InícioEspeciaisAgrishowCati oferecerá minicursos e exposição de sementes e mudas na Agrishow 2017

Cati oferecerá minicursos e exposição de sementes e mudas na Agrishow 2017

- continua após a publicidade -

Exposição de sementes e mudas, apresentação de experimentos e minicursos aos visitantes serão realizados na Agrishow 2017, em Ribeirão Preto, pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O Departamento comercializa mais de 20 variedades de sementes e cerca de 300 espécies diferentes de mudas.

Durante a Agrishow serão apresentadas as sementes de milho “AL Avaré” (com maior teor produtivo, arquitetura de planta mais moderna, inserção de espiga homogênea), “AL Piratininga” (material para silagem e grãos), “AL Bandeirante” (melhor de raiz, sendo indicada para áreas de pastagem degradada e outros com nível de investimento de médio a baixo), e o “Cativerde” (variedade para milho verde), que será distribuído aos visitantes que quiserem experimentar um milho fresquinho e saboroso.

No espaço do Departamento, será demonstrada uma linha de classificação de sementes, com mesa densimétrica e elevador de sementes, que funcionará de verdade. Também será apresentado o tratamento de sementes de forma natural, com terra diatomácea.

Desde a safra 2015/2016, todas as sementes de milho produzidas e comercializadas pelo DSMM estão recebendo tratamento com essa terra. “A substituição do tratamento químico convencional com fungicidas, inseticidas e corante, que conferia uma cor avermelhada à semente, pelo tratamento com a terra diatomácea, traz inúmeras vantagens: maior período residual do produto para controle dos insetos-pragas, segurança no trabalho para os colaboradores, segurança alimentar para os consumidores e preservação do meio ambiente”, explica Ricardo Lorenzini, diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O visitante poderá comparar, em experimentos realizados em recipientes de acrílico, as diversas formas para o tratamento das sementes: com terra diatomácea, tratamento convencional e sem tratamento. Quem passar pelo espaço do DSMM ainda poderá levar para casa sementes “AL Avaré” tratadas com a terra diatomácea.

Com o objetivo de aproximar ainda mais os produtores e visitantes da realidade das ações realizadas pelo laboratório do DSMM, a equipe da Cati demonstrará a atuação de germinadores e um trabalho de produção de matriz de morango realizado pelo Núcleo de Tietê.

“A presença da Cati na Agrishow cumpre o importante papel de levar ao produtor rural as inovações da Secretaria para agregar valor e gerar renda para nossos agricultores, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, destacou o secretário Arnaldo Jardim.

Minicursos gratuitos

Outra novidade levada pelo Departamento são os minicursos que serão oferecidos diariamente e de forma gratuita a estudantes, produtores rurais e demais visitantes da Feira. Terão como tema “Produção de Mudas Frutíferas” e “Micropropagação de morangueiro”.  O primeiro será realizado das 14h às 14h30 na segunda (1/5) e das 10h às 10h30, de terça à sexta-feira.  Já o curso de Micropropagação será realizado de segunda à quinta, das 15h às 15h30 e na sexta-feira (5/5), das 13h às 13h30. São 30 vagas por dia para cada minicurso e as inscrições podem ser realizadas no local.

“Para melhor atender ao produtor, o Departamento investirá cada vez mais em tecnologia, classificação e tratamento das variedades de milho; em aumento da produção, na melhoria da qualidade das sementes, entre outras ações”, anima-se João Brunelli Júnior, coordenador da Cati.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -