Início Especiais Feira do Livro Martinho da Vila lança 14º livro na Feira Nacional do Livro de...

Martinho da Vila lança 14º livro na Feira Nacional do Livro de RP

- continua após a publicidade -

Mais conhecido por sambas de sucesso como ‘É devagar, devagarinho’, ‘Casa de Bamba’ e ‘Canta canta, minha gente’, o músico e compositor Martinho da Vila também é um escritor com 14 livros no currículo.

O mais recente é ‘Barras, Vilas & Amores’ que ele veio lançar nesta segunda-feira (13) na 16ª Feira Nacional do Livro. Martinho participa de um bate-papo com a plateia às 18h30, no Theatro Pedro II.

“É um livro que fala dos lugares que transitei desde o nascimento. Nasci em Duas Barras (no interior do Rio de Janeiro), moro na Barra da Tijuca e vivi em Vila Isabel”, conta.

O autor aproveita esse cenário quase autobiográfico para contar a história de amor do casal Daomé Benino e Iana Smith e, de quebra, falar um pouco sobre a influência da cultura negra na vida carioca.
“Tudo que escrevo tem um pouco da gente, né”, comenta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Nascido numa fazenda em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, veio para o Rio de Janeiro com apenas quatro anos e por lá ficou.

Antes de se tornar um dos músicos mais populares da MPB teve várias profissões, entre ela a de sargento do Exército. Mas bastou lançar o primeiro disco para ele dar baixa na carreira militar.
Ele conta que a Literatura apareceu quase que por acaso em sua vida, quando uma editora de São Paulo o convidou pra escrever um livro pra criança.

“Eles descobriram que eu era um artista que tinha um público infantil muito grande, mesmo sem fazer músicas para crianças. Mas acabei escrevendo algo mais pra adolescente: ‘Vamos brincar de política’ (1986)”, recorda.

Mas o sambista pegou gosto pela coisa e hoje concilia a escrita com a música.

“Escrever e coçar é só começar. Toda atividade artística é sempre um desafio, mas no caso da Literatura é maior ainda, porque tem o compromisso com a verdade. tem a ver com o que é real”, argumenta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Odebrecht fez pagamentos a Toffoli, denuncia Marcelo Odebrecht à PGR

Marcelo Odebrecht e os demais diretores da empresa sempre se referiam a Toffoli como “amigo de Adriano” ou “amigo de AM (Adriano Maia)”

Gol de Bolsonaro: SBT acerta transmissão da final do carioca, Flamengo e Fluminense

O SBT alcançou a sua maior audiência na história da emissora até então com a transmissão da final da Copa do Brasil, decidida por Corinthians e Grêmio

Divirta-se com os melhores tweets do MBL tratando Ayan como um guru

Com a prisão de Luciano Ayan por suspeita de lavagem de dinheiro, separamos os melhores do tweets em que mblistas idolatram o prisioneiro.

Ribeirão Preto tem leitos sobrando na rede privada e deveria contratar com urgência

Presidente da entidade diz que hospitais de campanha são um erro estratégico e que Ribeirão Preto vive o cenário já experimentado por Manaus

Preso por lavagem de dinheiro do MBL teve cargo no governo Doria

Os presos Alessander Mônaco e Carlos A. de Moraes Afonso são investigados por ocultação de patrimônio, além de lavagem de dinheiro.
- PUBLICIDADE -