociais, além de empresas e setores do Poder Público contra o turismo sexual, principalmente envolvendo menores de idade.

Na questão ambiental e social, a vereadora preside a comissão que acompanha a situação da Cooperativa Mãos Dadas, a única entidade organizada para receber a coleta seletiva na cidade e que depende do apoio do Poder Público.

Na questão orçamentária, Gláucia vem apresentando emendas para aumentar os recursos na área social e melhorar a qualidade dos gastos da Prefeitura. Foi a primeira vereadora a denunciar os problemas nas contas municipais de 2012, tendo convocado por duas vezes o secretário da Fazenda para explicações.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -