InícioPolíticaComissão Especial de Estudos dos 28% ouve três pessoa na primeira audiência

Comissão Especial de Estudos dos 28% ouve três pessoa na primeira audiência

- continua após a publicidade -

O vereador Renato Zucoloto (PP), presidente da Comissão Especial de Estudos sobre o acordo dos 28,35%, conduziu nesta sexta-feira, 31/03, a primeira audiência pública da CEE que tem o objetivo de alcançar um consenso entre os servidores municipais e a gestão do novo governo de Duarte Nogueira Júnior. O funcionalismo cobra do executivo a continuidade dos pagamentos das parcelas referentes à defasagem salarial causada pela inflação de 40,71% durante o Plano Collor.

Por quase 3 horas, no plenário da Câmara Municipal, os vereadores Renato Zucoloto (PP); Marinho Sampaio (PMDB); André Trindade (DEM) e Mauricio Gasparini (PSDB), acompanharam esclarecimentos prestados por três convidados; fizeram perguntas aos depoentes e também deixaram espaço aberto e democrático para que os servidores tirassem suas dúvidas ao longo da audiência pública.

Nessa primeira audiência pública da CEE dos 28%, estiveram presentes para prestar esclarecimentos: Os servidores municipais Thomaz Perianhes Júnior, Diretor de Departamento de Recursos Humanos e Marcos Berzoti, Ex-secretário Municipal de Governo na gestão passada do executivo e antigo membro do setor de auditoria e controle interno da Secretaria da Fazenda no ano de 2008, época do primeiro acordo judicial firmado para o repasse dos 28,35% aos servidores públicos de Ribeirão Preto.

Perianhes afirmou que a atual gestão municipal mantém o compromisso de cumprir o prazo de 90 dias para voltar a pagar as parcelas referentes aos 28,35%, mas que mesmo depois de quase metade do prazo (42 dias), os cálculos ainda não foram finalizados pelo executivo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já Berzoti salientou dois pontos: A legalidade e legitimidade dos cálculos do acordo original de 2008, mas explicou os equívocos do aditamento feito no segundo acordo entre 2012 e 2013, afirmando que o então Secretário Municipal de Administração, Marco Antônio dos Santos, mentiu ao usar uma simulação de cálculos produzida por Berzoti como se fosse proveniente de uma auditoria.

 

“Vou usar a palavra que eu usei no meu depoimento na Polícia Federal: Usaram indevidamente a planilha que eu fiz de simulação. O que fizeram? Pegaram esse valor de simulação e fizeram um documento, assinado pelo então Secretário de Administração, Marco Antônio dos Santos, dizendo que a auditoria teria calculado a diferença… Mentira. Aquilo não era cálculo de diferença, era apenas uma simulação e que segundo Marco Antônio, geraria uma economia para o Município de 69 milhões de reais… Outra mentira. Então, com base nessa minha planilha de simulação, tirou-se 3% dos servidores para começar a pagar o escritório de advocacia da doutora Zueli”, explicou Marcos Berzoti.

A CEE ainda ouviu Silvio Pereira, gerente de relacionamento de governo do Banco do Brasil. Ele afirmou que a instituição financeira não tem qualquer interesse e nem condições de interromper os descontos de consignados e outras modalidades de créditos que foram adquiridos pelos servidores que fizeram um adiantamento do repasse referente aos 28%.

 “Está claro, e bem claro, que o acordo espúrio foi o de 2012. Um acordo com notas fraudulentas, entabulado entre prefeita; secretário de administração, o senhor Marco Antônio dos Santos, e o sindicato dos servidores. Hoje nós ouvimos os representantes da prefeitura, e nas próximas audiências públicas queremos ouvir os representantes do sindicato dos servidores, inclusive, da época, como por exemplo o senhor Wagner Rodrigues e até mesmo o senhor André Soares Hentz, advogado da senhora Maria Zueli Librandi. Precisamos, pelo menos, colocar pra andar novamente o que foi estipulado em 2008, e o mais rápido possível. Já a lambança de 2012 a gente pode tentar consertar com mais calma e mais tempo”, conclui o vereador e presidente da CEE, Renato Zucoloto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Palmeiras pode ser campeão brasileiro em três rodadas

Agora, o time alviverde paulista se prepara para receber o Coritiba nesta quinta-feira (6), às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Festival do Café traz expositores, cursos, palestras e apresentações musicais

Evento será realizado de sexta a domingo (7 a 9 de outubro) no espaço A Fábrica, com entrada gratuita e shows do projeto Choro da Casa, Verônica Ferriani e Luciana Mello

Ladeira abaixo: corrida de carrinhos agita Ribeirão neste domingo

Rotas alternativas no trânsito na zona Sul vão auxiliar motoristas e moradores durante o evento

Cursos do Programa Inclusão Produtiva estão com inscrições abertas

Fabricação de Produtos de Confeitaria e de Pães Doces e Semidoces são os cursos oferecidos

Orquestra Beija-flor da IAS se apresenta na 19ª Feira do Livro de Sertãozinho 

Apresentação será na sexta-feira, dia 7, às 19h30, no palco principal na Praça Mané Gaiola, no Centro
- PUBLICIDADE -