InícioEsportesRibeirão-pretano tentará façanha no deserto do Atacama

Ribeirão-pretano tentará façanha no deserto do Atacama

- continua após a publicidade -

O deserto do Atacama, localizado entre Chile, Bolívia, Peru e Argentina, é o deserto mais alto e mais árido do mundo. As condições são extremas e a amplitude térmica é um dos principais vilões de quem tenta se aventurar por ele.

Filipe Bermal, ribeirão-pretano de 31 anos, praticante de Crossfit, se prepara para quebrar esse estigma e ser o primeiro atleta de expedição a realizar esse tipo de travessia solo.

A preparação física será uma parte muito trabalhada por Filipe antes da expedição, que começa no dia 2 de agosto e tem duração prevista de 17 dias. Em Ribeirão Preto, ele utilizará uma das unidades da CrossFit Ribeirão para realizar toda a parte de preparo físico e fortalecimento necessário.

O coach Ricardo Ros Filho garante que o preparo físico faz toda diferença.

“Uma expedição como essa exige muito do corpo, um preparo físico adequado é muito importante para que o atleta obtenha sucesso no seu trajeto. Vamos trabalhar o fortalecimento e a resistência usando técnicas do CrossFit em um treino adaptado justamente para as necessidades física que o Filipe vai ter nessa viagem”, completa Ricardo.

“Já são 3 anos de planejamento dessa expedição. Eu estive no Atacama outras duas vezes mas dessa vez será a primeira travessia que vou realizar sem nenhum tipo de apoio ou ajuda motorizada. Minha expedição também carrega um lado social, hoje existem diversas vilas e cidades no Atacama que vivem em racionamento constante de água por estarem em um dos lugares mais secos do mundo. Com essa expedição, pretendo conscientizar as pessoas da importância do uso correto da água”, comenta Filipe.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O trajeto começa com uma parada de 2 dias para planejamento e logística na cidade de Salta na Argentina. Após essa parada, o atleta parte para San Antonio De Los Cobres também em solo argentino, cidade essa que é considerada o início do deserto. Serão 450km de caminhada pelo deserto até chegar em San Pedro de Atacama em solo chileno, onde termina a expedição.

“Vou levar um trenó de expedição com toda minha autonomia como mantimentos, remédios, água, equipamento técnico e de comunicação além de material para filmagem e fotografia. O meu planejamento será muito importante para que a quantidade de mantimentos consiga durar até o final da viagem”, comenta Filipe.

“Em uma viagem como essa, a parte psicológica é ainda mais importante que a parte física, e o CrossFit vai me auxiliar também na concentração além de trabalhar o fortalecimento específico de parte importantes do corpo para essa caminhada”, completa.

Sobre o CrossFit: é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente do grau de condicionamento físico, idade ou sexo. Gera uma maior otimização de todas as capacidades físicas como: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data

Workshop com Especialista do Google AdSense em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sediará a 2ª edição do "Expert em Google AdSense" nos dias 19 e 20 de abril (sexta-feira e sábado). O evento, organizado pela Join Ads, empresa especializada em sistemas de monetização e gestão de anúncios

Ribeirão Rodeo Music Celebra a Cultura Sertaneja com o Espaço Raiz 🤠🎶

Espaço Raiz. Este local é inteiramente dedicado a celebrar a história, a cultura e a tradição do universo caipira.

Restaurantes do Programa Bom Prato Abrem Especialmente para a Páscoa 🐟🌸

Pela primeira vez, os restaurantes do Programa Bom Prato no interior funcionarão durante a Sexta-Feira Santa (29/03) e o Domingo de Páscoa (31/03), oferecendo cardápios especiais com pratos típicos da época.
- PUBLICIDADE -