InícioEspeciaisFeira do Livro5º dia: Atividades da Feira do Livro homenageiam as escritoras Rita Mourão...

5º dia: Atividades da Feira do Livro homenageiam as escritoras Rita Mourão e Lygia Fagundes Telles

- continua após a publicidade -

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz nesta quinta-feira, dia 16, para os apreciadores da literatura, grandes nomes como Laura Conrado, Carol Rodrigues, Rita Mourão (escritora homenageada da feira), entre outros.

O dia começa, a partir das 8h30, com um bate-papo com a escritora premiada Laura Conrado, vencedora do prêmio Jovem Brasileiro, categoria Melhor Escritor 2012, no Theatro Pedro II. Laura é mineira e autora de diversos livros infantojuvenis, entre eles “Freud, Me Tira Dessa” e “Só Gosto de Cara Errado”. A maneira divertida com a qual consegue abordar temas profundos tem atraído leitores de todo o país. A escritora também vai estar na escola Diva Tarlá, às 14h.

Outra atividade especial está prevista para as 9h, no auditório Palace (1º andar), com participação do Clube da Leitura – programa fixo da Fundação do Livro e Leitura que, neste ano, contou com encontros mensais para leitura dirigida e estudos de textos de Lygia Fagundes Telles.
A escritora nasceu em São Paulo em 1923 e passou a infância no interior do Estado. Ainda na adolescência manifestou a sua vocação para a literatura – incentivada pelos seus maiores amigos, os escritores Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo. É reconhecida ao longo de sua carreira, com mais de 18 prêmios literários, entre eles quatro Jabuti, um Guimarães Rosa, um prêmio Camões pelo conjunto da obra – o mais importante da língua portuguesa pelo mundo-, entre outros importantes, além de diversas condecorações.
Em 2016 é indicada ao Prêmio Nobel de Literatura. Autora de obras de sucesso como “Ciranda de Pedras”, “Verão no Aquário”, “Capitu”, “A Noite Escura e Mais Eu (1995)”, ”Invenção e Memória (2000)”, “Golfinho de Ouro”, “Durante Aquele Estranho Chá (2002)”, ”Conspiração de Nuvens (2007)”, entre outras. Ela teve livros traduzidos para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco.

Às 14h, no Auditório Meira Júnior, a Sessão Jabuti garante participação com Carol Rodrigues, ganhadora dos prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional na categoria Contos, em 2015. Seu segundo livro “Os Maus Modos” foi realizado com apoio do Proac e será lançado em 2016. É formada em Imagem e Som pela UFSCar e fez mestrado em Estudos Internacionais de Performance, na Universidade de Amsterdam. Neste ano, participou como autora convidada, do Festival Rota das Letras, em Macau.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Às 18h30, acontecerá no Theatro Pedro II mais um Encontro Sesc com participação de Marcelo Coelho e Franklin Leopoldo da Silva, com mediação de Adauto Novaes. O tema deste bate-papo é “Fontes Passionais da Violência”.
Para os apreciadores de música, a programação desta quinta-feira, dia 16, apresenta em seu encerramento, às 20h30, no auditório do Sesc (parceiro cultural da Feira), o Salão de Ideias “Nas palavras das canções”. Haverá um debate musical sobre canção e composição de Zé Miguel Wisnik.

O debate musical combina a interpretação de canções com comentários sobre temas musicais e outros assuntos relevantes para um entendimento da música no contexto mais amplo da cultura brasileira moderna. O repertório concentra-se em canções de Wisnik e outros cancionistas brasileiros.

Homenagem à Rita Mourão – Ela tem um jeito simples, fala envolvente e o olhar desperto para a beleza do cotidiano. A poeta e escritora Rita Mourão, homenageada neste ano, é uma sonhadora nata e mulher de muita força. A trajetória da autora teve início em Minas Gerais, aos 56 anos. Autora de cinco livros de poemas, é membro da ARE (Academia Ribeirãopretana de Educação, da União Brasileira de Escritores, da Casa do Poeta e do Escritor, de Ribeirão Preto e da União Brasileira de Trovadores. A escritora vai contar um pouco mais de sua trajetória durante a atividade “Revolução Poética” no Auditório Meira Júnior, às10h30.

Todas as atividades da Feira são gratuitas. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

O Maior Encontro das Tribos de Ribeirão Preto e região vem aí!

Serão três palcos com 22 atrações confirmadas! Quem quer ingresso na faixa diz eu ai.

AstraZeneca prazo entre as doses cai de 12 semanas para 8

Com isso, fica a cargo dos municípios o ajuste dos calendários de segunda dose a partir da disponibilidade do imunizante.

Fórmula 1 anuncia temporada 2022 com recorde de 23 corridas

Bahrein abre calendário em março e Abu Dhabi encerra em novembro

Eliminatórias: com brilho de Neymar e Raphinha, Brasil goleia Uruguai

Seleção vence por 4 a 1 em reencontro com torcida brasileira

Agendamento aberto para 1ª, 2ª e 3ª dose aberto. Confira

CADA GRUPO ESTA DESCRITO ABAIXO. VEJA OS GRUPOS E CONFIRA SUA PROGRAMAÇÃO. São 3 grupos distintos.
- PUBLICIDADE -