InícioLazer e CulturaGestão da fundação Dom Pedro II de Ribeirão Preto é exemplo em...

Gestão da fundação Dom Pedro II de Ribeirão Preto é exemplo em debate público

- continua após a publicidade -

Uma consulta pública foi realizada na tarde da última quinta-feira, dia 16, na cidade de Uberlândia, pela Prefeitura local, com o objetivo de discutir um novo modelo de gestão para o Teatro Municipal da cidade, tendo como base a Fundação Dom Pedro II.

A secretária da Cultura e presidente da Fundação Dom Pedro II, Dulce Neves, participou, compondo à mesa, junto a profissionais da área cultural e do terceiro setor, além de gestores de outros modelos de Fundações.

“Uma Fundação com autonomia e comprometimento com o bem coletivo, trabalhando de uma forma séria e transparente, tem nestes elementos importante condição para garantir a celeridade necessária no momento em que vivemos. Foi extremamente interessante participar deste debate, porque além de apresentar este modelo de gestão do Theatro Pedro II, a opinião de gestores, artistas e agentes culturais colaboraram para expandir o conhecimento das necessidades de cada vertente”, ressalta Dulce Neves, secretária da Cultura.

De acordo com o secretário da Cultura de Uberlândia, Gilberto Neves, “é necessário repensar a maneira de gerir o Teatro Municipal, de uma maneira que ele se sustente e o modelo aplicado em Ribeirão Preto vai ajudar na aplicação jurídica e nos exemplos do que funciona e o que não funciona”, explica.

A consulta pública aconteceu no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, com a participação de servidores públicos, produtores, artistas e gestores culturais. Na ocasião foram discutidos diversos assuntos referentes à cultura, como o trabalho dos artistas em locais onde a cultura pública não chega, repensando a cultura de uma maneira simbólica, cidadã e econômica, priorizando gestão transparente, profissionalização de artistas e políticas públicas de inclusão e formação de público.

O Theatro Pedro II é gerido pela Fundação Dom Pedro II, em um modelo Público, com diversas políticas de valorização de artistas locais, com democratização do acesso, além da cobrança justa da locação, para grandes espetáculos, com patrocinadores e artistas nacionais.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

165 anos: Varejo de RP tem queda de 16%. Temos o que comemorar?

A população e empresários são verdadeiros guerreiros, que lutam com todas as forças para sobreviver e ainda ajudam aqueles que estão em situação mais fragilizada.

165 anos: Theatro Pedro II ganha cores da bandeira de RP no aniversário da cidade

Fachada ficará iluminada de azul e branco até o dia 26 de junho; Orquestra também se apresenta no local em comemoração à data Como homenagem...

165 anos: Totem “Eu amo Ribeirão” é inaugurado no Calçadão

Peça faz parte das festividades do aniversário da cidade

Transerp amplia horários de partidas de 35 linhas do transporte coletivo

Ampliação de alguns horários de partidas de 35 linhas do transporte coletivo (quadro abaixo).

Projeto Guri oferece mais de 750 vagas na região de Ribeirão Preto

Últimos dias - Inscrição de interesse é online e os cursos são gratuitos
- PUBLICIDADE -