Início Lazer e Cultura Música Ribeirão recebe Festival Música Nova "Gilberto Mendes"

Ribeirão recebe Festival Música Nova “Gilberto Mendes”

- continua após a publicidade -

Em sua 51ª edição, o Festival Música Nova “Gilberto Mendes” – FMN, acontecerá em Ribeirão Preto, de 23 a 27 de outubro, com programação totalmente gratuita, em locais como Sala de Concertos da Tulha, na USP-RP (Universidade de São Paulo) e Theatro Pedro II.

Este ano, o Festival apresenta em sua programação a execução de diversas peças de compositores consagrados e também estreias mundiais de compositores, como é tradição do Festival. Além de uma inovadora parceria com a Academia Livre de Música e Artes (ALMA), num festival dedicado à divulgação da música nova para jovens.

foto divulgação

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A ALMA participará do Festival com sua Orquestra Jovem Acadêmica, no dia 26, e também encena a Ópera Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caЯáter nacional, no dia 24, ambos no Theatro Pedro II, às 20h. É a primeira vez, em 50 anos, que o FMN recebe uma ópera contemporânea.

O FMN é o maior e mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina e homenageia este ano, o grande professor, fomentador artístico e influenciador direto em diversos festivais brasileiros, Olivier Toni, falecido em março de 2017. O homenageado também foi grande colaborador do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto), que realiza o festival desde 2012.

A programação gratuita garante a acessibilidade do público às salas de concerto e ao Theatro Pedro II, patrimônio cultural de Ribeirão Preto. Não é necessária a retirada de ingressos. A programação completa está disponível no site do Núcleo de Pesquisa do Departamento de Música – http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/fmn.html -. Mais informações pelo telefone (16) 3315-0000.

O festival é uma realização da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Música, tendo como responsável, o prof. Titular Rubens R. Ricciardi, com direção artística de Lucas E. S. Galon e assistente da direção artística, José Gustavo Julião de Camargo, com apoio da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto e Academia Livre de Música e Artes – ALMA.

Serviço

Festival Música Nova “Gilberto Mendes”

Data: 23 a 27 de outubro

 

Programação

23/10, segunda, 20h30, Sala de Concertos da Tulha

Concerto da Oficina Experimental do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Coro e Orquestra, com Convidados, sob regência e direção musical de Silvia Maria Pires Cabrera Berg. Concerto em homenagem ao Gilberto Mendes. Concerto de abertura

24/10, terça, 20h30, Theatro

CONCERTO ESPECIAL COMEMORATIVO AO DIA DO PROFESSOR e In Memorian Olivier Toni (1926-2017). Evento conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, com a USP Filarmônica (regência de Lucas Galon) e os solistas Felipe Rissatti (contratenor), Camilo Calandrelli (barítono), Tamara Pereira (soprano), Duo Corvisier (pianos), Hugo Novaes (violino) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).

25/10, quarta, 20h30, Theatro Pedro II

Récita da ópera Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caráter nacional de José Gustavo Julião de Camargo & Lucas Eduardo da Silva Galon, com direção cênica de José Maurício Cagno – Orquestra Jovem Acadêmica, atores, coro e solistas do projeto ALMA.

26/10, quinta, 20h30, Theatro Pedro II

Ensemble Mentemanuque & Orquestra Jovem Acadêmica ALMA executam peças de compositores consagrados (como o próprio Toni) e jovens compositores. Sob a regencia de Reginaldo Nascimento.

27/10, sexta, 20h30, Sala de Concertos da Tulha

Duo Cerri-Botelho & Fanfarre Percussion Ensemble.

Locais dos concertos

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370

Telefone: (16) 3977-8111

 

Sala de Concertos da Tulha do DM-FFCLRP-USP

Avenida Bandeirantes, 3

Telefone: (16) 3315-3136

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Com febre, Bolsonaro faz exame de Covid-19 e toma hidroxicloroquina

Presidente revelou que tem tido febre de 38ºC e fez radiografia de pulmão. Agenda desta terça-feira foi cancelada

Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara

Esses dispositivos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro, poderiam ferir a inviolabilidade do domicílio privado.

Comunicado do Sindicato dos Servidores sobre presidente da ACIRP

Estranhamente, o líder empresarial entende que sua classe está sendo atingida por medidas determinadas por Antônio ou por João, mas, por receio ou conveniência, decide combater José.

Secretário do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo acredita em melhora na economia da região no segundo semestre

No Webinar Avança 016 realizado pela Amcham, Marco Vinholi falou sobre expectativas para a retomada na região

Estado de SP tem queda de mortes por coronavírus pela 2ª semana seguida

Taxa de letalidade também caiu para 5% e é a menor já registrada desde o início da pandemia; dados apontam tendência de achatamento de curva
- PUBLICIDADE -