InícioMundoComo se preparar para imigrar para a Itália

Como se preparar para imigrar para a Itália

- continua após a publicidade -

Fundador do Italiano Fácil dá quatro sugestões essenciais que precisam ser consideradas por quem pretende viver no país

Viver em outro país é o sonho de muitos brasileiros, e a Itália costuma ser um dos destinos escolhidos. Uma vez que os trâmites burocráticos – como um eventual processo de cidadania – estejam resolvidos, como é possível se preparar para imigrar para o país de forma tranquila, evitando dores de cabeça?

De acordo com Ronaldo Siliveri Almeida, fundador do Italiano Fácil, escola de italiano com mais de três mil alunos no mundo todo, existem alguns passos fundamentais que não podem ser deixados de lado por quem pensa em imigrar para a Itália. “Muitos imigrantes se esquecem de coisas básicas porque estão empolgados demais com a possibilidade de morar fora, mas pensar em alguns pontos antes de ir faz uma grande diferença”, afirma.

Entre outras coisas, confira quatro passos sugeridos por Ronaldo para quem quer imigrar para a Itália e se preparar para isso:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
  1. Se preparar psicologicamente – Morar em outro país pode ser uma experiência incrível, mas também é desafiador ter que encarar uma nova cultura, a distância de amigos e familiares e etc. Por isso, o preparo psicológico é importante. “Começar a entender a cultura do país, sua história e costumes antes mesmo de viajar pode ajudar a preparar o emocional e deixar espaço para uma experiência maravilhosa”, diz o fundador do Italiano Fácil.
  2. Se preparar financeiramente – Quais serão os custos de viver em um país como a Itália? Você está preparado para encarar os gastos em euro? Como irá se sustentar? E se levar mais tempo para arrumar um emprego? “Saber como economizar com algumas coisas também entra nesse quesito. Já explicamos em nosso blog, por exemplo, que dá para gastar menos até mesmo com as passagens, acomodação, etc.”, afirma ele.
  3. Buscar informações sobre a Itália – O que cada cidade oferece? Quais as leis mais importantes? Como funciona o sistema de saúde? Quais as opções de entretenimento? “Informações simples, do dia a dia, podem ser muito úteis para quem está pretendendo imigrar. Costumamos tratar de todos esses assuntos com nossos alunos, pois sabemos que são muito importantes para quem está indo para a Itália”, explica Ronaldo. 
  4. Aprender italiano – Esse é um ponto básico para qualquer um que deseja imigrar para a Itália. “Falar a língua será essencial para conseguir se comunicar, fazer novos amigos, encontrar oportunidades de trabalho e todo o resto. Portanto, trata-se de uma necessidade básica de quem pensa em viver na Itália. Muitas pessoas acabam deixando para aprender italiano apenas quando chegam na Itália, e isso acaba se tornando uma experiência um pouco traumatizante. Quem já chega ao país com uma base, consegue trabalho mais facilmente, se integra melhor a sociedade e salta diversos obstáculos”,  conclui ele.

Sobre Ronaldo Siliveri Almeida

É autor, empreendedor, pesquisador e fundador do Italiano Fácil, escola de italiano com mais de três mil alunos no mundo todo. Promotor oficial da Università Dante Alighieri e também professor convencionado à Università della Calabria. Para mais informações, acesse https://italianofacil.com/ ou pelas redes @italianofacil

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -