Líder e vice-líder do Grupo B do Brasileiro da Série C, Guarani-SP e Botafogo se enfrentam neste sábado (2), a partir das 19h00, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, para medirem suas forças. A melhor defesa da competição, do Bugre, terá pela frente o melhor ataque da Série C, o do Pantera, com 16 gols marcados em seis jogos.
A diferença na classificação entre as equipes é de apenas um ponto, 14 soma o Guarani-SP, enquanto que o Tricolor tem 13 e não quer ver o rival se distanciar, em caso de uma derrota, mesmo atuando fora de casa. O treinador botafoguense tem um desfalque considerado. O meia Zotti, homem de criação no meio campo, foi expulso na última rodada, quando já havia sido substituído, mas acabou ofendendo o bandeirinha e recebeu o vermelho no banco de reservas. O meia Carlos André se recupera de lesão muscular e também não joga.
Se o técnico do Guarani-SP fechou os treinamentos para a imprensa durante a semana e faz mistério em relação ao seu time, Fernandes não chegou a fechar os portões do Santa Cruz, mas também não revela o time que mandará a campo. Ele testou várias opções e o Tricolor pode ter novidades. Para o lugar de Zotti, Augusto Ramos deve voltar para a lateral-esquerda, com Diego Pituca deslocado para o meio. Outra opção é a entrada de Francesco e Derli na cabeça de área, fazendo dupla com Rodrigo Thiesen, com Danilo Bueno jogando mais à frente.
Quem também pode aparecer entre os titulares é o atacante Serginho, que era titular até se machucar diante da Portuguesa-SP e precisar ficar de fora contra Guaratinguetá-SP e Juventude-RS.
– O Guarani-SP é uma grande equipe, não é atoa que lidera o campeonato, mas não vamos mudar nossa filosofia, nossa mentalidade, neste momento, pois não é interessante. Mas, claro, teremos que ter alguns cuidados, assim como foi com o Juventude-RS. A saída do Zotti desmonta um equilíbrio que tínhamos no meio campo. Ele tem um passe muito bom e estava entrosado. Isso vamos perder, mas espero que o atleta que eu escolher possa dar conta do recado e que possamos ser competitivos como fomos até agora – declarou o técnico Márcio Fernandes.
FICHA TÉCNICA:
Guarani-SP x Botafogo
Brasileiro Série C 2016 – 7ª Rodada
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Data: 02/07/2016 – Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: José Claudio Rocha Filho (SP)
Assistente 1: Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Assistente 2: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Quarto Árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Guarani-SP – Leandro Santos; Lenon, Ferreira, Leandro Amaro e Gilton; Auremir e Evandro; Edinho, Fumagalli e Pipico; Everton. Técnico: Marcelo Chamusca.
Botafogo – Neneca; Daniel Borges, Caio Ruan, Mirita e Augusto Ramos (Francesco); Rodrigo Thiesen, Diego Pituca, Samuel Santos e Danilo Bueno; Alemão e Diogo Campos (Serginho). Técnico: Márcio Fernandes.
CONFRONTO:
Botafogo e Guarani-SP já se encontraram 113 vezes, desde 1946, em Campeonatos Paulistas, Brasileiros, amistosos e outros torneios. O Tricolor soma 32 vitórias, contra 40 dos campineiros, além de 41 empates.
O maior número de duelos é pelo Paulistão. São 86 jogos desde 1957, ano em que o Botafogo ascendeu a elite paulista. Já por Brasileiros, as equipes se enfrentaram oito vezes, sendo duas pela Série A, em 1999 e 2001, e mais seis pela Série B, com dois jogos nos anos de 1981, 1990 e 1991.
O último duelo no geral aconteceu pelo Paulistão de 2013, com vitória do Botafogo, por 3 a 1, no Estádio Santa Cruz. César Gaúcho, Otacílio Neto e Francis marcaram para o Pantera, enquanto que Siloé fez para o Bugre.
Já a última partida entre as equipes no Brinco de Ouro aconteceu no dia 22 de março de 2000, pela segunda fase do Paulistão. O Bugre venceu por 2 a 1, gols de Rafael e Mauro para o Guarani-SP e do zagueiro Rogério para o Pantera.