InícioLazer e CulturaConheça a Maior festa de S. João do mundo e acompanhe nosso...

Conheça a Maior festa de S. João do mundo e acompanhe nosso correspondente no local

- continua após a publicidade -

São João de Campina Grande chega a sua reta final e já deixa saudades. Aberto ao público no último dia (03) de Junho, os festejos juninos no Parque do Povo foi recorde de público, com destaque nas principais mídias do Brasil e até de fora do País.
Mas, a maratona de forró da última semana ainda reserva grandes atrações e muitas horas de arrasta pé.

Confira a programação:
30 de junho – Eloísa Olinto, Assisão, Magníficos
1 de julho – Forró na Manha, Fabiano Guimarães, Wesley Safadão, Coco Seco ( aguarde fotos e matérias do local )
2 de julho – Novinho da Paraíba, Gitana, Dorgival Dantas, Banda Afrodite ( aguarde fotos e matérias do local )
3 de julho – Stela Alves, Capilé, Aviões do Forró, A Barka ( aguarde fotos e matérias do local )

Entenda como São João de Campina Grande se tornou o ‘maior do mundo’

piramide_construcao_parque_do_povo
O São João de Campina Grande chega em 2016 à sua 34ª edição, com muitas mudanças desde o seu surgimento até os dias de hoje. “Campina sempre foi festeira”, defende a memorialista Cléa Cordeiro. Segundo ela, antes de ganhar o título de ‘Maior São João do Mundo’, a cidade tinha mais de 300 quadrilhas dançando espalhadas pelas ruas e as pessoas se uniam para organizar suas festas de acordo com os lugares em que moravam, tudo de forma muito amadora. “Como espaço fixo para brincar São João existiam apenas os clubes. Essas eram as opções de aproveitar o período junino na cidade”, enfatiza.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A partir de 1983 a cidade começa a ganhar um espaço central dedicado aos festejos juninos. Foi quando começou com este nome de Maior São João do Mundo. É deste ano o registro do uso dessa denominação, uma sugestão do prefeito da época, Ronaldo Cunha Lima. Há inclusive uma foto que circula na internet de uma palhoça onde já tem o nome de Maior São João do Mundo.

Cléa lembra que o local não tinha infraestrutura e era tudo muito simples, quando chovia o chão virava lama. “Não sei bem o que motivou essa escolha, eu particularmente acredito que seja por causa do espírito de empreendedorismo do campinense, o amor por sua terra e o título pegou, ninguém se atreve a mudar”, diz.

No ano de 1986 o Parque do Povo teve a sua primeira parte construída, inclusive com o seu símbolo máximo. “Por um período a pirâmide foi chamada de forródromo e não pegou bem, acabou ficando o nome de pirâmide mesmo”, lembra. Na realidade, o responsável pela construção disse que não queria fazer uma pirâmide e sim uma fogueira mas por uma questão de acústica o formato ficou parecido com uma pirâmide. A construção caiu na boca do povo, que batizou oficiosamente de Pirâmide do Parque do Povo.

caruaruA festa então se tornou um sucesso e por conta disso no ano seguinte o presidente da Embratur, João Dória, foi à cidade para participar do evento e em 1989 houve uma ampliação do espaço da festa, atingindo pouco mais de 42 mil metros quadrados. “A partir daí a festa foi se modernizando, ganhando as barracas e posteriormente a cidade cenográfica, atingindo assim a grandiosidade que conhecemos nos dias atuais”, conta Cléa.

 

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Araraquara: Anuncia novo lockdown de oito dias a partir de domingo(20)

Araraquara, dita como modelo no combate à Covid-19 ao adotar lockdown rígido, prova mais uma vez que o modelo não trás resultados.

Museu Casa de Portinari realiza 1º Sarau Musical Especial de São João

Programação conta também com curso on-line de História da Arte com Práticas de Ateliê (23), gratuito pela plataforma Skype

165 anos: Algumas curiosidades de Ribeirão Preto

Descubra: O berço do chope, Um santo na cidade, Palace assombrado, Por que Ribeirão é chamada de Califórnia Brasileira?

Instituto 3M abre inscrições para o processo seletivo do Programa Formare 2021 em Ribeirão Preto

Estudantes que fazem parte do Ensino Médio e moram em Ribeirão Preto podem inscrever-se no processo seletivo do curso profissionalizante

Dia do Orgulho Autista: saiba quais são os principais mitos sobre o Transtorno e o que dizem os especialistas

Conheça a história de uma mãe com o filho autista e a visão de uma ativista, mulher, preta e autista que vive no dia a dia os desafios do TEA na sociedade
- PUBLICIDADE -