O Centro Cultural Palace e a Esplanada do Quarteirão Paulista recebem, de 28 a 30 de outubro, das 10h às 22h, a II Mostra Internacional de Videodança. O projeto acontece via edital do ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural), com patrocínio nacional “O Boticário na Dança” pelo segundo ano.
O projeto visa levar às pessoas a conhecerem e produzirem vídeodança, como acontece no exterior há mais de 20 anos. Este ano o foco está nas oficinas e mostras internacionais, e a partir desta, transformar Ribeirão preto em uma pplo produtor e apreciador desta nova firma híbrida de dança que é a vídeodanca.
O evento consiste em apresentações de videodanças selecionadas, em parceria com cinco países: México, Argentina, Bolívia, Chile e Espanha, além da parceria França e Brasil, com a exibição de um videodança. Os vídeos serão passados na Esplanada do Quarteirão Paulista.
Para esta edição, a organização prepara fóruns com sete profissionais, cinco do Brasil e dois do exterior, da Argentina e Bolívia.
É a segunda vez que o Palace sediará este evento, que já faz parte do calendário cultural do município.
Fora as exibições de vídeo, serão realizadas oficinas, palestras e mesas temáticas, voltadas à expressão artística da dança.
A Mostra tem por objetivo valorizar e fomentar a videodança, sendo que em sua primeira edição, teve a participação de 17 países e 10 estados do Brasil, com 30 participantes por oficinas, 50 vídeos selecionados e mais de 10 mil pessoas de público visitantes.
Este ano, a organização do evento firmou uma parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) de Ribeirão Preto e vai exibir os vídeos dos selecionados da Mostra Internacional de 2014, no mês de novembro, além da realização de mesa temática no dia 1º de novembro e oficinas gratuitas com Mariana Meloni e Susana Szperling, no dia 2, às 10h e às 14h.