InícioLazer e CulturaSesc promove semana para conectar pessoas em ações pela cidadania

Sesc promove semana para conectar pessoas em ações pela cidadania

De 25/03 a 2/04, o projeto Territórios do Comum realiza cursos, feiras, bate-papos e vivências em unidades de todo o estado de São Paulo

- continua após a publicidade -

De 25/03 a 2/04, o projeto Territórios do Comum realiza cursos, feiras, bate-papos e vivências em unidades de todo o estado de São Paulo

A partir do dia 25/03, o Sesc São Paulo dá início à segunda edição do projeto Territórios do Comum – uma programação com mais de 70 atividades voltada à construção de modos de viver mais sustentáveis, economicamente justos e com acessibilidade a todos os públicos. Entre os destaques, estão previstas feiras, oficinas, vivências, rodas de conversa e intervenções artísticas, visando a promoção da cidadania em suas múltiplas dimensões, em 22 unidades da rede.

A programação – disponível em sescsp.org.br/territoriosdocomum – foi pensada com o objetivo de construir e fortalecer vínculos entre os participantes, na medida em que aproxima as pessoas que residem numa mesma região ou pessoas de outras localidades, mas com interesses e propósitos semelhantes. Daí vem o nome do projeto.

Territórios do Comum tem o intuito de difundir e potencializar ações já em desenvolvimento nos locais que abrigam as unidades do Sesc São Paulo, com enfoque para as questões socioambientais, geração de renda e trabalho e acessibilidade. Atenta aos desafios e à riqueza de repertórios das comunidades de cada região, a instituição pretende, neste projeto, reunir – pessoas propondo reflexões e projetos sociais para o bem comum.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
Sesc Sorocaba

Destaques no Sesc Ribeirão

Feira de produtos orgânicos e agroecológicos
Feira de produtos vegetais de época e de Plantas Alimentícias Não Convencionais -PANC’s – produtos agroecológicos e, principalmente, agroflorestais. Esse modo de produzir, livre de agrotóxico, além de visar um trabalho coletivo, alia produção de alimento ao reflorestamento. Ele permite a regeneração do solo, o aumento da biodiversidade e gera alimentos de ótima qualidade trazendo benefícios para o produtor, o consumidor e o próprio planeta. 

Venha conhecer e comprar alimentos frescos de produtores locais. Além de uma alimentação saudável e sustentável, você fortalecerá a agricultura familiar e a economia local. 


Dias 1 e 2/4, sábado e domingo, das 9h30 às 15h. 
Quintal. Acesso livre. 
Livre. 
Grátis. 
 

vivência 

Troca de Sementes e Mudas
Com Reinaldo Romero (Projeto Tá com Calor? Plante Árvores!)  
Espaço de distribuição e troca de sementes crioulas, mudas de hortaliças, árvores, plantas medicinais e ornamentais, possibilitando o diálogo, conhecimentos, saberes e sabores sobre cultura e biodiversidade brasileira. 
Reinaldo Romero é formado em Turismo e vive e trabalha em Ribeirão Preto – SP. Ambientalista com os pés enraizados na terra vermelha e a cabeça conectada ao planeta, faz do ativismo ambiental sua missão de vida. Desse modo, suas atividades profissionais se relacionam com o universo ambiental, pela recuperação ambiental e pela preservação da vida.  

Dias 1 e 2/4, sábado e domingo, das 10h às 15h. 
Quintal. Acesso livre. 
Livre. 
Grátis. 
 

bate-papo 

Cidade acessível e sustentável
Com Selma Meneses, Reinaldo Romero. Mediação da jornalista Maria Zulmira de Souza. 
O bate-papo traz à luz ações realizadas em Ribeirão Preto que pensam um cotidiano mais acessível e sustentável – como a arborização urbana ou mutirões de limpeza – e que também promovam a acessibilidade e inclusão de crianças com e sem deficiência em parques públicos, entendendo esses como espaços para exercer o livre brincar.   
 
