Início Educação Volta a crescer número de crianças de 05 a 09 anos que...

Volta a crescer número de crianças de 05 a 09 anos que trabalham no Brasil

- continua após a publicidade -

Os dados foram divulgados nesta terça feira (21) pela Fundação Abrinq, o número de crianças entre 05 e 09 anos que trabalham aumentou em 11% em relação aos anos de 2014 e 2015. O estudo tem como base informações mais recentes coletadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para crianças na faixa até 14 anos o trabalho é proibido no Brasil de acordo com o ECA (Estatuto da criança e adolescente). Para crianças com 14 e 15 anos é permitido apenas a condição de aprendiz enquanto que adolescente de 16 e 17 podem trabalhar, desde que não seja em condições insalubres, jornada noturna e que não comprometa a atividade escolar.

Ainda segundo os dados divulgados, hoje no Brasil existem 23 milhões de crianças que vivem na pobreza ou na extrema pobreza (renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo). Para se ter uma ideia, este número corresponde a mais do que a metade das crianças brasileiras de até 14 anos e é maior que a metade da população total da Argentina (43 milhões).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Sugestão de fonte – CRESS-SP: O Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS-SP) representa assistentes sociais de todo o estado. Esses profissionais atuam cotidianamente no combate do trabalho infantil, inclusive no Conselho Tutelar. Diversos diretores da instituição podem falar sobre as origens desse problema, assim como os danos sociais e a importância do combate desse tipo de exploração.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

Suicídio e depressão: questões individuais ou coletivas?

No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora

Mesmo sem isolamento estado de SP completa 10 semanas queda de internações por coronavírus

Indicadores de saúde também apontam que os óbitos voltaram a diminuir, com queda de 16% em relação à semana anterior

Oficina educativa encerra programação mensal do Museu Casa de Portinari

Lúdicas, instrutivas e divertidas, as oficinas são ótimas ferramentas para ensinar conceitos básicos educacionais e sociais às crianças.