O Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 18, as lideranças dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e o vereador Maurício Gasparini.
Na oportunidade, os presidentes dos oito Consegs, Lagoinha, Ribeirão Verde, Presidente Dutra, Centro, Sul, Bonfim Paulista, Vila Virgínia e Oeste informaram ao chefe do Executivo sobre vários assuntos relacionados à atuação do Conselho nos bairros da cidade, assim como os projetos desenvolvidos como o “Vizinhança Solidária”. Este programa tem por objetivo integrar vizinhos que vigiam suas casas, informando a Polícia Militar sobre eventuais movimentações de suspeitos pelo bairro.
No Conseg que atua na região Oeste da cidade, por exemplo, a presidente Maria Sílvia Rutigliano Roque, informou que os 3.600 participantes, moradores da região, formaram 34 grupos para garantir a segurança do local. “Conseguimos reduzir a zero a incidência de furtos”, informou.
O presidente da Defesa Civil, Renato Catita, também presente à reunião parabenizou o trabalho de todos e falou da importância da união de forças. “Quando se fala em ordem pública, é necessário que exista um entendimento do todo. Isso significa que é necessário o cidadão englobe, neste conceito, tudo que envolve a cidade, os espaços públicos e seus problemas, ou seja, limpeza, mobilidade urbana e segurança pública”, disse.
Em seguida foi entregue ao chefe do Executivo um documento contendo pedidos de avaliação.
O prefeito Duarte Nogueira colocou-se à disposição dos representantes dos Consegs e elencou ações para garantir a segurança na cidade e os pedidos feitos no documento.
“Já estamos providenciando o aumento do número de câmeras do projeto Olho de Águia que atuará em conjunto às câmaras Guardiãs. Dia 10 de maio, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo estará aqui em Ribeirão para instalar o gabinete metropolitano de segurança pública. Vamos georeferenciar, junto à Polícia Militar as localidades onde ocorre o maior índice de criminalidade para aumentar a luminosidade destas áreas e continuaremos com o trabalho de zeladoria da cidade por meio do Passa a Limpo Ribeirão”, afirmou o prefeito.
Ele completou dizendo que também buscará a urbanização como forma de combate à criminalidade.
“Vamos urbanizar as áreas verdes, pavimentar 100 quilômetros de ruas das cidades. O parque Maurílio Biagi passará por revitalização, por meio de uma parceria com o shopping Santa Úrsula. Também implantaremos um projeto de skate por meio do Fundo Social de Solidariedade no local e vamos viabilizar os locais de encontro e torná-los acessíveis à população de baixa renda que não tem condições de custear o lazer. Queremos pessoas felizes em uma cidade que funciona”.