Início Educação Transerp alerta para o uso do cinto de segurança

Transerp alerta para o uso do cinto de segurança

- continua após a publicidade -

Neste período que antecede os feriados do mês de abril, a Transerp tem concentrado esforços para alertar a cidade sobre a importância do uso do cinto de segurança, tanto pelos passageiros, quanto pelos motoristas. O objetivo é mudar o hábito da população e criar a consciência do uso deste equipamento.

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 65, expressa que “é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran”.

O condutor que deixar de utilizar o cinto de segurança ou permitir que o passageiro não utilize, comete uma infração de natureza grave, com penalidade de multa, no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na CNH.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de mortes em acidentes de trânsito. Já no banco de trás, essa redução é bem maior e pode chegar a 75%.

“A maioria dos motoristas sabe da importância do cinto para a segurança. Mas, os passageiros do banco de trás nem sempre têm essa consciência. Por isso, estamos alertando sobre o uso deste equipamento”, afirma o Superintendente da Transerp Antonio Carlos de Oliveira Jr.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia alerta que, quanto maior o passageiro, maior também é o impacto no caso de uma batida sem a proteção. Com uma criança o impacto chega aos 300 quilos. Se fosse um adulto para mesma velocidade chegaria a uma tonelada.

O diretor de Trânsito da Transerp, Mateus Araújo e Silva, explica que o cinto de segurança é o equipamento de proteção mais eficaz na prevenção às consequências de qualquer acidente de trânsito.

“Por isso, é fundamental que todos os passageiros tenham consciência da importância do cinto e o coloque ao entrar em um veículo”, afirma.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados

A politica da "reclusão" do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor

O preço do arroz subiu, e agora? Bora substituir o cereal em grande estilo

O chef Melchior preparou uma receita saborosa com um acompanhamento ideal para substituir o arroz e salvar o seu bolso em grande estilo.

Mortes no trânsito sobem na região de Ribeirão Preto

Vítimas fatais aumentam em 17% no mês de agosto segundo o Infosiga SP. Índices reduziram em todo o Estado

Dia do Idoso: Autocuidado é ainda mais importante na terceira idade

Podóloga da Doctor Feet ensina rotina de cuidados com o pés, pernas e unhas, na melhor fase da vida

A pandemia e sua influência no relacionamento íntimo das pessoas

De uma hora para outra, fomos obrigados a mudar alguns hábitos, como sair com amigos, fazer um churrasco com toda a famílial, conhecer pessoas.