InícioEducaçãoSociólogo mexicano discute, em palestra na USP, papel do futebol no desenvolvimento...

Sociólogo mexicano discute, em palestra na USP, papel do futebol no desenvolvimento social

- continua após a publicidade -

Acontece na próxima segunda-feira (24) a palestra “O futebol para o desenvolvimento social” com o sociólogo Fernando Segura Millan Trejo. No evento, o acadêmico tratará sobre a importância do esporte como ferramenta transformadora da sociedade e trará a experiência de 10 anos estudando o tema. A conferência é gratuita e aberta ao público.

Especialista em sociologia do esporte, o pesquisador apresentará na palestra um balanço de uma década de estudos sobre festivais sociais e projetos esportivos na área do futebol voltados ao desenvolvimento social e a paz no mundo. A conversa focará no impacto dos projetos sociais que acontecem em paralelo aos grandes eventos como são a Copa do Mundo e a Eurocopa. “A intenção é debater as virtudes, os limites, e, sobretudo as potencialidades dos projetos a longo prazo”, explica Fernando.

Para o sociólogo, o esporte é uma ferramenta que ajuda a tratar problemas sociais, sendo o futebol um vetor de criação de identidades coletivas e individuais, com aspectos simbólicos e culturais que influenciam toda a população. “Eu tento vê-lo como um sistema de interação em que existem diferentes atores, campos e equipes, onde diferentes laços sociais são criados entre indivíduos, clubes, torneios e nações”, afirma.

Segundo o pesquisador, no Brasil 82% dos municípios têm como prioridade leis voltadas ao esporte e somente 42% possuem políticas públicas identificáveis, mas que na prática nem sempre funcionam. “Estes dados me chamaram muito a atenção, porque apesar do contexto indicar o fomento ao esporte, menos da metade dos municípios possui políticas concretas de promoção ao desporto e apenas 11% tem conselhos municipais do esporte”, aponta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Fernando trará para o debate as recentes experiências nos bastidores dos eventos Football for Hope (Caju, Rio de Janeiro, 2014), que ocorreu durante a Copa do Mundo no Brasil e Sport dans la Ville – Street Football World ocorrido paralelamente a Eurocopa (Lyon, 2016), França.

São apoiadoras da palestra a Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), Goal Projetos e Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento, também os projetos Street Football World e Football for Hope. O evento é gratuito e acontece na próxima segunda-feira, no Auditório da EEFERP-USP (Av. Bandeirantes, 3900, Vila Monte Alegre), às 14h30. 

O palestrante

Fernando Segura Millan Trejo possui mestrado em Administração e Políticas Públicas pelo Centro de Investigación y Docencia Económicas (CIDE), México e doutorado em Sociologia pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França. Atualmente é professor visitante na Universidade Federal de Goiás (UFG), pesquisador associado ao departamento de Administração Pública do CIDE e a Universidade Rennes II, França. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e Pós Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rio de Janeiro.

Serviço
Palestra “O futebol para o desenvolvimento social” com Fernando Segura Millan Trejo
Data: 24/04, às 14h30
Local: Auditório da EEFERP-USP (Av. Bandeirantes, 3900, Vila Monte Alegre)
Evento gratuito e aberto ao público

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Hora do Horror traz diversão imersiva inspirada em fatos reais

Alcatraz — Rebelião das Almas acompanha o médium John Feltner em investigação paranormal

Fretamento de onibus para as manifestações de 7 de Setembro na Paulista

Já estão com dificuldades de reservar ónibus para as manifestações de 7 de Setembro na Av. Paulista. A comemoração do Bi-centenário da Independência será o dia mais importantes dos últimos 200 anos.

Acabou a mamata: Câmara aprova fim das saídinhas de presos

Confira como votaram os deputados de SP. FROTA, TIRIRICA, e toda a quadrilha do PT, PSB, PSOL e PCdoB , desejavam que os bandidos continuassem nas ruas

Sextou: Confira a programação para o primeiro final de semana de Agosto

Fresno Fresno, Gusttavo Lima, Abba Experience, A Pequena Sereia,  Anime Fest, Biblioteca e shopping tambem trazem programação especial.

Grupo Teatral Fora de Hora se apresenta em Serrana

Nesta nova obra intitulada “Bernardo Literato”, inspirada no enredo do livro infantil “João das Letras”, de Regina Rennó, o coletivo teatral conta a história de Bernardo, um jovem escritor cujo sonho é realizar sua carreira enquanto artista.
- PUBLICIDADE -