Início Especiais Agrishow Cati oferecerá minicursos e exposição de sementes e mudas na Agrishow 2017

Cati oferecerá minicursos e exposição de sementes e mudas na Agrishow 2017

- continua após a publicidade -

Exposição de sementes e mudas, apresentação de experimentos e minicursos aos visitantes serão realizados na Agrishow 2017, em Ribeirão Preto, pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O Departamento comercializa mais de 20 variedades de sementes e cerca de 300 espécies diferentes de mudas.

Durante a Agrishow serão apresentadas as sementes de milho “AL Avaré” (com maior teor produtivo, arquitetura de planta mais moderna, inserção de espiga homogênea), “AL Piratininga” (material para silagem e grãos), “AL Bandeirante” (melhor de raiz, sendo indicada para áreas de pastagem degradada e outros com nível de investimento de médio a baixo), e o “Cativerde” (variedade para milho verde), que será distribuído aos visitantes que quiserem experimentar um milho fresquinho e saboroso.

No espaço do Departamento, será demonstrada uma linha de classificação de sementes, com mesa densimétrica e elevador de sementes, que funcionará de verdade. Também será apresentado o tratamento de sementes de forma natural, com terra diatomácea.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Desde a safra 2015/2016, todas as sementes de milho produzidas e comercializadas pelo DSMM estão recebendo tratamento com essa terra. “A substituição do tratamento químico convencional com fungicidas, inseticidas e corante, que conferia uma cor avermelhada à semente, pelo tratamento com a terra diatomácea, traz inúmeras vantagens: maior período residual do produto para controle dos insetos-pragas, segurança no trabalho para os colaboradores, segurança alimentar para os consumidores e preservação do meio ambiente”, explica Ricardo Lorenzini, diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes.

O visitante poderá comparar, em experimentos realizados em recipientes de acrílico, as diversas formas para o tratamento das sementes: com terra diatomácea, tratamento convencional e sem tratamento. Quem passar pelo espaço do DSMM ainda poderá levar para casa sementes “AL Avaré” tratadas com a terra diatomácea.

Com o objetivo de aproximar ainda mais os produtores e visitantes da realidade das ações realizadas pelo laboratório do DSMM, a equipe da Cati demonstrará a atuação de germinadores e um trabalho de produção de matriz de morango realizado pelo Núcleo de Tietê.

“A presença da Cati na Agrishow cumpre o importante papel de levar ao produtor rural as inovações da Secretaria para agregar valor e gerar renda para nossos agricultores, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, destacou o secretário Arnaldo Jardim.

Minicursos gratuitos

Outra novidade levada pelo Departamento são os minicursos que serão oferecidos diariamente e de forma gratuita a estudantes, produtores rurais e demais visitantes da Feira. Terão como tema “Produção de Mudas Frutíferas” e “Micropropagação de morangueiro”.  O primeiro será realizado das 14h às 14h30 na segunda (1/5) e das 10h às 10h30, de terça à sexta-feira.  Já o curso de Micropropagação será realizado de segunda à quinta, das 15h às 15h30 e na sexta-feira (5/5), das 13h às 13h30. São 30 vagas por dia para cada minicurso e as inscrições podem ser realizadas no local.

“Para melhor atender ao produtor, o Departamento investirá cada vez mais em tecnologia, classificação e tratamento das variedades de milho; em aumento da produção, na melhoria da qualidade das sementes, entre outras ações”, anima-se João Brunelli Júnior, coordenador da Cati.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Institutos de pesquisas erram feio em Ribeirão Preto, Franca e mais 55 cidades

Em Ribeirão Preto e capital do estado o ibope, apresentava empate técnico, o que ficou longe do resultado final.

Ribeirão Preto deve ir para fase verde caso o deus de calça justa não mude as regras

Com o novo anormal, qualquer migalha oferecida pelos governantes são motivo de agradecimento.

Congresso de Líderes Cristãos terá uma nova edição com o tema “É tempo de superar”

Nos dias 02 a 05 de dezembro, em dois horários, às 09h da manhã e às 19h30min., terá uma nova edição do  Congresso de...

Aumento de restrições: Golpe armado para um dia após as eleições.

Comitê contra Covid-19 do governo de SP recomendou aumento de restrições.

Crime: Doria diz que vacina chinesa pode ser aplicada mesmo sem aval da Anvisa

O Instituto Butantan não entregou o resultado de nenhuma fase de pesquisa clínica com seres humanos para a Anvisa.