Início Educação Secretário da Cultura recebe Plano Municipal de Incentivo à Leitura

Secretário da Cultura recebe Plano Municipal de Incentivo à Leitura

- continua após a publicidade -

Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de abril, o secretário Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, recebeu da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, juntamente com outras instituições, profissionais, estudantes e agentes culturais, o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Ribeirão Preto (PMLLB).

Após diversos debates, reuniões e cumprimento de todas as metas no processo de elaboração, o Plano Municipal de Incentivo à Leitura apresenta propostas para incentivar e valorizar as práticas literárias no município.

Para o secretário da Cultura, este projeto da sociedade civil vem para somar com os projetos já existentes da pasta. “É uma ideia muito importante para incentivar a leitura. Vamos conversar com a secretaria da Educação e, juntos, estudar qual a melhor forma para implantação do projeto, que se encaixa perfeitamente em nosso cronograma de trabalho. Com o apoio de vocês, vamos conseguir realizar”, afirma o secretário.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura e coordenadora do comitê que formulou o texto, Adriana Silva, o projeto representa uma contribuição da sociedade organizada para o poder público. “Dada à representatividade com que esse documento foi escrito, podemos dizer que ele representa Ribeirão Preto e os interesses de sua população”, afirma.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Plano

Focado nas políticas públicas, o PMLLB de Ribeirão Preto está de acordo com o Plano Nacional do Livro e Leitura e se constitui a partir dos mesmos quatro eixos estabelecidos pelo Ministério da Cultura:

1.  Democratização do acesso ao livro;

2.  Formação de mediadores para o incentivo à leitura;

3.  Valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico;

4.  Desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.

Dentro de suas propostas, o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Ribeirão Preto apresenta um conjunto de metas de curto, médio e longo prazo para cada um dos eixos estabelecidos e que devem ser implementadas no período de um a cinco anos.

O texto base, que reúne a contribuição de todos os participantes, foi avaliado ao longo de diversos encontros por um comitê especial, formado por representantes de entidades literárias como Academias de Letras e União de Escritores, professores da USP, bibliotecários, representantes da Secretaria da Cultura e da Rede de Ensino do Estado, presidente do Conselho de Cultura e membros da setorial de literatura.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com verba da Covid prefeitura antecipa 13º salário de aposentados e servidores

No total, a remuneração mensal dessas pessoas atinge a casa dos R$ 120 milhões mensais.

Abertura de escolas e contratação de professores movimentam rede municipal

Até o final do ano, mais 11 unidades escolares serão entregues para a população; R$ 40 milhões foram investidos em 15 novas escolas

Agendamento de vacina contra Covid em idosos com 65 e 66 anos será aberto nesta terça-feira, dia 20

Serão disponibilizadas 11.160 vagas; vacinação acontecerá na quinta e sexta-feira, nos dias 22 e 23 de abril

Botafogo empata com o Palmeiras no Santa Cruz

Com o resultado, o Tricolor completou o terceiro jogo de invencibilidade e agora soma seis pontos. Assim, o Pantera ocupa a 12ª colocação

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital dizem funcionários

Em Ribeirão Preto menos de 1% do dinheiro enviado pelo gov. Federal foi usado, estados com respiradores comprados em adega, e proibição do tratamento precoce. A morte é um grande negocio.
- PUBLICIDADE -