InícioPolíticaAdvogado alerta que eventual arquivamento do processo de cassação beneficiaria diretamente os...

Advogado alerta que eventual arquivamento do processo de cassação beneficiaria diretamente os vereadores

- continua após a publicidade -

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto tem o dever de dar prosseguimento ao processo político-administrativo a que nove ex-vereadores da cidade respondem por suposta quebra de decoro parlamentar. É o que defende o advogado Edson Oliveira, coordenador do observatório das eleições da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP).

Ele se diz “perplexo” com a notícia veiculada pela imprensa local de que a Câmara Municipal de Ribeirão Preto não daria prosseguimento ao processo. “Se, de fato, esta informação é verdadeira, tal atitude gera perplexidade haja vista que o Poder Legislativo, que tem o dever de buscar a verdade e agir de forma imparcial no referido processo, estaria, na realidade, beneficiando de forma indevida os vereadores acusados e processados”, diz Edson Oliveira.

Segundo ele, nunca é demais lembrar que, conforme consta, foi anulado o procedimento e não o processo como um todo, que é composto, inclusive, por denúncia válida e recebida enquanto os referidos réus ainda eram vereadores.

“Sem entrar no mérito do decoro parlamentar e do procedimento que o Poder Judiciário anulou, cumpre mencionar que a condenação político-administrativa gera efeitos em outras esferas. Isso porque a condenação à perda do mandato pelo Poder Legislativo incorre em causa de inelegibilidade”, explica.

Ele alerta que é importante observar que a inelegibilidade em questão não se trata de suspensão dos direitos políticos, pois isso se dá somente nas hipóteses taxativas do art. 15 da Constituição Federal. “A inelegibilidade em questão é aquela que visa a proteger a probidade administrativa e a moralidade para exercício de mandato considerada a vida pregressa do candidato; ou seja, a inelegibilidade tratada pela Lei Complementar n. 64/90, com a reforma da Lei da Ficha Limpa. Este foi, inclusive, o fundamento que se deu para que a ex-prefeita Dárcy Vera tivesse o seu mandato cassado em março de 2017, mesmo após o término de sua gestão municipal, que se deu em 2016”, completa o coordenador do Observatório das Eleições.

“Acredito que o Presidente da Câmara não seja imprudente desta maneira, pois o mesmo poderá responder até pessoalmente na hipótese de negligenciar um processo já aberto e, de certa forma, válido”, finalizara Oliveira.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os ex-vereadores afastados pela Operação Sevandija são Maurilio Romano (PP), Cícero Gomes (PMDB), Walter Gomes (PTB), Samuel Zanferdini (PSD), Bebé (PSD), Jiló (PTB), Saulo Rodrigues (PRB), Capela Novas (PPS), Genivaldo Gomes (PSD).

publicidade
publicidade

🌱 Fenasucro & Agrocana: Inscrições Abertas para a Edição Histórica de 30 Anos! 🎉

Tradicionalmente reconhecida como referência no lançamento de tecnologias e inovações para o setor bioenergético, a Fenasucro & Agrocana, conhecida como a Feira Mundial da Bioenergia, abre o credenciamento para a edição comemorativa de 30 anos.

🎓 Universidade Promove Atendimentos Gratuitos em Ribeirão Preto 📍

A Universidade de Ribeirão Preto está promovendo mais uma edição do evento "Unaerp Solidária", que ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio na Praça Carlos Gomes, no centro da cidade.

🎸 Festival João Rock: Reserve seu Locker Agora e Aproveite Sem Preocupações! 🔐

Para isso, foram disponibilizadas unidades de lockers, que já podem ser reservadas no site oficial do evento, joaorock.com.br. Esses guarda-volumes são ideais para quem deseja armazenar seus itens pessoais com segurança durante o festival.

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do movimento Maio Amarelo 2024

Especialistas refletem sobre a importância da campanha e dão dicas importantes para os motoristas

McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00

Na data, o valor arrecadado com as vendas do sanduíche será revertido para causas infantojuvenis apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e Instituto Ayrton Senna
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile