Início Educação Sociólogo mexicano discute, em palestra na USP, papel do futebol no desenvolvimento...

Sociólogo mexicano discute, em palestra na USP, papel do futebol no desenvolvimento social

- continua após a publicidade -

Acontece na próxima segunda-feira (24) a palestra “O futebol para o desenvolvimento social” com o sociólogo Fernando Segura Millan Trejo. No evento, o acadêmico tratará sobre a importância do esporte como ferramenta transformadora da sociedade e trará a experiência de 10 anos estudando o tema. A conferência é gratuita e aberta ao público.

Especialista em sociologia do esporte, o pesquisador apresentará na palestra um balanço de uma década de estudos sobre festivais sociais e projetos esportivos na área do futebol voltados ao desenvolvimento social e a paz no mundo. A conversa focará no impacto dos projetos sociais que acontecem em paralelo aos grandes eventos como são a Copa do Mundo e a Eurocopa. “A intenção é debater as virtudes, os limites, e, sobretudo as potencialidades dos projetos a longo prazo”, explica Fernando.

Para o sociólogo, o esporte é uma ferramenta que ajuda a tratar problemas sociais, sendo o futebol um vetor de criação de identidades coletivas e individuais, com aspectos simbólicos e culturais que influenciam toda a população. “Eu tento vê-lo como um sistema de interação em que existem diferentes atores, campos e equipes, onde diferentes laços sociais são criados entre indivíduos, clubes, torneios e nações”, afirma.

Segundo o pesquisador, no Brasil 82% dos municípios têm como prioridade leis voltadas ao esporte e somente 42% possuem políticas públicas identificáveis, mas que na prática nem sempre funcionam. “Estes dados me chamaram muito a atenção, porque apesar do contexto indicar o fomento ao esporte, menos da metade dos municípios possui políticas concretas de promoção ao desporto e apenas 11% tem conselhos municipais do esporte”, aponta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Fernando trará para o debate as recentes experiências nos bastidores dos eventos Football for Hope (Caju, Rio de Janeiro, 2014), que ocorreu durante a Copa do Mundo no Brasil e Sport dans la Ville – Street Football World ocorrido paralelamente a Eurocopa (Lyon, 2016), França.

São apoiadoras da palestra a Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), Goal Projetos e Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento, também os projetos Street Football World e Football for Hope. O evento é gratuito e acontece na próxima segunda-feira, no Auditório da EEFERP-USP (Av. Bandeirantes, 3900, Vila Monte Alegre), às 14h30. 

O palestrante

Fernando Segura Millan Trejo possui mestrado em Administração e Políticas Públicas pelo Centro de Investigación y Docencia Económicas (CIDE), México e doutorado em Sociologia pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França. Atualmente é professor visitante na Universidade Federal de Goiás (UFG), pesquisador associado ao departamento de Administração Pública do CIDE e a Universidade Rennes II, França. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e Pós Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rio de Janeiro.

Serviço
Palestra “O futebol para o desenvolvimento social” com Fernando Segura Millan Trejo
Data: 24/04, às 14h30
Local: Auditório da EEFERP-USP (Av. Bandeirantes, 3900, Vila Monte Alegre)
Evento gratuito e aberto ao público

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com verba da Covid prefeitura antecipa 13º salário de aposentados e servidores

No total, a remuneração mensal dessas pessoas atinge a casa dos R$ 120 milhões mensais.

Abertura de escolas e contratação de professores movimentam rede municipal

Até o final do ano, mais 11 unidades escolares serão entregues para a população; R$ 40 milhões foram investidos em 15 novas escolas

Agendamento de vacina contra Covid em idosos com 65 e 66 anos será aberto nesta terça-feira, dia 20

Serão disponibilizadas 11.160 vagas; vacinação acontecerá na quinta e sexta-feira, nos dias 22 e 23 de abril

Botafogo empata com o Palmeiras no Santa Cruz

Com o resultado, o Tricolor completou o terceiro jogo de invencibilidade e agora soma seis pontos. Assim, o Pantera ocupa a 12ª colocação

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital dizem funcionários

Em Ribeirão Preto menos de 1% do dinheiro enviado pelo gov. Federal foi usado, estados com respiradores comprados em adega, e proibição do tratamento precoce. A morte é um grande negocio.
- PUBLICIDADE -