InícioLazer e CulturaTheatro Pedro completa 87 anos com festa para a população

Theatro Pedro completa 87 anos com festa para a população

- continua após a publicidade -

O Theatro Pedro II começou a ser construído em 1928, no apogeu do ciclo do café, pelos barões daquela época. Com seu complexo arquitetônico, é um dos principais patrimônios cultural e histórico de Ribeirão Preto e considerado o terceiro maior teatro de ópera do Brasil.

Sua história quase centenária é marcada pelo glamour, pelo declínio do Theatro, por tragédias como o incêndio que destruiu o Pedro II, pela sua reconstrução minuciosa com a recuperação de todos os detalhes e a devolução definitiva deste patrimônio para Ribeirão Preto.

E para comemorar seu aniversário de 87 anos, será realizado neste sábado, dia 7 de outubro, às 20h30, um Concerto Internacional da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP). E na sexta-feira, dia 6 de outubro, para as crianças e jovens da rede de ensino, mais um Ensaio Aberto de Orquestra.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o Theatro representa muito mais que um patrimônio, mas a história da cidade.

“Ele é um retrato da riqueza que foi o café e que ajudou Ribeirão Preto a se tornar a cidade que é hoje. Quem passa pelo Pedro II tem a oportunidade de conhecer, em apenas um local, muito da história de nossa cidade”, disse o prefeito.

Neste Concerto, com a regência do Maestro Reginaldo Nascimento, o público terá um repertório com o melhor da música clássica, com composições de Ravel, Puccini, Mozart, Verdi e Bizet, com a participação dos solistas Lucas Gonçalves, no Piano, Wladimyr Carvalho, no barítono, do tenor Alan Faria, da mezzosoprano Isabella Mestriner e da soprano Júlia Balieiro.

Antes, na sexta-feira, mais de 500 alunos da rede de ensino participam de mais um Ensaio Aberto de Orquestra, onde as crianças e jovens irão ver como é o ensaio de uma Orquestra, conhecer seus instrumentos e interagir com o maestro e os músicos, além de conhecerem a grandiosidade do terceiro maior teatro de ópera do Brasil.

Além dessas atividades, durante o mês de outubro será realizada uma exposição com fotografias relembrando os momentos mais marcantes do Theatro, contando em imagens um pouco de sua grandiosa história.

“O aniversário do Theatro tem que ser sempre comemorado como a vitória da cultura, da arte, da participação e valorização de todo artista que se empenha em dar o melhor de si para a formação de novos talentos. A arte é o melhor caminho de transformação e o Theatro Pedro II representa bem isto”, explicou a presidente da Fundação Dom Pedro, Mariana Jábali.

 

Para o maestro, será uma honra celebrar o aniversário de 87 anos do Theatro Pedro II com mais um concerto da série “Concerto Internacionais”. “No repertório, o virtuosístico concerto para piano em sol maior de Ravel e árias das mais consagradas poeras, entre elas La Bohéme, de Puccini, e Carmem, de Bizet. Será um concerto memorável”, relata Nascimento.

Theatro Pedro II

No início do século passado, o Theatro Pedro II foi a referência cultural de Ribeirão Preto, sendo o centro de acontecimentos políticos e sociais, recebendo grandes companhias teatrais e operísticas do exterior.

Inaugurado em 8 de outubro de 1930, com a apresentação do do filme “Alvorada do Amor”, o Theatro tinha capacidade para 2 mil pessoas. Por 30 anos, foi o principal polo cultural de Ribeirão Preto, com passagens secretas utilizadas por pessoas da alta sociedade que se hospedavam nos hotéis que ficavam ao lado do prédio.

Entre os anos de 1950 e 1970, o subsolo foi o local dos grandes bailes de carnaval da cidade. Fora esse período, o local era transformado em sala de jogos, que ficou conhecida como “Caverna do Diabo”.

A partir da década de 70, começou o declínio do Theatro com o seu arrendamento para se transformar em cinema, passando por reforma que descaracterizou totalmente o Pedro II. Acabou sendo fechado em 1978.

Mas o dia 15 de julho de 1980 jamais será esquecido. Quando exibia o filme “Os Três Mosqueteiros Trapalhões”, o Pedro II viveu sua história mais triste. Um incêndio devastou todo o Theatro e destruiu sua cobertura, além de comprometer sua estrutura.

Depois do incêndio, campanhas pedindo a preservação do patrimônio foram realizadas e, no dia 7 de maio de 1982, o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).

Em maio de 1991, teve início a primeira etapa de restauração e modernização do teatro. A reforma durou cinco anos e o restauro das características arquitetônicas originais recuperaram o Pedro II e ampliaram suas funções.

Na fase de reforma, a cúpula metálica da plateia principal foi reconstruída pela artista plástica Tomie Ohtake e a caixa cênica rebaixada em seis metros. Foi criado um subsolo com mais dois níveis: espaços para serviços de apoio artístico, oficina de cenário, carpintaria e almoxarifado técnico.

OSRP

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi fundada em 1921 e conta uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1938 por músicos e abnegados, desde então, a Orquestra é a mais antiga em atividade interrupta no Brasil e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.

Já se apresentou nas mais diversas salas de concerto do Brasil (Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Festival de Inverno de Campos do Jordão) e, desde sua fundação, seu principal palco para a apresentação tem sido o Theatro Pedro II.

Fundação D. Pedro II

Tem a finalidade de orientar, incentivar e patrocinar atividades artísticas e culturais, promover a defesa do patrimônio histórico-cultural do município e em especial do Theatro Pedro II.

Promover cursos, reuniões e congressos visando à realização de objetivos artísticos, culturais e educacionais da cidade e região, atendendo também eventos sem cobrança de ingressos, sendo constituída por conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020

Dirigente do Botafogo esquece a tradição e coloca o time entre os da várzea

Agora a torcida vai precisar trocar os bumbos e tambores por rosário, bíblia e agua benta, se não quiser estar ao lado do Leão

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
- PUBLICIDADE -