A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulgou nesta semana, por meio de suas redes sociais, os vencedores das diferentes categorias do Prêmio Mario Sergio Cortella – Concurso Literário da 16ª Feira Nacional do Livro.
A solenidade de premiação fará parte da programação da Feira do Livro e acontece no domingo, dia 12 de junho, às 11h, no Auditório Meira Junior. Tendo como patrocinador oficial a Livraria Saraiva e como parceiros o Criar Redação, a Evolua Educação e a Eurodata, o concurso cultural contou com mais de 200 trabalhos inscritos.
Participaram estudantes matriculados em escolas públicas e Sesis) de Ribeirão Preto. O concurso foi dividido em categorias de acordo com o estilo literário escolhido:
Categoria Estudantil Infantil – Modalidade Desenho, para estudantes com até 10 anos de idade;
Categoria Estudantil – Modalidade Poemas de 11 a 13 anos e Categoria Estudantil – Modalidade Conto, para participantes de 14 a 17 anos.
Nestas três categorias participaram estudantes do município de Ribeirão Preto.
Já para a categoria Adulto, as inscrições foram abertas para poemas, crônicas, contos e ensaios – neste caso participaram escritores de todo o Brasil.
Os parceiros do concurso estarão presentes no dia da premiação e serão responsáveis pela entrega dos prêmios aos vencedores. A Livraria Saraiva fornecerá parte da premiação – cartões presentes, livros e leitores digitais, a Evolua Educação, através da Eurodata, vai ceder nove cursos profissionalizantes de sua grade como prêmio para a categoria estudantil e o Criar Redação vai oferecer duas bolsas de estudos para estudantes premiados em primeiro e segundo lugar na categoria conto.
Segundo Adriana Silva, presidente da Fundação, o papel dos parceiros foi essencial para a realização do prêmio.
“Com ação cooperada das empresas parceiras, a Fundação do Livro e Leitura pôde estimular a participação de novos escritores e cumprir seu propósito de abrir novas portas e caminhos para educação brasileira”,
destaca.
A gerente das lojas Saraiva de Ribeirão Preto, Lívia Martins, comenta que o apoio da empresa ao projeto visou levar literatura e cultura ao alcance dos mais jovens, seguindo assim a filosofia da empresa.
“A Saraiva é baseada em cultura, assim como este prêmio de literatura da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto”,
diz.
Para o educador e fundador do Criar Redação, Luiz Claudio Jubilato, o prêmio fomenta o aparecimento de novos escritores e também de leitores. Para ele, quando as pessoas veem que podem ser personagens de belas histórias, as quais podem ser contadas por pessoas como elas, nasce, dentro de cada uma, um novo leitor e um possível escritor.
“O processo educacional brasileiro precisa de iniciativas palpáveis, com as quais os alunos se identifiquem, percebam que o mundo é construído por palavras e passem a dominá-las, o que significa dominar o mundo”,
expressa.
Para Jubilato, o mais importante num concurso como este é a possibilidade de descobrir e lapidar talentos e, principalmente, a criar exemplos. “Um concurso dá um pontapé inicial para desencadear esse processo de formação”, conclui.
Confira lista de vencedores
Categoria Adulto – Modalidade Conto
1º lugar – Autor: Ricardo Lahud – Título: Flanando
2º lugar – Autor: Vasco Pereira de Oliveira – Título: O castigo
3º lugar – Autor: Larissa Correia Bifi – Título: Sem Medo de Viver
Categoria Adulto – Modalidade Crônica
1º lugar – Autor: Eliana Ruiz Jimenez – Título: A transposição das pedras
2º lugar – Autor: Ricardo Lahud – Título: A lua está
3º lugar – Autor: Matusalém Dias de Moura – Título: A beleza do crepúsculo
Categoria Adulto – Modalidade Ensaio
1º lugar – Autor: Alcy Gomes da Fonseca – Título: A vida é muito curta para ser pequena
Categoria Adulto – Modalidade Poema
1º lugar – Autor: Tiago Alves – Título: Dual
2º lugar – Autor: Ícaro Ostan – Título: Mais um dia…
3º lugar – Autor: Mara Lucia Senna Oliveira – Título: Crepuscular
Categoria Estudantil – Modalidade Conto
1º lugar – Autor: Júlio César Fernandes dos Santos – Título: O último dia!
2º lugar – Autor: Patrícia Ayumi Massita – Título: Rua escura
3º lugar – Autor: Amanda Graziela Lima – Título: Mistério no silêncio da noite
Categoria Estudantil – Modalidade Desenho
1º lugar – Autor: Maria Clara Filipin Bonetti – Tema: A ociosidade é a pior inimiga da vida
2º lugar – Autor: Sthefany Pires Oliveira – Tema: A ociosidade é a pior inimiga da vida
3º lugar – Autor: Guilherme Henrique Crist Gomes – Tema: A ociosidade é a pior inimiga da vida
Categoria Estudantil – Modalidade Poema
1º lugar – Autor: Giovanna Gastaldi Viola – Título: Mundo Espelhado
2º lugar – Autor: Júlia Iris da Silva – Título: Olhar Diferente
3º lugar – Autor: Emily Evelyn Santos Rodrigues – Título: Tão Viva
A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa.
Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.
A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, ONGs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. Ao todo, neste ano, serão cerca de 250 atividades.