InícioEducaçãoSecretário da Cultura recebe Plano Municipal de Incentivo à Leitura

Secretário da Cultura recebe Plano Municipal de Incentivo à Leitura

- continua após a publicidade -

Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de abril, o secretário Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, recebeu da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, juntamente com outras instituições, profissionais, estudantes e agentes culturais, o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Ribeirão Preto (PMLLB).

Após diversos debates, reuniões e cumprimento de todas as metas no processo de elaboração, o Plano Municipal de Incentivo à Leitura apresenta propostas para incentivar e valorizar as práticas literárias no município.

Para o secretário da Cultura, este projeto da sociedade civil vem para somar com os projetos já existentes da pasta. “É uma ideia muito importante para incentivar a leitura. Vamos conversar com a secretaria da Educação e, juntos, estudar qual a melhor forma para implantação do projeto, que se encaixa perfeitamente em nosso cronograma de trabalho. Com o apoio de vocês, vamos conseguir realizar”, afirma o secretário.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura e coordenadora do comitê que formulou o texto, Adriana Silva, o projeto representa uma contribuição da sociedade organizada para o poder público. “Dada à representatividade com que esse documento foi escrito, podemos dizer que ele representa Ribeirão Preto e os interesses de sua população”, afirma.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Plano

Focado nas políticas públicas, o PMLLB de Ribeirão Preto está de acordo com o Plano Nacional do Livro e Leitura e se constitui a partir dos mesmos quatro eixos estabelecidos pelo Ministério da Cultura:

1.  Democratização do acesso ao livro;

2.  Formação de mediadores para o incentivo à leitura;

3.  Valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico;

4.  Desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.

Dentro de suas propostas, o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Ribeirão Preto apresenta um conjunto de metas de curto, médio e longo prazo para cada um dos eixos estabelecidos e que devem ser implementadas no período de um a cinco anos.

O texto base, que reúne a contribuição de todos os participantes, foi avaliado ao longo de diversos encontros por um comitê especial, formado por representantes de entidades literárias como Academias de Letras e União de Escritores, professores da USP, bibliotecários, representantes da Secretaria da Cultura e da Rede de Ensino do Estado, presidente do Conselho de Cultura e membros da setorial de literatura.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Confira a programação cultural do fim de semana em Ribeirão Preto

As Belezas Belezas meu Brasil um espetáculo de dança da EDALA, tem ainda Workshop Ho'oponopono, Sarau literário e muito mais confira.

Atlético-MG vence Bahia e volta a ser campeão brasileiro após 50 anos

O Atlético, já como campeão brasileiro de 2021, volta a campo no domingo (5), às 16h, para receber o Red Bull Bragantino no Mineirão, em Belo Horizonte, onde poderá celebrar o título ao lado da torcida.

Passaporte Não: Sob pressão da população Câmara arquiva projeto

Luís Antonio França (PSB) que é contra a liberdade pessoal, tentou emplacar este absurdo, mas a maioria votou pelo arquivamento.

Novas interdições atrapalham o transito na região norte e sul

Nas duas interdições, a Transerp orienta aos condutores que redobrem a atenção e diminuam a velocidade de seus veículos a fim de evitar acidentes.

27 cidades da região já decidiram cancelar o carnaval

Em Ribeirão se depender de alguns vereadores o carnaval devera ser cancelado, mas 8 deles querem o carnaval para comemorar as 3 mil mortes pela doença. Veja quem são.
- PUBLICIDADE -