Início Especiais Feira do Livro Feira do Livro apresenta espetáculo “A Sirene das Palavras” neste domingo

Feira do Livro apresenta espetáculo “A Sirene das Palavras” neste domingo

- continua após a publicidade -

No domingo, dia 12, a programação cultural da 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terá como uma das principais atrações o espetáculo “A Sirene das Palavras”, que acontece a partir das 21 horas, no Theatro Pedro II. Apresentado pelo grupo Osnáuticos, de arte, cultura e educação, o show reúne em seu roteiro poemas, textos e músicas, caminhando pelas obras de grandes poetas que vivenciaram revoluções no mundo e despertaram as pessoas para os problemas sociais.

Com direção do poeta, ator e fundador do Osnáuticos, Alex Dias, o espetáculo conta também com a participação dos músicos Alana Moraes, Daniel Tapia e Lucas Brogiolo. Além do entretenimento, “A Sirene das Palavras” evoca o espírito das revoluções, recontando inúmeros momentos de nossa história e das transformações socioculturais de várias partes do mundo.

Fazem parte do roteiro poesias de autores como Maiakóvski, José Régio, Lorca, Affonso Romano de Sant’Anna, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Bertold Brecht, além de poesias autorais. Já o repertório musical inclui principalmente composições de protesto do período da ditadura militar brasileira.
Com um extenso trabalho de fomento e difusão das artes, o grupo Osnáuticos já esteve presente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e no Festival de Arte Contemporânea Rifrazione, realizado na Itália. Em 2014, o grupo recebeu, juntamente com o artista Eduardo Salvino, o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea pelo projeto de artes visuais “toque-me está aberto”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Após o espetáculo, Alex Dias é produtor cultural do Sesc Ribeirão e autografará seu livro “lírica abissal”, lançado pela Editora Urutau.

A Feira Nacional do Livro faz parte do calendário cultural de Ribeirão Preto e região. Trata-se de uma feira reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina.

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.
A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, ONGs, universidades, museus, shoppings e centros culturais na periferia. O evento atende não só a cidade de Ribeirão Preto, mas também 25 municípios da região.

Realização – O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Secretário do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo acredita em melhora na economia da região no segundo semestre

No Webinar Avança 016 realizado pela Amcham, Marco Vinholi falou sobre expectativas para a retomada na região

Estado de SP tem queda de mortes por coronavírus pela 2ª semana seguida

Taxa de letalidade também caiu para 5% e é a menor já registrada desde o início da pandemia; dados apontam tendência de achatamento de curva

Com quarentena, varejo e serviços registram os piores resultados para um mês de abril

A estimativa da FecomercioSP é de que, em 100 dias do comércio não essencial de portas fechadas no Estado, o prejuízo tenha chegado a R$ 43,7 bilhões

Anvisa autoriza testes da vacina contra o coronavírus

nscrições para a terceira fase dos ensaios clínicos começam dia 13 de julho e processo de testagem será iniciado dia 20 na Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Supermercados tem novo horário de funcionamento em Ribeirão Preto

Em virtude do novo decreto da prefeitura do município, em relação ao horário do comércio, as lojas da rede fizeram adaptações para o atendimento aos clientes
- PUBLICIDADE -