Início Lazer e Cultura Música Ribeirão recebe Festival Música Nova "Gilberto Mendes"

Ribeirão recebe Festival Música Nova “Gilberto Mendes”

- continua após a publicidade -

Em sua 51ª edição, o Festival Música Nova “Gilberto Mendes” – FMN, acontecerá em Ribeirão Preto, de 23 a 27 de outubro, com programação totalmente gratuita, em locais como Sala de Concertos da Tulha, na USP-RP (Universidade de São Paulo) e Theatro Pedro II.

Este ano, o Festival apresenta em sua programação a execução de diversas peças de compositores consagrados e também estreias mundiais de compositores, como é tradição do Festival. Além de uma inovadora parceria com a Academia Livre de Música e Artes (ALMA), num festival dedicado à divulgação da música nova para jovens.

foto divulgação

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A ALMA participará do Festival com sua Orquestra Jovem Acadêmica, no dia 26, e também encena a Ópera Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caЯáter nacional, no dia 24, ambos no Theatro Pedro II, às 20h. É a primeira vez, em 50 anos, que o FMN recebe uma ópera contemporânea.

O FMN é o maior e mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina e homenageia este ano, o grande professor, fomentador artístico e influenciador direto em diversos festivais brasileiros, Olivier Toni, falecido em março de 2017. O homenageado também foi grande colaborador do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto), que realiza o festival desde 2012.

A programação gratuita garante a acessibilidade do público às salas de concerto e ao Theatro Pedro II, patrimônio cultural de Ribeirão Preto. Não é necessária a retirada de ingressos. A programação completa está disponível no site do Núcleo de Pesquisa do Departamento de Música – http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/fmn.html -. Mais informações pelo telefone (16) 3315-0000.

O festival é uma realização da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Música, tendo como responsável, o prof. Titular Rubens R. Ricciardi, com direção artística de Lucas E. S. Galon e assistente da direção artística, José Gustavo Julião de Camargo, com apoio da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto e Academia Livre de Música e Artes – ALMA.

Serviço

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Festival Música Nova “Gilberto Mendes”

Data: 23 a 27 de outubro

 

Programação

23/10, segunda, 20h30, Sala de Concertos da Tulha

Concerto da Oficina Experimental do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Coro e Orquestra, com Convidados, sob regência e direção musical de Silvia Maria Pires Cabrera Berg. Concerto em homenagem ao Gilberto Mendes. Concerto de abertura

24/10, terça, 20h30, Theatro

CONCERTO ESPECIAL COMEMORATIVO AO DIA DO PROFESSOR e In Memorian Olivier Toni (1926-2017). Evento conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, com a USP Filarmônica (regência de Lucas Galon) e os solistas Felipe Rissatti (contratenor), Camilo Calandrelli (barítono), Tamara Pereira (soprano), Duo Corvisier (pianos), Hugo Novaes (violino) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).

25/10, quarta, 20h30, Theatro Pedro II

Récita da ópera Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caráter nacional de José Gustavo Julião de Camargo & Lucas Eduardo da Silva Galon, com direção cênica de José Maurício Cagno – Orquestra Jovem Acadêmica, atores, coro e solistas do projeto ALMA.

26/10, quinta, 20h30, Theatro Pedro II

Ensemble Mentemanuque & Orquestra Jovem Acadêmica ALMA executam peças de compositores consagrados (como o próprio Toni) e jovens compositores. Sob a regencia de Reginaldo Nascimento.

27/10, sexta, 20h30, Sala de Concertos da Tulha

Duo Cerri-Botelho & Fanfarre Percussion Ensemble.

Locais dos concertos

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370

Telefone: (16) 3977-8111

 

Sala de Concertos da Tulha do DM-FFCLRP-USP

Avenida Bandeirantes, 3

Telefone: (16) 3315-3136

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Com média semanal abaixo de 100 mortes, SP volta a patamar de abril

Mesmo com a quarentena mais livre, Dados da Secretaria de Saúde e do Centro de Contingência COVID-19 mostram que índice ficou em 91 óbitos na medição desta quarta

Dória dobra o ICMS para diversos setores no Estado de São Paulo para 2021

Para ajustar as contas do Estado de São Paulo em função da pandemia, o governo de João Dória já elegeu quem pagará as contas: os contribuintes e empresários.

Minions invadem o McDonald’s

Em ação inédita, a nova campanha do McLanche Feliz trará Minions e em dobro

Comércio de Ribeirão e região ganha Marketplace para atrair mais clientes, aumentar vendas e estimular a economia local

Trata-se da expansão do projeto Varejo+, iniciativa da CDL e do SINCOVARP. As duas entidades confirmam o lançamento do Shopping Center Online voltado especialmente à MEIs, micros, pequenas e médias empresas.

“Uber do ônibus” acusa Dória de tentar inviabilizar atividade e protesta em frente à sede do governo

Entre as participantes da manifestação está a Buser, maior plataforma do segmento no Brasil, cotada para se tornar, ainda neste ano, um unicórnio (nome dado às startups cujo valor alcança US$ 1 bilhão).