InícioLazer e CulturaExposição no RibeirãoShopping conta a história de 15 mulheres que se destacam...

Exposição no RibeirãoShopping conta a história de 15 mulheres que se destacam em suas trajetórias

A mostra, que faz parte do projeto "História do Dia", da jornalista Daniela Penha, acontece de 8 a 31 de março, para celebrar o mês da mulher, e reúne também programação com oficinas e encontros com as personalidades da exposição

- continua após a publicidade -

A mostra, que faz parte do projeto “História do Dia”, da jornalista Daniela Penha, acontece de 8 a 31 de março, para celebrar o mês da mulher, e reúne também programação com oficinas e encontros com as personalidades da exposição

Para celebrar o mês da mulher, o RibeirãoShopping traz a exposição “Plurais: Histórias de Mulheres Extraordinárias”, que conta a história de 15 mulheres de Ribeirão Preto, com suas trajetórias únicas e inspiradoras. A mostra, que acontece de 8 a 31 de março, no Setor Imigrantes do empreendimento, faz parte do acervo do projeto “História do Dia”, da jornalista Daniela Penha. O acesso é gratuito.

A exposição retrata a trajetória de mulheres plurais, com atuações diferentes, como empreendedora, artista, médica, professora, juíza, esportista, com histórias que inspiram e transformam o mundo.  “As 15 mulheres homenageadas nessa exposição são espelho para cada mulher que visitar a mostra. Na trajetória de cada uma delas há um pouquinho da trajetória de todas nós. Essa exposição é para todas nós mulheres”, acrescenta Daniela Penha.

Além de painéis com ilustrações inéditas, assinadas pelo artista plástico Renato Andrade, e QR Code para acessar a história completa de cada homenageada, a exposição reúne uma programação com oficinas e encontros com as homenageadas pela exposição, com vagas limitadas. Os interessados devem fazer a inscrição gratuita pelo aplicativo Multi, mediante a doação de absorventes, que serão destinados ao projeto Amostra.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os encontros e entrevistas acontecerão todas as quintas-feiras do mês, das 16h às 18 horas, com a participação das mulheres homenageadas pela exposição. Entre os temas estão “Dia da Mulher: celebração ou resistência?”, “Mulheres Múltiplas: quantas horas tem seu dia?”, “Mulheres nas artes: vida em movimento” e “As lutas de todas nós”. Todo o conteúdo será exibido em vídeos.

Já a primeira oficina acontece no dia 11 de março, às 16 horas, e abordará o tema “Resgatando memórias, guardando histórias”, com a participação de Daniela Penha. A outra atividade será uma oficina de arte, no dia 19 de março, às 16h, com a participação de Elaine Almeida, do projeto Efêmera.

Além disso, no final do mês, o RibeirãoShopping traz a violeira Gabi Fernandes para uma exposição e para o lançamento de seu documentário “Chegando LA”, no dia 29 de março, às 22 horas, no UCI Cinemas.

foto internet

História do Dia: trajetórias de vida em Jornalismo Literário

Todo mundo tem uma história para contar! História do Dia nasceu em 2017 a partir desta certeza. Transformando trajetórias de vida em literatura, o projeto tira do anonimato as histórias fantásticas das pessoas comuns. A jornalista Daniela Penha é quem entrevista e escreve seus depoimentos em perfis. Já são mais de 400 publicados no portal História do Dia e em livros. Essa é a terceira exposição realizada com o apoio do RibeirãoShopping.

Além do RibeirãoShopping, a  exposição “Plurais: Histórias de Mulheres Extraordinárias” tem o apoio de Outras Palavras Comunicação e IPCcic – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.

Serviço

Exposição “Plurais: Histórias de Mulheres Extraordinárias”

Entrada gratuita

Local: Setor Imigrantes do RibeirãoShopping

Data: 8 a 31 de março

Horário de visitação:

Segunda a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados das 12h às 20h

Programação podcasts e oficinas

9/03 – Encontro – 16h às 18h

Dia da Mulher: celebração ou resistência?

O bate-papo irá falar sobre a importância do dia 8 de março para a luta das mulheres, relembrando a história de implementação desta data e abordando o contexto feminino na atualidade, com foco principalmente nos caminhos necessários para que as mulheres sejam respeitadas em suas escolhas, sejam elas quais forem. 

11/03, às 16h – Oficina “Resgatando memórias, guardando histórias” com Daniela Penha

A oficina de escrita literária visa incentivar as/os participantes a reverem suas próprias trajetórias e, por meio das artes, registrá-las e eternizá-las. O desenho, a escrita e a fotografia são formas de guardar a nossa história de vida, preservando nossas memórias. Ao acessar nossa trajetória, é possível valorizar o caminho percorrido e vislumbrar os próximos passos.

16/03 – Encontro – 16h às 18h

Mulheres Múltiplas: quantas horas tem seu dia?

O bate-papo abordará as questões do dia a dia das mulheres, com foco na saúde, equilíbrio emocional e rotina.

Dia 19/03, às 16h – Oficina de arte com Elaine Almeida (projeto Efêmera)

A oficina de desenho tem o objetivo de trabalhar as emoções através da arte.

Dia 23/03 – Encontro – 16h às 18h

Mulheres nas artes: vida em movimento

O bate-papo reunirá convidadas para compartilharem suas trajetórias nas artes, abordando as delícias e desafios dos caminhos da pintura, literatura, dança e música.

Dia 30/03 – Encontro – 16h às 18h

“As lutas de todas nós”

O bate-papo falará sobre as lutas das mulheres, abordando direitos e caminhos conquistados e também focando no que falta conquistar. Violência contra as mulheres, mercado de trabalho e maternidade estarão entre os temas abordados.

FOTO ARQUIVO

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -