Início Esportes Ribeirão-pretano tentará façanha no deserto do Atacama

Ribeirão-pretano tentará façanha no deserto do Atacama

- continua após a publicidade -

O deserto do Atacama, localizado entre Chile, Bolívia, Peru e Argentina, é o deserto mais alto e mais árido do mundo. As condições são extremas e a amplitude térmica é um dos principais vilões de quem tenta se aventurar por ele.

Filipe Bermal, ribeirão-pretano de 31 anos, praticante de Crossfit, se prepara para quebrar esse estigma e ser o primeiro atleta de expedição a realizar esse tipo de travessia solo.

A preparação física será uma parte muito trabalhada por Filipe antes da expedição, que começa no dia 2 de agosto e tem duração prevista de 17 dias. Em Ribeirão Preto, ele utilizará uma das unidades da CrossFit Ribeirão para realizar toda a parte de preparo físico e fortalecimento necessário.

O coach Ricardo Ros Filho garante que o preparo físico faz toda diferença.

“Uma expedição como essa exige muito do corpo, um preparo físico adequado é muito importante para que o atleta obtenha sucesso no seu trajeto. Vamos trabalhar o fortalecimento e a resistência usando técnicas do CrossFit em um treino adaptado justamente para as necessidades física que o Filipe vai ter nessa viagem”, completa Ricardo.

“Já são 3 anos de planejamento dessa expedição. Eu estive no Atacama outras duas vezes mas dessa vez será a primeira travessia que vou realizar sem nenhum tipo de apoio ou ajuda motorizada. Minha expedição também carrega um lado social, hoje existem diversas vilas e cidades no Atacama que vivem em racionamento constante de água por estarem em um dos lugares mais secos do mundo. Com essa expedição, pretendo conscientizar as pessoas da importância do uso correto da água”, comenta Filipe.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O trajeto começa com uma parada de 2 dias para planejamento e logística na cidade de Salta na Argentina. Após essa parada, o atleta parte para San Antonio De Los Cobres também em solo argentino, cidade essa que é considerada o início do deserto. Serão 450km de caminhada pelo deserto até chegar em San Pedro de Atacama em solo chileno, onde termina a expedição.

“Vou levar um trenó de expedição com toda minha autonomia como mantimentos, remédios, água, equipamento técnico e de comunicação além de material para filmagem e fotografia. O meu planejamento será muito importante para que a quantidade de mantimentos consiga durar até o final da viagem”, comenta Filipe.

“Em uma viagem como essa, a parte psicológica é ainda mais importante que a parte física, e o CrossFit vai me auxiliar também na concentração além de trabalhar o fortalecimento específico de parte importantes do corpo para essa caminhada”, completa.

Sobre o CrossFit: é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente do grau de condicionamento físico, idade ou sexo. Gera uma maior otimização de todas as capacidades físicas como: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Drive trhu para arrecadação de alimentos será neste final de semana

Os governantes criam a fome e agora querem ajudar a minimizar, se você pode ajudar, faça diretamente sem politicagem.

CoronaVac: Cientistas divulgam relatório e alertam “países que utilizam não conseguirão conter a Covid-19”

Um estudo da Universidade do Chile revelou ser apenas 3% eficaz após a primeira dose, aumentando para 56,5% duas semanas após a segunda.

Em Barretos quem manda é o prefeito e peita o ditador de SP

Barretos libera abertura de lojas, academias, salões de beleza, bares e restaurantes na fase vermelha

CPI da Covid vai investigar Presidente, Governadores e prefeitos

Por vontade do STF a investigação seria apenas contra o presidente, mas os estados e municípios foram incluídos. Mais uma pizza com dinheiro publico.

Trecho da av. Independência será interditado nesta quarta (14)

Bloqueio será realizado para as obras do corredor Norte-Sul 2 e 3, pelo programa Ribeirão Mobilidade
- PUBLICIDADE -