InícioLazer e CulturaGestão da fundação Dom Pedro II de Ribeirão Preto é exemplo em...

Gestão da fundação Dom Pedro II de Ribeirão Preto é exemplo em debate público

- continua após a publicidade -

Uma consulta pública foi realizada na tarde da última quinta-feira, dia 16, na cidade de Uberlândia, pela Prefeitura local, com o objetivo de discutir um novo modelo de gestão para o Teatro Municipal da cidade, tendo como base a Fundação Dom Pedro II.

A secretária da Cultura e presidente da Fundação Dom Pedro II, Dulce Neves, participou, compondo à mesa, junto a profissionais da área cultural e do terceiro setor, além de gestores de outros modelos de Fundações.

“Uma Fundação com autonomia e comprometimento com o bem coletivo, trabalhando de uma forma séria e transparente, tem nestes elementos importante condição para garantir a celeridade necessária no momento em que vivemos. Foi extremamente interessante participar deste debate, porque além de apresentar este modelo de gestão do Theatro Pedro II, a opinião de gestores, artistas e agentes culturais colaboraram para expandir o conhecimento das necessidades de cada vertente”, ressalta Dulce Neves, secretária da Cultura.

De acordo com o secretário da Cultura de Uberlândia, Gilberto Neves, “é necessário repensar a maneira de gerir o Teatro Municipal, de uma maneira que ele se sustente e o modelo aplicado em Ribeirão Preto vai ajudar na aplicação jurídica e nos exemplos do que funciona e o que não funciona”, explica.

A consulta pública aconteceu no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, com a participação de servidores públicos, produtores, artistas e gestores culturais. Na ocasião foram discutidos diversos assuntos referentes à cultura, como o trabalho dos artistas em locais onde a cultura pública não chega, repensando a cultura de uma maneira simbólica, cidadã e econômica, priorizando gestão transparente, profissionalização de artistas e políticas públicas de inclusão e formação de público.

O Theatro Pedro II é gerido pela Fundação Dom Pedro II, em um modelo Público, com diversas políticas de valorização de artistas locais, com democratização do acesso, além da cobrança justa da locação, para grandes espetáculos, com patrocinadores e artistas nacionais.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

47ª Semana de Portinari continua, em Brodowski 

Totalmente gratuita, a programação traz pintura mural no projeto "Oficinas Andantes", Feira de Artesanato para incentivar a economia criativa, e muito mais

Roberto Carlos se apresenta em dose dupla em Ribeirão Preto

Shows do cantor acontecem nos dias 6 e 7 de Setembro, no Taiwan Centro de Eventos

Arraiá Viva Ribeirão chega à 12ª edição e busca auxiliar entidades 

Evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na Igreja Santa Teresinha Doutora

SEXTOU: Feira do livro, Rodeio de Barretos, Alexandre Pires e muito mais

Opções para programar seu final de semana não faltam. Escolha e bom final de semana.

Confira a programação da feira do livro de Ribeirão Preto que começa na próxima sexta-feira (19)

A FIL é CONSIDERADA A 7ª MAIOR FEIRA LITERÁRIA DA AMÉRICA LATINA E A 2ª MAIOR DO BRASIL.
- PUBLICIDADE -