Início Educação Transerp alerta para o uso do cinto de segurança

Transerp alerta para o uso do cinto de segurança

- continua após a publicidade -

Neste período que antecede os feriados do mês de abril, a Transerp tem concentrado esforços para alertar a cidade sobre a importância do uso do cinto de segurança, tanto pelos passageiros, quanto pelos motoristas. O objetivo é mudar o hábito da população e criar a consciência do uso deste equipamento.

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 65, expressa que “é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran”.

O condutor que deixar de utilizar o cinto de segurança ou permitir que o passageiro não utilize, comete uma infração de natureza grave, com penalidade de multa, no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na CNH.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de mortes em acidentes de trânsito. Já no banco de trás, essa redução é bem maior e pode chegar a 75%.

“A maioria dos motoristas sabe da importância do cinto para a segurança. Mas, os passageiros do banco de trás nem sempre têm essa consciência. Por isso, estamos alertando sobre o uso deste equipamento”, afirma o Superintendente da Transerp Antonio Carlos de Oliveira Jr.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia alerta que, quanto maior o passageiro, maior também é o impacto no caso de uma batida sem a proteção. Com uma criança o impacto chega aos 300 quilos. Se fosse um adulto para mesma velocidade chegaria a uma tonelada.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O diretor de Trânsito da Transerp, Mateus Araújo e Silva, explica que o cinto de segurança é o equipamento de proteção mais eficaz na prevenção às consequências de qualquer acidente de trânsito.

“Por isso, é fundamental que todos os passageiros tenham consciência da importância do cinto e o coloque ao entrar em um veículo”, afirma.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Prefeito Greca sofre derrame mas não tem nada com a coronavac

Este é o que criou projeto de lei para multar quem distribuir comida a sem-teto sem autorização em Curitiba. Esperamos que ele esteja se alimentando no Hopital.

Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid-19

estes medicamentos apresentaram uma redução de 70,4% na hospitalização e mortes.

Feriado de Tiradentes: veja o que abre e o que fecha em Ribeirão Preto

Serviços essenciais estão mantidos, assim como a vacinação contra a Covid-19 seguirá normalmente.

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho

Trabalhadores informais nascidos em julho começam a receber hoje (20) a nova rodada do auxílio emergencial.

Com verba da Covid prefeitura antecipa 13º salário de aposentados e servidores

No total, a remuneração mensal dessas pessoas atinge a casa dos R$ 120 milhões mensais.
- PUBLICIDADE -