InícioEducaçãoTranserp alerta para o uso do cinto de segurança

Transerp alerta para o uso do cinto de segurança

- continua após a publicidade -

Neste período que antecede os feriados do mês de abril, a Transerp tem concentrado esforços para alertar a cidade sobre a importância do uso do cinto de segurança, tanto pelos passageiros, quanto pelos motoristas. O objetivo é mudar o hábito da população e criar a consciência do uso deste equipamento.

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 65, expressa que “é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran”.

O condutor que deixar de utilizar o cinto de segurança ou permitir que o passageiro não utilize, comete uma infração de natureza grave, com penalidade de multa, no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na CNH.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de mortes em acidentes de trânsito. Já no banco de trás, essa redução é bem maior e pode chegar a 75%.

“A maioria dos motoristas sabe da importância do cinto para a segurança. Mas, os passageiros do banco de trás nem sempre têm essa consciência. Por isso, estamos alertando sobre o uso deste equipamento”, afirma o Superintendente da Transerp Antonio Carlos de Oliveira Jr.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia alerta que, quanto maior o passageiro, maior também é o impacto no caso de uma batida sem a proteção. Com uma criança o impacto chega aos 300 quilos. Se fosse um adulto para mesma velocidade chegaria a uma tonelada.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O diretor de Trânsito da Transerp, Mateus Araújo e Silva, explica que o cinto de segurança é o equipamento de proteção mais eficaz na prevenção às consequências de qualquer acidente de trânsito.

“Por isso, é fundamental que todos os passageiros tenham consciência da importância do cinto e o coloque ao entrar em um veículo”, afirma.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A população insistem em votar errado e Ramon Faustino (Psol) continua sendo processado

Nova audiência foi marcada para o dia 06 de outubro, para ouvir o depoimento das ex-assessoras

Centro de Qualificação prorroga inscrições para cursos gratuitos

São 278 vagas disponíveis com inscrições online até 29 de setembro com barbearia, informática básica, excel, word básico, jardinagem e paisagismo e muitos outros

Circuito SP promove atração gratuita no Teatro Municipal

Peça mostra o encontro da Rainha Elizabeth I com o dramaturgo William Shakespeare

Cruzamento em Ribeirão Preto recebe obra da artista Elisa Bracher

Obra está sendo instalada no cruzamento das avenidas João Fiusa e Independência; escultura deve ser inaugurada na quarta-feira, 28

Giorgia Meloni deve liderar Itália após vitória eleitoral da direita

Giorgia Meloni se tornará a primeira mulher premiê da Itália
- PUBLICIDADE -