Início Educação Volta a crescer número de crianças de 05 a 09 anos que...

Volta a crescer número de crianças de 05 a 09 anos que trabalham no Brasil

- continua após a publicidade -

Os dados foram divulgados nesta terça feira (21) pela Fundação Abrinq, o número de crianças entre 05 e 09 anos que trabalham aumentou em 11% em relação aos anos de 2014 e 2015. O estudo tem como base informações mais recentes coletadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para crianças na faixa até 14 anos o trabalho é proibido no Brasil de acordo com o ECA (Estatuto da criança e adolescente). Para crianças com 14 e 15 anos é permitido apenas a condição de aprendiz enquanto que adolescente de 16 e 17 podem trabalhar, desde que não seja em condições insalubres, jornada noturna e que não comprometa a atividade escolar.

Ainda segundo os dados divulgados, hoje no Brasil existem 23 milhões de crianças que vivem na pobreza ou na extrema pobreza (renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo). Para se ter uma ideia, este número corresponde a mais do que a metade das crianças brasileiras de até 14 anos e é maior que a metade da população total da Argentina (43 milhões).

Sugestão de fonte – CRESS-SP: O Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS-SP) representa assistentes sociais de todo o estado. Esses profissionais atuam cotidianamente no combate do trabalho infantil, inclusive no Conselho Tutelar. Diversos diretores da instituição podem falar sobre as origens desse problema, assim como os danos sociais e a importância do combate desse tipo de exploração.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Confira discurso do presidente Bolsonaro na Cúpula do Clima

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (22) da Cúpula do Clima. O evento virtual, que começou hoje (22) e vai até amanhã

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 4 poderão sacar o benefício.

Onda de frio chega ao Brasil na próxima semana

Uma frente fria avança para o Brasil no próximo fim de semana, 23 e 24 de abril, e traz uma massa de ar frio, de origem polar, com intensidade moderada a forte.

Sertãozinho abre processo seletivo para estágio em serviço social

Serão selecionados 15 estagiários. Inscrições devem ser feitas até 27 de abril.

COVID-19 leva a escalada de mortes e colapso de hospitais no Peru

Uma onda brutal da doença atingiu o país nas últimas semanas, resultando em hospitais superlotados, enquanto o acesso à vacinação continua sendo um grande desafio
- PUBLICIDADE -