Espetáculo “A Tribo” conta com mais de 30 trocas de figurinos, nove atores e é totalmente cantado ao vivo
Inaugurada recentemente com o espetáculo “A Tribo”, a Arena Porão é o novo espaço cultural de Ribeirão Preto. O local era dedicado aos ensaios do Grupo Teatral Porão, mas após ser reformado e ganhar uma nova configuração, virou uma arena com elementos cênicos e estrutura para receber pequenos e médios espetáculos, com capacidade para 80 pessoas.

A produção ribeirão-pretana que marcou a estreia da Arena, “A Tribo” foi inspirada no espetáculo da broadway Hair, criado na década de 60 nos EUA. O espetáculo conta mais de 30 trocas de figurinos, 12 microfones, meia tonelada de cenário, nove atores e é totalmente cantado ao vivo.
Vinícius Zampieri, que fez a adaptação dramatúrgica, explica sobre a montagem do espetáculo. “Guardamos para o final uma surpresa que difere essa montagem de todas as outras. Por isso também o título é A Tribo e não Hair, como o original”, explica.

A Tribo
A peça traz um conflito entre a liberdade individual e o dever das pessoas com o país em tempos de guerra. Claude (Felipe Furlanetto) enfrenta um dilema entre ir para a guerra e servir o país ou permanecer com sua Tribo e seguir seus princípios pacifistas e de amor.
Para a Tribo, a guerra é vista como uma matança de minorias que irão lutar pelos ricos. Eles acreditam que a luta pela liberdade deve ser conduzida de maneira pacífica e respeitosa, o que vai contra o que é esperado pela sociedade. Em contrapartida, os pais representam a figura da sociedade que exige o dever de servir o país e levantar a bandeira para a população.
A história levanta questões importantes sobre a politicagem e a manipulação da opinião pública em tempos de guerra. Em muitos casos, a guerra é travada em nome de supostos valores e interesses nacionais, mas a verdadeira motivação pode ser obscura ou até mesmo egoísta.
“A Tribo” destaca a importância de questionar a retórica política e examinar cuidadosamente as razões por trás da tomada de decisões. O conflito entre o indivíduo e a sociedade pode ser um tema importante em muitos contextos e as pressões para seguir um caminho determinado pela sociedade podem entrar em conflito com os valores e princípios de um indivíduo, criando uma tensão interna e externa.

Serviço
Espetáculo “A Tribo”
Quando: aos sábados e domingos de maio
Horário: 20h
Local: Arena Porão
Endereço: Rua 21 de Abril, nº 375 – Vila Tibério
Mais informações: Instagram