Início Especiais Feira do Livro Feira do Livro traz grandes escritores e espetáculo da Orquestra Sinfônica nesta...

Feira do Livro traz grandes escritores e espetáculo da Orquestra Sinfônica nesta sexta

- continua após a publicidade -

‘A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 12 a 19 de junho, traz para a cidade uma extensa programação de atividades culturais como os já conhecidos salões de ideias, conferências, espetáculos musicais e teatrais, lançamentos de livros, debates, entre outros.

feira_do_livro_andre_1706_divulgacaoNesta sexta-feira , dia 17, o evento contará com a participação de grandes escritores como Pedro Bandeira, André de Leones, Edney Silvestre e Pedro Gabriel, além do espetáculo da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Assim como no último ano, o escritor de livros infanto-juvenis Pedro Bandeira, volta a Ribeirão para participar da Feira do Livro e realizar uma conferência no Theatro Pedro II, a partir das 8h30. Com mais de 80 livros publicados, Pedro Bandeira é considerado o autor de literatura juvenil com o maior número de obras vendidas no Brasil, chegando a vender mais de um milhão de livros em um único ano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na Sessão Jabuti desta sexta-feira, dia 17, que acontece às 14h no Auditório Meira Júnior, o convidado é o jornalista, escritor e documentarista, Edney Silvestre. Vencedor do Prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Melhor Romance em 2010 pelo livro “Se eu fechar os olhos agora”, o escritor já teve obras publicadas em outros países como Inglaterra, França, Holanda, Itália e Alemanha. Atualmente, é responsável por conduzir o programa Espaço Aberto Literatura, da Globonews.

Outro escritor premiado que participa da Feira do Livro nesta sexta é André de Leones, em encontro no Auditório Meira Júnior, a partir das 10h30. Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2005, André de Leones apresenta seu mais recente romance, intitulado “Abaixo do Paraíso”. Também em parceria com o Sesc Ribeirão, a feira também recebe nesse dia o escritor Pedro Gabriel. Autor dos livros da série “Eu me chamo Antônio”, o escritor realiza uma oficina sobre poesia de guardanapo às 20h, no espaço Oficina 3 do Sesc Ribeirão.

Na atividade ele mostrará como a poesia pode ser simples, encontrando espaço para se manifestar em diversos suportes, como um guardanapo. Às 18h30, acontece mais uma edição do Encontro Sesc com a temática “O autor como leitor”, com Mamede Jarouche e Marcelino Freire. Neste encontro, o escritor Marcelino Freire fala das influências afetivas e literárias que recebeu do poeta Manuel Bandeira, enquanto o tradutor Mamede Jarouche conta sobre as Mil e uma Noites, obra que traduziu diretamente do árabe para o português.
Além das atrações envolvendo o universo do livro e da leitura, outro destaque da programação desta sexta será musical. A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto se apresenta no palco do Theatro Pedro II com a Série Concertos Internacionais, às 21horas. Segunda orquestra mais antiga do Brasil, criada em 1921, a orquestra de Ribeirão já apresentou mais de 1300 concertos oficiais. Atualmente, seu maestro principal e diretor artístico é Parcival Módolo, especializado em música dos séculos.

Outras atividades do dia
Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

Salão de Ideias com Keren Talassi | 9h | Auditório Palace – Autora dos livros “O padre e a cabra” e “O menino e o pé de picão”, Keren Talassi tem nove anos e cursa o quarto ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Francisco Bonfim. Além de escrever livros, ela também é colunista da Folha de São Paulo, no Caderno Folhinha.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Apresentação do Coral do Centro Médico RP | 9h30 | Auditório Pedro Paulo – Coral tem regência de Suzana Samorano Monteiro

Debate “O leitor e o escritor” | 10h | Auditório Pedro Paulo – Debate terá a participação da escritora Shirley Stefany, da escritora e palestrante Regina Baldini, da professora e psicóloga Marlene B. Cerviglieri e do médico e escritor Geovah Paulo da Cruz.

Debate “Mediação escolar funciona? Sim ou não?” | 10h30 | Auditório Palace – O professor Sérgio Kodato do Observatório de Violência da USP de Ribeirão Preto se encontra com os professores Sérgio Fumio Miyahara, José Eduardo de Oliveira, Ricardo Oliveira e Carlos Cezar Barbosa. No encontro, os participantes irão discutir a eficácia da mediação escolar.

Para Rita | 14h | Auditório Palace – Coordenado pelo Núcleo de Ribeirão Preto da União Brasileira de Escritores, o evento vai apresentar algumas das principais obras de Rita Mourão, autora local homenageada pela 16ª edição da Feira do Livro.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Caged diz que 249,3 mil postos de trabalho foram abertos no mês

Ribeirão Preto: Neste feriado, doe sangue e salve vidas!

Que tal aproveitar o feriado desta segunda-feira, 2 de novembro, para doar sangue e salvar vidas?

Tratamento com hidroxicloroquina reduz em 7 vezes internações por covid

Estudo publicado no ‘International Journal of Antimicrobial Agents’ registra que combinação do medicamento com azitromicina e zinco também reduz a mortalidade de pacientes

Amanhã (30) é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual de São Paulo

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Rituais de Atração e Prosperidade: Lua Azul traz oportunidades para quem souber trabalhar essas energias

Neste sábado, 31, acontece a segunda Lua Cheia do mês, conhecida como Lua Azul.