InícioLazer e CulturaBanda “Chiquinha” resgata marchinhas de Carnaval desde os anos 1930

Banda “Chiquinha” resgata marchinhas de Carnaval desde os anos 1930

- continua após a publicidade -

Carnaval é época de brincadeira, música e fantasia. Para comemorar a festa deste ano, a Banda “Chiquinha” promoverá um resgate das tradicionais marchinhas dos blocos desde os anos 1930 presentes na Folia de Momo.

Na próxima quinta-feira (23/02), ela se apresentará em frente a Academia Pacer (avenida Leão XIII, 450 – bairro Ribeirânia – Ribeirão Preto-SP), como parte dos festejos da empresa, das 18h30 às 20h30.

No repertório estão canções como “A Jardineira”, “Chiquita Bacana”, “Sassaricando”, “Touradas em Madri”, “Abre Alas”, “Bandeira Branca”, “As Pastorinhas”, “Máscara Negra”, “Allah-la Ô”, “Mamãe eu Quero”, “Tem Gato na Tuba”, “Aurora”, “Mulata Bossa Nova”, “Me dá um Dinheiro aí” e “Está Chegando a Hora”. Antes da apresentação, uma equipe da academia fará um “esquenta” com aula de Zumba para cerca de 70 pessoas.

Chiquinha Gonzaga

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A banda é toda formada por professores das redes pública e particular de ensino da cidade: Taísa Almada (vocal e Kazoo), Rafael dos Anjos (percussão, caixa peruana e vocal), Sandra Sorbara (Alfaia e vocal) e Felipe Devicaro (cordas e vocal). O nome do grupo foi escolhido em homenagem à musicista e compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935), precursora do gênero no Brasil.

“Nossos objetivos são resgatar uma parte importante da cultura brasileira e despertar o interesse pela história do Carnaval. Selecionamos marchas tradicionais, com interpretações alegres e que recriam o ambiente de brincadeiras e inocência das festas de ruas e dos coretos de antigamente. São canções que nos ligam à infância, mas não a uma época datada, e, sim, a um período que todos nos recordamos com muito carinho”, afirma Taísa Almada, professora de Geografia no Colégio Auxiliadora.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Universidade federal terá cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados

Ser bandido virou bom negocio no Brasil, com aplauso do PSOL a decisão penaliza o cidadão de bem

A importância dos Bandeirantes para o desenvolvimento do Brasil

A historia dos Bandeirantes estão diretamente ligada ao desenvolvimento do Brasil. Não fossem estes bravos desbravadores estaríamos vivendo até hoje apenas no litoral brasileiro. Defendem genocidas e ditadores e atacam verdadeiros herois.

Contações de histórias compõem a programação do final de semana do Museu Casa de Portinari

Conheça também a faceta poética de Candido Portinari no Pela Janela (25); on-line e gratuita

Terceira via discute impeachment de Bolsonaro como única forma de derrotar Lula

Com economia e empregos em recuperação, falta de escândalos no governo e popularidade nas ruas em alta, os concorrentes enxergam no impeachment a única forma de barrar Bolsonaro em 2022

Olimpíada de Tóquio: saiba quem são os brasileiros favoritos ao ouro

Judô? Vôlei? Natação? Atletismo? Futebol? De onde virão as medalhas de ouro para o Brasil?
- PUBLICIDADE -