O Concurso será realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto. A cidade recebe pela segunda vez a disputa estadual que reúne cerca de 800 cantores previamente classificados em suas regiões, de diversas cidades paulistas.
Atualmente, o karaokê é uma das artes que auxiliam na divulgação da cultura japonesa, além de ser uma fonte para a manutenção dos vínculos existentes entre os descendentes de japoneses no Brasil.
“É com imensa honra que Ribeirão Preto recebe o Concurso de Karaokê. Um evento como este, que traz pessoas de vários lugares, engrandece o município, fomenta o turismo e a economia da cidade, sede metropolitana. Posso afirmar que as tradições japonesas são valorizadas em Ribeirão, com a realização do Tanabata e outros eventos que apenas existem na cidade por força do apoio, empenho e garra da nossa comunidade japonesa”, disse o prefeito.
A secretária da Cultura destacou que receber um evento como este traz um público muito grande para Ribeirão Preto. “A realização do Karaokê vai movimentar o setor hoteleiro e de turismo da cidade que irão receber esses convidados. Essa joia cultural, que é a música japonesa, nos possibilita de ter contato com essa cultura através do canto”, explicou Isabella.
“O Karaokê é de todo o Estado de São Paulo. Teremos cerca de 800 cantores selecionados de todas as 15 regiões do Estado, um envolvimento cultural e também de confraternização de todas as entidades participantes. É um movimento fabuloso”, afirmou Mieko Sakamoto Nagayoshi, presidente da Liga Mogiana de Canção Japonesa.