Projeto Duda Nalini 
Fundado por Selma Meneses e inspirado em sua filha, Maria Eduarda, que era uma criança com deficiência. O projeto Duda Nalini busca garantir a participação social das crianças com deficiência em vários momentos de cultura, lazer, esporte e entretenimento. 

arquivo


   
Tá com calor plante árvores  
O projeto pretende colaborar para o aumento da arborização de ruas, parques e praças da cidade. Ribeirão Preto tem um índice de área verde de cerca de 5m² por habitante, muito abaixo do preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de no mínimo 15m² por habitante. 
A Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, ao longo de seus 34 anos de vida e luta, já realizou inúmeros plantios, sempre em parceria com associações, instituições e voluntários. Milhares de árvores já foram plantadas e doadas para regiões com baixa arborização. Além de plantar, o projeto busca semear a consciência sobre a grave situação do clima na cidade e no planeta.   
   
Maria Zulmira Souza (Zuzu)  
Palestrante, mediadora, criadora de conteúdos e formatos multimídia e comunicação na temática da sustentabilidade. A Comunicação e a Sustentabilidade são focos do seu trabalho desde 1991, quando idealizou e cocriou o programa Repórter Eco, da TV Cultura, no ar até hoje. De lá para cá, foram muitos projetos como Ecoprático, Sustentáculos, Casal Verde, entre outros.  
Sua trajetória midiática já soma mais de 6 mil histórias que contou ou ajudou a chegar à TV, rádio ou outras mídias sociais. 

 
Dia 1/4, sábado, das 11h às 12h. 
Espaço Múltiplo Uso. 30 vagas por ordem de chegada. 

10 anos. 
Grátis. 

SERVIÇO:

Territórios do Comum

De 25/03 a 2/04

No interior e litoral – Araraquara, Bertioga, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São Jose dos Campos, Taubaté e Thermas De P. Prudente.

Programação completa em sescsp.org.br/territoriosdocomum

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎤🎉 Multiplan Hall RibeirãoShopping Anuncia Programação de Shows e Eventos para 2024! 🎉🎤

Prepare-se para uma avalanche de entretenimento no Multiplan Hall RibeirãoShopping! confira alguns e os já marcados para 2024 Abba – The Show, Oingo Boingo, Dire Straits Legacy e And Summer a Lenda do The Police.

🎬🍿 Iguatemi Ribeirão Preto Sedia a 4ª Semana do Cinema com Ingressos a partir de R$12 e Combos Especiais no Cinépolis! 🍿🎬

Prepare-se para uma semana repleta de emoção e diversão nas telonas! O Iguatemi Ribeirão Preto, em parceria com o Cinépolis, apresenta a 4ª edição da "Semana do Cinema", trazendo descontos imperdíveis e combos especiais

🌟👗 Ribeirão Preto Recebe Workshop de Moda Internacional com Estilista de Renome! 👗🌟

Prepare-se para mergulhar no universo glamoroso da moda com o renomado estilista brasileiro Júlio César, que retorna ao Brasil após anos de sucesso nos Estados Unidos.

🎭 Cia. dos Náufragos leva o musical Maria da Luz ao SESI Ribeirão Preto! 🌟

A Cia. dos Náufragos, de Campinas (SP), apresenta o espetáculo infantil Maria da Luz, baseado no livro homônimo de Rafael Curci. Com música, máscaras e teatro de bonecos @sesiribeiraopreto

🚨 Polícia Civil apreende documentos na Prefeitura de Guatapará, SP, em investigação sobre ‘rachadinha’! 🕵️‍♂️

📑 Apreensão ocorreu no âmbito da segunda fase da Operação Ghost deflagrada nesta terça-feira (20). Investigação apura irregularidades no pagamento de funcionários públicos. Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.
- PUBLICIDADE -