InícioEsportesFutebolFolga em jogos do Brasil na Copa do Mundo? Entenda sobre o...

Folga em jogos do Brasil na Copa do Mundo? Entenda sobre o assunto

Apesar de não ser feriado, especialistas afirmam que bom senso é a melhor alternativa

- continua após a publicidade -

Apesar de não ser feriado, especialistas afirmam que bom senso é a melhor alternativa

De quatro em quatro anos, o mesmo assunto volta à tona: os jogos do Brasil durante a Copa do Mundo podem contar como feriado? A resposta é não, apesar do tema gerar dúvidas entre milhares de funcionários pelo país. 

Pela legislação trabalhista, a competição mundial conta como um dia normal, ou seja, uma eventual folga ou liberação nesses dias deve ser negociada diretamente entre o empregado e o empregador, dependendo da opção das empresas ou de um eventual acordo entre as partes. 

“Pela lei, o dia de jogo da seleção na Copa do Mundo não é feriado. Tudo varia de acordo com a vontade da empresa em liberar ou não seus funcionários”, explica Flavio Ordoque, advogado, diretor jurídico na Biolchi Empresarial e professor de pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para Tabata Silva, gerente de marketing da Empregos.com.br, empresa considerada um dos maiores portais de vagas de empregos do país, existem algumas alternativas que podem gerar um bom estar para todas as partes presentes. 

“Liberar ou não os colaboradores para assistirem aos jogos do Brasil na Copa do Mundo é um tema que sempre gera debates nas empresas. Não existe fórmula pronta para esses casos. Muitas empresas criam espaços preparados especialmente para que, nos horários de jogos do Brasil na Copa do Mundo, os colaboradores possam dar uma pausa no trabalho para assistirem a partida. Outras companhias preferem liberar suas equipes para assistirem aos jogos fora do ambiente de trabalho. Há casos em que as empresas trabalham normalmente ou, se param, exigem dos colaboradores a compensação das horas em que o expediente deixou de ser cumprido”, explica. 

Ordoque completa que a não liberação para assistir aos jogos da seleção brasileira pode gerar um desconforto desnecessário com o trabalhador. “Hoje há ferramentas para compensação de jornada que permitem chegar a um meio-termo satisfatório. A empresa pode decidir seguir em frente normalmente, mas não nos parece o mais indicado”, pontua. 

“Seja qual for a solução adotada pela empresa, é importante que ela seja compartilhada com antecedência junto aos colaboradores e justificada de forma clara para toda a equipe”, completa Tabata Silva, da Empregos.com.br

Na Primeira Fase da Copa do Mundo do Catar deste ano, o Brasil entra em campo em três dias úteis: em 24/11 (quinta-feira) contra a Sérvia, às 16h, em 28/11 (segunda-feira) diante da Suíça, às 13h, e no dia 02/12 (sexta-feira) contra Camarões, às 16h.

publicidade
publicidade

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do movimento Maio Amarelo 2024

Especialistas refletem sobre a importância da campanha e dão dicas importantes para os motoristas

McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00

Na data, o valor arrecadado com as vendas do sanduíche será revertido para causas infantojuvenis apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e Instituto Ayrton Senna

 VOEPASS apoia transporte e distribuição de doações da Campanha “Voe Junto pelo RS”

Aeronave da companhia fará voos em pontos estratégicos da região nos próximos dias

Paixão solidária: encontro de carros antigos em Ribeirão Preto arrecada toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil

Encontro anual de carros antigos, California Volks Brothers reforça cunho solidário com doações de alimentos

Programa de Escolarização qualifica colaboradores do RibeirãoShopping e do ShoppingSantaÚrsula

SantaÚrsula Iniciativa da Multiplan tem como objetivo a certificação dos ensinos fundamental e médio aos lojistas e colaboradores dos empreendimentos O RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula, em...
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile