InícioLazer e CulturaÚltimos dias de visitação das cinco exposições simultâneas do MARP

Últimos dias de visitação das cinco exposições simultâneas do MARP

Sábado, dia 4 de março, é a última oportunidade de visitar as obras dos artistas Osvaldo Carvalho, Heloisa Lodder, Jussara Marangon, Corina Ishikura e Marcella Moraes

- continua após a publicidade -

Sábado, dia 4 de março, é a última oportunidade de visitar as obras dos artistas Osvaldo Carvalho, Heloisa Lodder, Jussara Marangon, Corina Ishikura e Marcella Moraes

Encerram-se neste sábado, dia 4 de março, as cinco exposições simultâneas que o Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) Pedro Manuel-Gismondi realiza como parte da programação de exposições em comemoração aos 30 anos de sua existência.

Os vencedores do 47º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (SARP) participam das exposições simultâneas junto aos artistas Heloisa Lodder (Breve Lançamento), Osvaldo Carvalho (Balada) e Marcella Moraes (Paisagens Bioindicadoras).

As artistas Jussara Marangoni e Corina Ishikura também participam da exposição, com a mostra “Fazer e Desfazer Paisagens”, além do “Diálogos a partir de obras do Acervo” do MARP, que traz uma parte do acervo do museu.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto arquivo

Sobre as exposições

A exposição “Breve Lançamento” é a primeira mostra individual da artista Heloisa e contempla uma intervenção junto às grades de fechamento do MARP, como forma de chamar a atenção da população para o prédio histórico, sede do museu, além de ocupar uma das salas expositivas do local, onde convida as pessoas à reflexão.

Osvaldo Carvalho traz a exposição “Balada”, que surgiu no momento em que balas perdidas começaram a atingir seu ateliê, na zona norte do Rio de Janeiro-RJ. As imagens que o artista propôs a pintar são de coisas banais, escritos/grifos pelas ruas, prédios, lugares do cotidiano que são eclipsados, de uma placa de trânsito a um viaduto, indagando ou simplesmente revelando.

Terceira artista premiada do SARP, Marcella Moraes propôs a exposição “Paisagens Bioindicadoras”, com uma seleção de obras em torno da investigação da artista em novos índices de natureza, a mutação da paisagem, clima e habitações no atual regime climático, buscando estados poéticos, pequenos gestos e novas formas de se relacionar com a Terra.

foto arquivo

A exposição “Fazer e desfazer paisagens” trata-se de uma mostra coletiva das artistas Jussara Marangoni e Corina Ishikura, que apresentam produções das quais discursam e questionam a noção da paisagem na sociedade ocidental. O conjunto de obras propõe provocar o espectador, a uma reflexão sobre o distanciamento do ser humano da natureza e de outras possibilidades de se inserir na paisagem.

Para completar as exposições, cinco obras do Acervo MARP foram escolhidas para dialogar e ampliar as questões trazidas pelos artistas. São obras de Alan Oju, Flavia Mielnik, Marcos Chaves, Ricardo Villa e Ulisses Garcez.

arquivo pessoal

30 anos MARP

Inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP compõe o cenário cultural e histórico de Ribeirão Preto e traz programação dinâmica e contundente durante todo o ano para a população.

O prédio onde está instalado o MARP, possui estilo eclético e foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural aconteceu em 31 de dezembro de 1908. Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura de Ribeirão Preto, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, funcionando até o ano de 1984, quando foi transferida para o pavimento superior da Casa da Cultura.

Após uma grande reforma, é inaugurado em 22 de dezembro de 1992, às 21h, o MARP, com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, que na época contava com obras do SARP e do Salão Brasileiro de Belas Artes (SABBART), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, a exemplo dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, além de promover a recuperação do acervo.

Em homenagem póstuma ao crítico de arte e artista plástico Pedro Manuel-Gismondi, falecido em 1999, o espaço, a partir do ano de 2000, passou a ser denominado MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.

Atualmente, possui um acervo público com aproximadamente 1700 obras de arte, constituído por prêmios aquisitivos e doações de diversos artistas. Em seus 30 anos, o MARP recebeu projetos históricos que marcaram a sua trajetória, como as exposições “Dalí Monumental”, “Interior de Portinari”, “Lasar Segall – Maternidades”, “Viajando com Guignard”, “100 Anos de Pancetti” e “Anos 20: A Modernidade Emergente”.

foto arquivo

Serviço

Exposições simultâneas do MARP

Período: até 4 de março

Visitação: das 9h às 15h

Valor: Entrada gratuita

Local: MARP

Endereço: Rua Barão do Amazonas, nº 323 – Centro

Informações: (16) 3635-2421 ou pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🔥🔌 CPFL Energia Oferece Curso Gratuito de Capacitação em Subestação 🔌🔥

A CPFL Energia, em parceria com o Centro Universitário Facens, está com inscrições abertas para um curso de capacitação em subestação, com oportunidades para moradores de diversas cidades.

🚨🏥 Faustão Hospitalizado Novamente: Novas Complicações de Saúde! 😱

Em certos casos a fila do SUS anda bem rapido, foi assim no transplante de coração e agora no transplante de rim. Seria otimo se isso fosse possivel a todos

29 de Fevereiro: Um Dia Raro com Histórias Extraordinárias

Para os nascidos em 29 de fevereiro, o aniversário é uma celebração rara e especial. Afinal, eles só comemoram a data a cada quatro anos, em um dia que só existe nos anos bissextos.

🎵🎶 França & Chorões De Volta ao “Chorinho na 7” 🎶🎵

O grupo França & Chorões retorna ao Projeto "Chorinho na 7" nesta sexta-feira, dia 1º de março, às 19h, na Praça Sete de Setembro.

🎭🎉 Reabertura do Teatro de Arena “Jaime Zeiger”: Um Novo Capítulo na História Cultural de Ribeirão Preto! 🎉🎭

O Teatro de Arena "Jaime Zeiger" será reaberto no próximo sábado, 02 de março, após passar por obras de revitalização e requalificação.
- PUBLICIDADE -