InícioLazer e CulturaEncontro Nacional de Folia de Reis comemora 25 anos em Ribeirão Preto

Encontro Nacional de Folia de Reis comemora 25 anos em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

No próximo domingo, dia 29 de janeiro, acontece em Ribeirão Preto o 25º Encontro Nacional de Folia de Reis. O evento será realizado na Praça José Rossi, na Vila Virgínia, das 8h às 20h. Uma missa dará início à programação, seguida por apresentações musicais. Para o encerramento, uma inédita encenação irá emocionar os visitantes. A organização é da Prefeitura de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. A expectativa dos organizadores é a de receber cerca de 20 mil pessoas.

A comemoração é uma das mais importantes da cultura popular folclórica e celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos. Anualmente, a festa reúne milhares de devotos e voluntários. Este ano, a homenageada será a Companhia de Reis Irmãos Adolfo, representada pelo filho mais velho do fundador da Companhia, Baltazar Aparecido Alves. Com 106 anos, o grupo nasceu na fazenda dos Coxos, em Igarapava, já passou por Miguelópolis e, atualmente, mantém sua tradição em Ribeirão Preto.

De acordo com Carminha Rezende, representante da equipe organizadora, o público cresce a cada ano.

“Esperamos pelo menos 20 mil fiéis devotos e apaixonados pelo reisado. A Folia de Reis tem como objetivo resgatar nossas raízes e preservá-las como bem imaterial da cidade. O futuro sempre será valorizado por meio da cultura popular, interagindo com diversas manifestações que revelam a identidade do nosso povo”, comenta.

O Encontro oferecerá aos visitantes uma completa infraestrutura com segurança, banheiros, água e ambulância.
Folia de Reis – É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

O evento conta com apoio do Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa, Ultragaz, Laticínios Aviação, Coca-Cola Andina, Rede Savegnago, Doces Santa Helena, Pedro Papel, Comerciantes da Vila Virgínia e voluntários de diversas comunidades.

Serviço:
25º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto
Data – 29 de janeiro (domingo)
Horário – das 8h às 20h
Local – Praça José Rossi – Bairro Vila Virgínia – Ribeirão Preto
Vila Virgínia e voluntários de diversas comunidades.

Serviço:
25º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto
Data – 29 de janeiro (domingo)
Horário – das 8h às 20h
Local – Praça José Rossi – Bairro Vila Virgínia – Ribeirão Preto

Programação
9h – Celebração da Santa Missa pelo Padre Luciano, da Comunidade de Santos Reis.
10h30 – Hasteamento das Bandeiras: bandeira de Nossa Senhora Aparecida ao som da voz do cantor João Leonetti, bandeira de São Sebastião ao som da dupla Casemiro e Vadinho, bandeira de Reis que será hasteada pelo devoto patrono da festa, Carlos César Maranghetti (Keké)
11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas
17h – Encenação com a apresentação do Grupo de Teatro de Reisado dirigido pelo Prof. Osmani Antonio Oliveira
18h – Homenagem à família da Companhia de Reis Irmãos Adolfo representada pelo filho mais velho, Baltazar Aparecido Alves, idealizador deste Encontro em Ribeirão Preto
20h – Encerramento.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Chile avalia a necessidade de terceira dose de Coronavac

Especialistas analisam estudos científicos para tomar decisão

Banco de Sangue de Ribeirão Preto alerta para falta de sangue O e A negativos

Unidade conquistou selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas preventivas para o enfrentamento da doença

Vacinação: Agendamento para pessoas com 43 a 59 anos será aberto nesta quarta-feira (23)

Serão disponibilizadas 21 mil vagas; vacinação acontecerá na sexta-feira, sábado e segunda-feira, dias 25, 26 e 28 de junho

Receitas de sopas e caldos para fortalecer a imunidade nesse inverno

Gripe, asma, bronquite, sinusite e até pneumonia costumam ser mais comuns nessa época do ano - além de ainda estarmos em pandemia, sempre com o risco de contaminação do vírus da Covid-19.

Brasil antecipou mais de 16 milhões de doses de vacinas

Tem governador de calça colada, fazendo campanha dizendo que esta adiantando a vacinação, só não conta que isso é possível por conta do governo federal
- PUBLICIDADE -