Início Especiais Feira do Livro Martinho da Vila lança 14º livro na Feira Nacional do Livro de...

Martinho da Vila lança 14º livro na Feira Nacional do Livro de RP

- continua após a publicidade -

Mais conhecido por sambas de sucesso como ‘É devagar, devagarinho’, ‘Casa de Bamba’ e ‘Canta canta, minha gente’, o músico e compositor Martinho da Vila também é um escritor com 14 livros no currículo.

O mais recente é ‘Barras, Vilas & Amores’ que ele veio lançar nesta segunda-feira (13) na 16ª Feira Nacional do Livro. Martinho participa de um bate-papo com a plateia às 18h30, no Theatro Pedro II.

“É um livro que fala dos lugares que transitei desde o nascimento. Nasci em Duas Barras (no interior do Rio de Janeiro), moro na Barra da Tijuca e vivi em Vila Isabel”, conta.

O autor aproveita esse cenário quase autobiográfico para contar a história de amor do casal Daomé Benino e Iana Smith e, de quebra, falar um pouco sobre a influência da cultura negra na vida carioca.
“Tudo que escrevo tem um pouco da gente, né”, comenta.

Nascido numa fazenda em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, veio para o Rio de Janeiro com apenas quatro anos e por lá ficou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Antes de se tornar um dos músicos mais populares da MPB teve várias profissões, entre ela a de sargento do Exército. Mas bastou lançar o primeiro disco para ele dar baixa na carreira militar.
Ele conta que a Literatura apareceu quase que por acaso em sua vida, quando uma editora de São Paulo o convidou pra escrever um livro pra criança.

“Eles descobriram que eu era um artista que tinha um público infantil muito grande, mesmo sem fazer músicas para crianças. Mas acabei escrevendo algo mais pra adolescente: ‘Vamos brincar de política’ (1986)”, recorda.

Mas o sambista pegou gosto pela coisa e hoje concilia a escrita com a música.

“Escrever e coçar é só começar. Toda atividade artística é sempre um desafio, mas no caso da Literatura é maior ainda, porque tem o compromisso com a verdade. tem a ver com o que é real”, argumenta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

França proíbe linguagem de gênero neutro em escolas

Segundo o Ministério da Educação, a medida atrapalha o aprendizado dos alunos e prejudica as pessoas com deficiência mental

Bruno Covas tem piora, e estado de saúde é considerado muito gravíssimo

Ele está no Hospital Sírio-Libanês, onde está internado desde o dia 15 de abril para tratamento de um câncer.

Covid-19: governo compra mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer

Lote se soma aos 100 milhões de doses adquiridos anteriormente

Justiça de Ribeirão determina que Facebook retire do ar fake news sobre pandemia

Como acreditar na justiça brasileira? Chamam de negacionistas mas são os primeiros a negar informações que não interessam ou que não atendem uma única vertente.

Daerp inicia implantação da nova conta de água na região central

O planejamento é que a nova conta chegue a 30 mil usuários até o final do mês de maio
- PUBLICIDADE -