Início Especiais Feira do Livro 5º dia: Atividades da Feira do Livro homenageiam as escritoras Rita Mourão...

5º dia: Atividades da Feira do Livro homenageiam as escritoras Rita Mourão e Lygia Fagundes Telles

- continua após a publicidade -

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz nesta quinta-feira, dia 16, para os apreciadores da literatura, grandes nomes como Laura Conrado, Carol Rodrigues, Rita Mourão (escritora homenageada da feira), entre outros.

O dia começa, a partir das 8h30, com um bate-papo com a escritora premiada Laura Conrado, vencedora do prêmio Jovem Brasileiro, categoria Melhor Escritor 2012, no Theatro Pedro II. Laura é mineira e autora de diversos livros infantojuvenis, entre eles “Freud, Me Tira Dessa” e “Só Gosto de Cara Errado”. A maneira divertida com a qual consegue abordar temas profundos tem atraído leitores de todo o país. A escritora também vai estar na escola Diva Tarlá, às 14h.

Outra atividade especial está prevista para as 9h, no auditório Palace (1º andar), com participação do Clube da Leitura – programa fixo da Fundação do Livro e Leitura que, neste ano, contou com encontros mensais para leitura dirigida e estudos de textos de Lygia Fagundes Telles.
A escritora nasceu em São Paulo em 1923 e passou a infância no interior do Estado. Ainda na adolescência manifestou a sua vocação para a literatura – incentivada pelos seus maiores amigos, os escritores Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo. É reconhecida ao longo de sua carreira, com mais de 18 prêmios literários, entre eles quatro Jabuti, um Guimarães Rosa, um prêmio Camões pelo conjunto da obra – o mais importante da língua portuguesa pelo mundo-, entre outros importantes, além de diversas condecorações.
Em 2016 é indicada ao Prêmio Nobel de Literatura. Autora de obras de sucesso como “Ciranda de Pedras”, “Verão no Aquário”, “Capitu”, “A Noite Escura e Mais Eu (1995)”, ”Invenção e Memória (2000)”, “Golfinho de Ouro”, “Durante Aquele Estranho Chá (2002)”, ”Conspiração de Nuvens (2007)”, entre outras. Ela teve livros traduzidos para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Às 14h, no Auditório Meira Júnior, a Sessão Jabuti garante participação com Carol Rodrigues, ganhadora dos prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional na categoria Contos, em 2015. Seu segundo livro “Os Maus Modos” foi realizado com apoio do Proac e será lançado em 2016. É formada em Imagem e Som pela UFSCar e fez mestrado em Estudos Internacionais de Performance, na Universidade de Amsterdam. Neste ano, participou como autora convidada, do Festival Rota das Letras, em Macau.

Às 18h30, acontecerá no Theatro Pedro II mais um Encontro Sesc com participação de Marcelo Coelho e Franklin Leopoldo da Silva, com mediação de Adauto Novaes. O tema deste bate-papo é “Fontes Passionais da Violência”.
Para os apreciadores de música, a programação desta quinta-feira, dia 16, apresenta em seu encerramento, às 20h30, no auditório do Sesc (parceiro cultural da Feira), o Salão de Ideias “Nas palavras das canções”. Haverá um debate musical sobre canção e composição de Zé Miguel Wisnik.

O debate musical combina a interpretação de canções com comentários sobre temas musicais e outros assuntos relevantes para um entendimento da música no contexto mais amplo da cultura brasileira moderna. O repertório concentra-se em canções de Wisnik e outros cancionistas brasileiros.

Homenagem à Rita Mourão – Ela tem um jeito simples, fala envolvente e o olhar desperto para a beleza do cotidiano. A poeta e escritora Rita Mourão, homenageada neste ano, é uma sonhadora nata e mulher de muita força. A trajetória da autora teve início em Minas Gerais, aos 56 anos. Autora de cinco livros de poemas, é membro da ARE (Academia Ribeirãopretana de Educação, da União Brasileira de Escritores, da Casa do Poeta e do Escritor, de Ribeirão Preto e da União Brasileira de Trovadores. A escritora vai contar um pouco mais de sua trajetória durante a atividade “Revolução Poética” no Auditório Meira Júnior, às10h30.

Todas as atividades da Feira são gratuitas. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Covid-19: governo anuncia resultado de ensaio clínico com nitazoxanida

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU