InícioLazer e CulturaInstituto do Teatro Brasileiro abre novas vagas em cursos de Técnicas e...

Instituto do Teatro Brasileiro abre novas vagas em cursos de Técnicas e Produção para Artes Cênicas em Ribeirão Preto

Gratuito, programa oferece formação nas áreas de som, luz, palco e produção cultural para formados no ensino médio acima de 18 anos. Em 2023, o projeto amplia oferta de vagas.

- continua após a publicidade -

Gratuito, programa oferece formação nas áreas de som, luz, palco e produção cultural para formados no ensino médio acima de 18 anos. Em 2023, o projeto amplia oferta de vagas.

O Grupo Colorado é o patrocinador do programa em Ribeirão Preto, junto com o Grupo Sada (Brazul e Transzero) e Expresso Nepomuceno. Inscrições abertas até 18 de maio.

O programa de cursos gratuitos para formação de produtores e técnicos culturais PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas está de volta este ano com uma oferta ampliada e mais de 500 vagas disponíveis em cinco estados brasileiros. O projeto criado pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) oferece quatro formações: Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural.

O projeto começou em 2022 e abarcou três cidades: Ipatinga (MG), São Paulo (SP) e Petrolina (PE) atingindo cerca de mil inscritos para 240 vagas. Neste ano, a oferta mais que dobrou e estará disponível em sete cidades. Cada cidade terá 80 vagas disponíveis, sendo 20 por especialização. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito ao registro profissional.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em Ribeirão Preto (SP), as inscrições, também gratuitas, estão abertas até 18 de maio em https://www.itb.art.br/. O Grupo Colorado é patrocinador do programa, ao lado do Grupo Sada (Brazul e Transzero) e Expresso Nepomuceno. O projeto também conta com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

“Foi muito emocionante ver que o programa fez muita diferença na vida dos alunos. Muitos já se formaram trabalhando na área. Outra coisa que me chamou muita atenção foi o fato de que o programa é feito para cada cidade em que acontece, valorizando a cultura local”, relata o coordenador pedagógico Gabriel Fontes Paiva.

O programa surgiu a partir de uma percepção do Instituto do Teatro Brasileiro sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra. O projeto quer atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além do registro profissional. Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos.

A equipe de concepção e coordenação é formada por oito profissionais: Ana Luisa Lima (consultora pedagógica), André Prado e Gabriel Fontes Paiva (coordenadores pedagógicos), Joab Sangi (coordenador), André Omote (coordenador do curso de Técnico de Som), Carol Bucek (coordenadora do curso de Técnica de Palco); Telma Fernandes (coordenadora do curso de Técnica de Luz) e Ana Helena Curti (coordenadora do curso de Produção Cultural). O corpo docente também foi formado de maneira plural, e contará ainda mais de quarenta profissionais, artistas, professores e estudiosos das práticas e das linguagens artísticas, sendo 28 pedagogos.

Segundo o coordenador pedagógico André Prado “o objetivo do programa PTAC é criar pontes entre as várias formas do fazer teatral em nosso país através de professores convidados e profissionais de excelência das diversas regiões do Brasil. Com eles e, a cada aula, percebemos o quanto somos parecidos mesmo sendo diferentes, pois, o que fazemos, tem um ponto comum em qualquer lugar do mundo: A essência do trabalho em grupo.”

Os cursos são divididos em 4 módulos, com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador.

As aulas devem ser ministradas de 6 de junho a 18 agosto 2023 de forma híbrida, tanto em uma plataforma online quanto presencialmente, com práticas em equipamentos das instituições parceiras em cada cidade. Algumas aulas serão simultâneas entre todas as cidades para promover um intercâmbio de aprendizado e vivência entre os alunos. Em outubro, ocorrem as formaturas dos futuros profissionais das artes cênicas. Os alunos aprovados recebem um certificado de conclusão de curso que permite retirar o registro profissional.

Serviço:

PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas

Turmas para o município de Ribeirão Preto (SP)

Inscrições: de 1º a 18 de maio, feitas por meio do site www.itb.art.br.

Divulgação dos selecionados: 2 de junho.

Aulas: de6 de junho até o final de agosto de 2023.

Número de vagas: 20 paraProdução Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Luz.

Siga o ITB no Instagram: @instituto.itb

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data

Workshop com Especialista do Google AdSense em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sediará a 2ª edição do "Expert em Google AdSense" nos dias 19 e 20 de abril (sexta-feira e sábado). O evento, organizado pela Join Ads, empresa especializada em sistemas de monetização e gestão de anúncios

Ribeirão Rodeo Music Celebra a Cultura Sertaneja com o Espaço Raiz 🤠🎶

Espaço Raiz. Este local é inteiramente dedicado a celebrar a história, a cultura e a tradição do universo caipira.

Restaurantes do Programa Bom Prato Abrem Especialmente para a Páscoa 🐟🌸

Pela primeira vez, os restaurantes do Programa Bom Prato no interior funcionarão durante a Sexta-Feira Santa (29/03) e o Domingo de Páscoa (31/03), oferecendo cardápios especiais com pratos típicos da época.
- PUBLICIDADE -